Cosplay #20 - Quero fazer Cosplay, mas sou tímido!

Então pessoal! Resolvi abordar esse assunto, pois logo depois que se passa um evento muitas pessoas que não fizeram e não fazem cosplays porque são tímidos costumam manifestar o desejo de fazer um cosplay, mas sempre quando indagados do por que não terem feito respondem que é por causa da timidez.


Todos os cosplayers começaram de algum lugar, e geralmente se começa pelo mais simples. Por isso aqui vou tentar desmistificar o quanto as minhas experiências e observações permitirem, a arte de fazer cosplay.

Neste ano, logo após o nosso evento, o Anipólitan, várias pessoas vieram conversar comigo dizendo que adorariam fazer o seu próprio cosplay, mas que estão travados, primeiramente por serem tímidos e depois por não saberem por onde começar. Sempre tento passar um pouco das minhas próprias experiências para quem vem me questionar sobre cosplay, para que a pessoa sinta que um cosplayer que faz cosplays mais elaborados, sobre no palco, faz apresentações e presta atenção em detalhes, não surge do nada.


Para começar, se você é tímido e está manifestando a vontade de fazer um cosplay já é um grande passo. Sem pensar nas etapas mais avançadas de um cosplay, nem problemas, que ainda nem surgiram, mas que sempre preocupam cosplayers, o melhor a se fazer é, primeiramente, escolher o seu personagem. Isso parece óbvio, mas quando se está pensando em fazer o primeiro cosplay e ainda está inseguro por causa da timidez, escolher o personagem pode ser um grande desafio.


Algumas dicas que vocês podem experimentar, e que também não servem somente para quem é tímido e/ou está fazendo o seu primeiro cosplay. As duas primeiras maiores questões da escolha do personagem são escolher entre um personagem que você admire ou um personagem que você admire e seja parecido com você.

Como eu já falei várias vezes em matérias passadas, ser parecido ou não com o personagem não impede em absolutamente nada que a pessoa escolha aquele cosplay para ser feito. Se você quiser fidelidade total para concursos ou mesmo porque você considera ser parecido com o personagem um detalhe importante no seu processo cosplay, o melhor seria procurar algum personagem que tenha um tipo físico parecido, ou trejeitos que sejam fáceis de serem interpretados. Mas se você não considera ser parecido com o personagem importante e quer fazer um cosplay porque simplesmente gosta do personagem, é só escolher dentre as infinitas opções disponíveis por aí.


Tendo estes dois pontos em mente o próximo passo seria procurar cosplays mais simples. Digo isso, pois com um projeto de um cosplay mais simples, quem está tendo o primeiro contato com cosplay trabalhará melhor com a manufatura, pequenos e poucos detalhes, e possíveis problemas que venham a aparecer durante o processo. Resolver imprevistos de um cosplay mais simples é bem menos estressante e fará com que o processo seja mais prazeroso para o cosplayer e dará mais confiança para que possa arriscar em projetos futuros.

Quando digo cosplays simples não estou me referindo a cosplays feios ou com qualidade inferior a cosplays mais elaborados. Existem fantasias mais simples que são até mais difíceis de serem feitas do que fantasias com maior quantidade de detalhes. Outro ponto do cosplay simples é que dependendo da fantasia, pode até dar mais trabalho, pois quanto mais simples é a roupa e acessórios, mais bem feita ela tem que ser para que fique fiel ao personagem.

Mas não se assustem! O lance dos cosplays simples é procurar por personagens que não possuam muitos acessórios como báculos, espadas, muitos detalhes nas roupas e etc., nem perucas com penteados muito elaborados e cores extravagantes, pois todos estes detalhes são conseguidos com experiência e contatos, melhores lojas, onde achar e comprar, como estilizar, essas coisas.


Também é interessante que o cosplayer observe a personalidade do personagem, pois isso pode ajudá-lo a se soltar ou inibi-lo dependendo do comportamento que é esperado do cosplayer. Para quem está começando essa é uma etapa bem importante, pois às vezes gostamos da roupa do personagem e até nos parecemos fisicamente com ele, mas será que a sua personalidade também se parece com a do seu personagem?

A questão da personalidade é simples, se você é tímido e está fazendo o seu primeiro cosplay o melhor a se fazer é escolher um personagem que tenha a personalidade parecida com a sua, porque assim você vai ficar bem mais à vontade no seu cosplay e vai conseguir se relacionar super bem com o público, pois se o personagem é tímido e você conseguir passar essa imagem, todos irão gostar e você nem vai atuar.

Também não vou generalizar dizendo que todos os tímidos devem seguir esse caminho para fazer o seu primeiro cosplay. Tem gente que quando se decide trabalha e batalha até o fim para que seu objetivo seja alcançado. Então não é porque uma pessoa que está produzindo o seu primeiro cosplay que ela precisa necessariamente fazer algo simples. Se você decidiu fazer uma roupa elaborada que exige dedicação e atenção, vá fundo! Eu sempre dou o maior apoio. Encontre algum colega cosplayer que tenha um pouco mais de experiência que você, tire suas dúvidas, pergunte sobre materiais e técnicas, lojas, onde encontrar os melhores serviços.


Essas trocas de experiências entre cosplayers é o que faz os cosplayers evoluírem, a pessoa que está tirando suas dúvidas está ganhando mais experiência ensinando a outra pessoa, e o cosplayer novato está começando a construir sua rede de contatos e ganhando experiências para que um dia possa ajudar outra pessoa que esteja precisando. E essa é uma das melhores partes do processo do cosplay, aprender e fazer amigos que gostam das mesmas coisas que você.

Não irei entrar nas questões de como fazer uma fantasia ou como solucionar problemas e sanar duvidas sobre cosplay, porque isso depende muito do cosplay escolhido, por isso se tiverem dúvidas mais específicas é só falar comigo lá na minha página que eu terei o prazer de ajudá-los.

Para que você que é tímido está tentando atravessar essa barreira e fazer finalmente o seu primeiro cosplay eu posso dizer o seguinte, apesar de eu sempre estar ensinando e escrevendo sobre “como acertar” quando fazendo o seu cosplay, não tenha medo de errar. Errar faz parte do processo de aprendizagem não só no cosplay como na vida. Tente, faça, pesquise.


Todo cosplayer começa do zero, começa na vontade. E com certeza bem lá no começo dessa trajetória cosplay, aquele cosplayer que você tanto admira aquele que compete e que faz roupas belíssimas, também já sentiu aquele friozinho na barriga, já teve que lidar com problemas de última hora e já escolheu um personagem que exigisse grande atuação de sua parte pelo seu personagem ter uma personalidade tão distinta da sua própria.

Por isso não desanime, faça seus projetos e curta todo o processo de fazer um cosplay, porque é muito divertido e prazeroso. Vá aos poucos conquistando a confiança que é necessária para fazer aquele cosplay perfeito. Não é necessário que na sua primeira vez de cosplay você suba no palco, participe de concursos e desfiles. Vá para os eventos para se divertir, curta seu cosplay e se surgir a vontade de subir no palco e desfilar para mostrar o resultado do seu trabalho, se inscreva na hora e aproveite.

Mais uma vez deixo registrado o quanto me deixou feliz ver no Anipólitan 2012 a quantidade de cosplayers inscritos no concurso cosplay, principalmente no desfile cosplay. E muitos daqueles cosplayers estavam fazendo o seu primeiro cosplay e, que mesmo sendo “novatos”, não deixaram a timidez tomar conta e subiram no palco para apresentar as suas fantasias. E você que foi ao Ainpólitan e fez cosplay, mas não subiu no palco tome esses cosplayers como exemplo e no próximo ano mostre também o seu trabalho para o público do evento.

Eu sei que quando somos tímidos é difícil ver essas dicas como coisas fáceis de seguir, mas se você realmente estiver com vontade de fazer cosplay enfrentar o medo e a vergonha vale muito a pena. É só pensar que o público do evento vai lá para ver cosplays então não tem porque se preocupar com críticas e, além disso, críticas são construtivas, pois elas te ajudarão a melhorar sempre.


Encontre a coragem e a motivação necessária para fazer o seu cosplay e vença sua timidez! Eu mesma logo no começo era bem tímida e hoje já me apresento nos concursos e me divirto e muito interpretando personagens com personalidades completamente diferentes da minha. É importante ir com calma e conquistar esse conforto com os seus personagens favoritos para que seus cosplays fiquem bem feitos.
Lembrem-se que o maior objetivo do cosplay é se divertir!

É isso aí meu povo, se vocês quiserem conversar comigo sobre os seus projetos ou sobre como é fazer cosplay fiquem à vontade! É só me chamar lá na minha página do facebook ou no meu twitter.

Não se esqueçam de curtir a página do Toku Bahia no facebook e o nosso twitter @TokuBahia!

Para maiores informações sobre a coluna cosplay, sugestões, novidades ou se quiserem bater um papo sobre cosplay é só me madar um tweet @marshmalloworld!
Força! And Let’s Cosplay!

My Instagram