Live Action! #4 | Kimi Ni Todoke

Olá novamente pessoal! Sei que semana passada não teve post, e peço desculpa em relação a isso, mas tenho uma explicação. Estou na última semana de aula na faculdade (devido a greve das Universidades Federais, incluindo a UFBa), então está um pouco complicado. Porém fiz um esforço e aqui estou novamente. Para mais um post e dessa vez vai ser um dos melhores.


No sábado, eu assisti o live action, na companhia de uma grande amiga e colunista aqui do TokuBahia, Ana Luiza. A adaptação foi Kimi Ni Todoke da autora Karuho Shiina. Que em 2008 ganhou o prêmio de melhor mangá Shojo. O live é baseado em um mangá com 13 volumes, que é lançado aqui no Brasil pela editora Panini e um anime, com duas temporadas.

Para quem não conhece a história, ai vai uma pequena sinopse:

“Sawako Kuronuma, uma colegial que vive sendo chamada de Sadako, personagem do Filme “O Chamado” (Ringu, como é conhecido no Japão), pelo seu nome e aparência que lembram muito os da personagem. Apesar disso, Sawako quer apenas se socializar com os colegas de classe, por todos terem medo dela, acaba não conseguindo e se torna uma pessoa solitária que não tem amigos e mesmo nessa situação Sawako consegue manter o otimismo e seguir em frente. Ela tem um ídolo na classe, chamado Shouta Kazehaya, que é bastante popular e após ele começar a conversar com ela sem nenhum medo, a vida dela começa a mudar. Shouta é apaixonado por Sawako, que não percebe esse sentimento, no decorrer da história ela acredita que isso seria algo. Uma das qualidades que Shouta admira é a sinceridade dela. Com a ajuda de Shouta, Sawako consegue driblar muitos obstáculos e a relação dos dois resulta em muitas coisas boas para ambos, dela nascerão sentimentos que Sawako não conhecia e estes sentimentos novos a fazem querer conhecer mais de si mesma e dos que estão a sua volta.”.

Agora que já se familiarizaram com a história, vamos falar do live action. Quando se trata de alguma adaptação seja ela de anime ou mangá, para o live action, sou muito rigoroso. Tento ver a obra como uma coisa a parte, porém tem aspectos que sempre chamam atenção. Figurino, maquiagem, atuação e até os próprios atores e atrizes são pontos que marcam muito um live action. Pois não é qualquer ator ou atriz que pode chegar e simplesmente interpretar aquele personagem específico. Existem várias questões que devem ser levadas em conta.


Voltando a questão de Kimi Ni Todoke. Fiquei totalmente surpreso quando comecei a ver o filme. Parece que o diretor deve um carinho totalmente especial com o longa. A fotografia lembra em muito o anime. Os ambientes em que se passam a história é praticamente uma réplica exata do que aparece no mangá e nas telinhas. Mas o que me chamou realmente a atenção foram os atores e atrizes que são simplesmente idênticos aos personagens e suas atuações. Eles conseguiram reproduzir tudo que os personagens fazem, vestem e falam. Pela primeira vez eu posso dizer que essa foi a melhor adaptação para live action que eu já vi. Ficou simplesmente perfeito.

Agora que já falei um pouco a respeito do que acho de adaptações, vou falar sobre os atores e os personagens que eles interpretam no live.

Sawako Kuronuma “Sadako”

Uma tímida garota com longos cabelos negros. Devido a seu nome, Sawako, várias pessoas acabam confundido com Sadako (o que para nós seria a Samara, do filme O Chamado) e também levando em conta seus cabelos grandes e negros e sua pele pálida. Apesar dessa aparência que assusta um pouco as pessoas a seu redor, Sawako é uma ótima garota que sempre está ajudando seus pais e nunca causa problema. Sempre tenta passar despercebida, porém todos ficam com medo até de passar perto dela. Porém no fundo o que ela mais quer é fazer amigos.

A atriz escolhida para interpreta Sawako foi Mikako Tabe. A atriz participa de alguns filmes, doramas e musicas. Um de seus trabalhos mais conhecidos é por interpretar Kou Yaten, uma das Sailor Starlights, em um musical de Sailor Moon. A escolha da atriz para o papel foi interessante, já que seus traços lembram muito os de Sawako e seu cabelo preto ajuda bastante na caracterização da personagem.


Shota Kazehaya

Um garoto super inteligente e admirado por todos. É bom em tudo que faz. Muito popular na escola, acaba se dando bem com todos os alunos. Depois de receber ajuda de Sawako Kuronuma, para achar o caminho da escola, o jovem acaba se apaixonando aos poucos por ela. Sempre tentar ajuda-la no máximo que pode. Com muito esforço, consegui dizer a Sawako tudo que sente a respeito dela.

Haruma Miura foi o escolhido para interpretar Shota Kazehaya nas telas. O ator já tem uma bagagem bem considerável em relação ao meio artístico. Ele teve sua estreia em uma banda de j-pop, porém ao que parece ele deu um tempo nisso, mais ainda continua seguindo como ator. Seu primeiro papel de liderança foi no dorama baseado em um mangá, Bloody Monday. Quando olhei a primeira vez para Haruma, consegui enxergar Kazehaya totalmente nele. Os produtores desse live action realmente fizeram a melhor escolha possível em relação aos atores.


Ayane Yano

Uma das poucas amigas que Sawada tem, porém é uma pessoa que mata e morre em pró de seus amigos. Yano é tida como a “vadia” do colégio, já que sempre está com um namorado novo e todos são sempre mais velhos que ela. Ele passa um ar de madura e responsável, fazendo tudo que está a seu alcance para ajuda. Porém no fundo, é uma pobre garota que só quer encontrar um amor verdadeiro.

Natsuna Watanabe é a atriz que interpreta Ayane Yano. Ela é uma ex-modelo, porém ainda continua a carreira como atriz. Em sua bagagem de trabalho tem dois títulos de peso e que são conhecidos do público otaku brasileiro: Gantz (os dois filmes), no qual interpreta Kei Kishimoto e Ranma ½ , em que interpreta a versão feminina de Ranma. Não poderia ter uma atriz melhor para fazer a doce e durona Yano.


Chizuru Yoshida

Enérgica, divertida, espontânea. Essas são algumas características que podem definir a personalidade de Yoshida. Sempre junto de Ayane Yano, Yoshida é tida como a “valentona” do colégio. Uma das poucas amigas que Sawada tem, sempre está disposta a ajuda. A pesar do gênio forte, em alguns momentos ela mostra seu lado delicado, sempre chorando por qualquer motivo.

Misako Renbutsu é a Yoshida das telonas. A atriz tem uma bagagem considerável de doramas e filmes em que fez participação. A escolha da mesma para o papel de Yoshida foi uma das melhores que já.


Ryu Sanada

Sempre na dele, Ryu às vezes poderia passar despercebido na multidão, se não fosse pelo seu tamanho. Ótimo jogador de beisebol, sua família é dono de um restaurante, no qual ele ajuda sempre que pode. Nunca lembra o nome de ninguém e acaba confundido o de Sawako quase sempre. Ele é apaixonado secretamente por Chizuru Yoshida, porém nunca teve coragem de se confessar.

Haru Aoyama é o Ryu Sanada nas telas. Sua bagagem cinematográfica é pequena, porém todos os papeis que desempenhou foram ótimo. Sua escolha para o papel de Sanada foi única, pois o ator lembra em muito esse querido personagem.


Kazuichi Arai “Pin”

Kazuichi Arai, ou simplesmente como é chamado pelos alunos, Pin. É um dos professores do colégio onde Sawada e seus amigos estudam. Apesar de ter um jeito brincalhão e perturbador, Pin, sempre acaba passando várias lições de moral a seus alunos, fazendo com que eles pensem e reflitam sobre determinado assunto.

Arata Iura é um dos atores mais velhos que fazem parte da adaptação. Além de ser ator, ele é modelo e design de moda. Um dos filmes que ele participou e que teve uma grande influência em seu trabalho foi 20th Century Boys, baseado em um mangá de sucesso. Uma grande papel, para um grande homem.


Ume Kurumizawa “Kurumi”

Kurumi-chan, como a ingênua Sawako a chama, é a primeira vista uma doce, meia e afetuosa garota. Porém não se deixe enganar. Por debaixo dessa face calma, se esconde um verdadeiro monstro, capas de fazer qualquer coisa para conseguir o que quer. E Sawako está em seu caminho, para conseguir o coração de Kazehaya.

Tão doce e meiga como sua personagem, Mirei Kiritani é a atriz que interpreta Kurumi-chan, nas telas. A pesar de ser nova, ela já tem muitos trabalhos em sua lista. Um dos que chama atenção é a participação da mesma no dorama baseado em um mangá, Otomen. Todos que assistem sua interpretação, ficam apaixonados por ela.


Tudo que é bom infelizmente dura pouco. Espero que tenham gostado do post dessa samana e que assistam a esse lindo live action. Uma dica: se forem fazer isso, prepare alguns lenços de papel, porque é simplesmente uma história linda. Vale muito a pena conferir. Uma ótima semana e até semana que vem.

My Instagram