Para você que é daqui de Salvador e região poderão ficar por dentro dos detalhes do evento no que diz respeito à parte de cosplay, e para você que é de fora, poderá acompanhar como aconteceu o evento, a organização e tudo mais de um evento soteropolitano!
Então vamos lá! Para começar eu devo dizer que fui aos dois dias de evento, apesar de que no segundo dia eu não tenha circulado para ver como as coisas estavam funcionando, mas pude perceber que o domingo estava bem mais cheio que o sábado. Lembrando que tudo que eu disser aqui sobre o evento eu vou linkar com cosplays, pois é o foco principal desta matéria.
Primeiramente vou falar a estrutura em si, do espaço físico do evento. Como vocês já devem ter lido na minha coluna Cosplay VS Eventos, onde eu discorri sobre todo este assunto de como seria um evento ideal para os cosplayers, não vou focar muito no “como deveria ter sido”, e sim no como foi e quais foram os prós e contras.
Foto - Galpão22 (Bruno Ricci) |
Apesar de não ter sido o espaço ideal, pois todos sabem que um espaço com maior amplitude seria a melhor opção por causa da circulação de pessoas, os estandes ficaram bem distribuídos e na sombra. Mas mesmo tendo sombra em grandes partes do evento não podemos esquecer o asfalto que esquentou e muito, juntamente com as placas de metal, o próprio Aeroclube que barra o vento vindo do mar e os toldos de plástico que ajudaram a formar projetos de estufas. O local mais arejado foi próximo ao palco e apesar de estar exposto ao sol, ventava bastante e concentrou um bom número de pessoas ali. Tudo isso não são críticas com o intuito de desvalorizar o evento, são constatações e pontos que podem ser melhorados.
Foto - Galpão22 (Bruno Ricci) |
E conforto é a palavra chave. Os corredores do evento ficaram estreitos devido ao espaço reduzido da estrutura total. Não havia espaço de circulação, nem “buracos vazios”, onde não houvesse um entupimento de pessoas passando ou paradas por algum motivo. Esses “buracos”, ou falta de pessoas, são o que fazem o evento fluir e funcionar agradavelmente, não só para o público, mas como também para os staffs e organização que precisam, constantemente, passar de um lado para o outro com materiais, informações e até mesmo circular pelo evento. Isso se consegue com um espaço maior, não estou dizendo que o evento precisa aumentar atrações ou estandes, não; só o espaço precisa aumentar. Evento bom não é evento socado, é evento que tem espaço para as pessoas circularem.
Foto - Galpão22 (Bruno Ricci) |
Outra consequência da falta do espaço de circulação é que o público não tem espaço para tirar fotos dos cosplayers. Qualquer lugar que o cosplayer esteja e é parado para tirar uma foto, essa paradinha faz com que aconteça um engarrafamento de pessoas, e como bem sabemos nem todos são pacientes o suficiente para esperar este momento das fotos e acabam passando de qualquer jeito machucando os fotógrafos ou até mesmo os cosplayers.
Bem a solução é mesmo um espaço que seja maior e que comporte a estrutura interna do evento desejada pela organização mais o espaço de circulação. Podemos colocar que o espaço de circulação tem que ser considerado como parte da estrutura do evento tão importante quanto qualquer estande físico.
Foto - Galpão22 (Bruno Ricci) |
Do ano passado para este ano foi uma diferença visível tanto para a quantidade, quanto para a qualidade dos cosplays! E os eventos só têm a ganhar com isso porque os cosplayers são uma das grandes atrações do evento e quanto mais cosplayers tivermos, mais podemos reivindicar em nosso favor! Este ano já tivemos uma grande novidade que foi o Espaço Cosplay, um espaço exclusivo para nós que estávamos fantasiados, com calor e precisávamos de um local para nos ajeitar e tomarmos um ar. Acredito que todos tenham gostado e usufruído do Espaço Cosplay que além de ter camarins, espelhos e espaço para ficar ainda tinha ar condicionado, que tornou o espaço bastante agradável.
Foto - Galpão22 (Bruno Ricci) |
Agora chegando à parte que todos sempre aguardam ansiosos seja o público ou os próprios cosplayers, participantes ou não dos Concursos Cosplay! Mais uma vez expresso o quão contente fiquei ao ver a quantidade de participantes no concurso, só no sábado na hora do desfile a fila era gigantesca! Isso é bom demais, ainda mais no desfile que é o momento que o cosplayer tem para exibir o seu trabalho e ser julgado por ele! Mas julgamentos a parte, é sempre bom mostrar o resultado do trabalho com o cosplay em cima do palco, por isso que é interessante que os cosplayers participem!
Foto - Galpão22 (Bruno Ricci) |
Quanto ao concurso do Anipólitan só tenho uma ressalva no Sábado, que foi o dia que eu desfilei, houve certa desorganização na fila para o concurso que realmente não era necessária. Os organizadores tentaram gritar os nomes dos inscritos para formar uma fila na ordem de inscrição, mas o esforço foi inútil, pois a quantidade de cosplayers era muito grande e não conseguiu ser organizada pelos staffs. Eu entendo que as inscrições foram muitas, mas organização é sempre necessária, até porque por causa da falta de ordem na fila, lá no espaço interno do palco a confusão foi ainda maior e tudo isso poderia ter sido simplesmente resolvido dando o número para o candidato no ato da inscrição, o que não aconteceu. Isso teria evitado todo o pequeno transtorno pré-concurso, que pode, se o cosplayer estiver competindo na categoria tradicional, até desconcentrar o participante. Eu não sei como foi no domingo, mas espero que não tenha acontecido o mesmo que no sábado, e tenho certeza que isso é algo que será corrigido nas próximas edições.
Foto - Galpão22 (Bruno Ricci) |
Bem para quem não sabe para participar das seletivas você tem que fazer uma pré-inscrição, que fica sujeita à aprovação da organização do WCS, pré-inscrição feita, você recebe instruções de como vai funcionar o concurso no dia, o que precisa apresentar e o que será julgado. No dia mesmo do concurso os cosplayers ficam totalmente dependentes do processo, essa é a explicação para muitas pessoas não terem visto os cosplayers que participaram do WCS circulando pelo evento. Temos que assinar papeis conferir se as fantasias estão todas okay e nos preparar para o “vira-vira”, que consiste em fazer um giro pausado em frente, lateral, costas, lateral, para que os juízes avaliem o seu cosplay por completo. E depois disso é a concentração para a apresentação em si.
Foto - Galpão22 (Bruno Ricci) |
No final do concurso após as apresentações ainda tivemos a oportunidade de conversar com o a organização do WCS, nos deram dicas de onde melhorar e nos incentivaram a não deixar de competir! Parabéns ao Anipólitan e ao pessoal do WCS essa parceria deu muito certo! E parabéns a Jhenne Shinoda e Rafa San, Campeões da Etapa Baiana do WCS 2013!
Foto - Galpão22 (Bruno Ricci) |
O evento terminou bem e ficou aquele gostinho de quero mais, pois o Anipólitan foi o nosso único grande evento do ano. Foi tudo bem divertido, todo mundo curtiu bastante, mas eu não posso deixar de falar das confusões pós-evento que aconteceram via internet, pois isso envolve não só a minha área cosplay como uma grande parcela de bom senso.
Foto - Galpão22 (Bruno Ricci) |
Uma coisa é você discordar do resultado e defender a sua opinião, o que é totalmente válido e interessante de se discutir, agora outra coisa é insultar uma pessoa porque você acha que ela não mereceu ganhar. Ninguém é obrigado a gostar do cosplay de ninguém, todos nós podemos ter nossas preferências, mas temos que respeitar a outra pessoa seja ela quem for.
Todas as seis duplas participantes do WCS |
Então vamos rever isso de “essa foto tem mais curtis ou mais comentários”, ou “esse personagem é mais popular”. Não é isso que determina quem é o melhor. E acima de tudo não se esqueçam de respeitar os outros, todo mundo merece pelo menos isso, ainda mais quando essa pessoa trabalhou duro para que sua fantasia ficasse bem feita e teve a coragem de subir no palco para exibir o seu trabalho. Vamos ficar espertos, sim?
Jhenne Shinoda e Rafa San, Campeões da Etapa Baiana do WCS 2013 |
Espero que tenham gostado desse panorama Cosplay Anipólitan! Se tiverem alguma dúvida, sugestão ou argumentação é só me dar um grito lá no twitter @marshmalloworld!
Não se esqueçam de curtir a página do Toku Bahia no facebook e sigam-nos no twitter @TokuBahia!
E que venha o Anipólitan 2013!
Let’s Cosplay!