Cosplay #14 | Kids Cosplay

Gente, a matéria dessa semana está uma fofura só! O Ryan, dono da página Melhores Cosplays do Mundo, sugeriu um assunto que eu não tinha pensado ainda e nem mesmo estava na minha lista de matérias, mas eu achei a ideia super!


Como deixar de fora os cosplayers que já estão arrasando nos eventos antes mesmo de saber andar? Isso mesmo! Hoje eu vou falar sobre cosplays usados por crianças. E não pensem que todos eles vão sem saber o que está acontecendo ou obrigados pelos pais, muitos baixinhos cosplayers já tem muito mais atitude que muito cosplayer adulto por aí!

Não quero abordar o tema separando por categorias ou tópicos, vou falar de maneira geral e me baseando no que vi pela internet. O primeiro fato que observei é que em outros países há um número absurdo de crianças cosplayers, são fotos e mais fotos de crianças participando de convenções e até mesmo fazendo sessões de fotos com seus cosplays. E isso é muito interessante porque se crianças estão sendo levadas para grandes convenções, a estrutura desses eventos deve ser muito boa, e deve haver um certo incentivo, mesmo que dos próprios cosplayers dos eventos para que os pais levem seus filhos, sobrinhos, etc., para participarem junto com eles.

Cosplay de Tin Tin
Acredito que todos nós gostaríamos imensamente que mais pessoas levassem crianças para eventos aqui no Brasil e incentivassem a prática do cosplay desde pequenos, por que isso ajudaria a criar uma cultura que seria cultivada desde a infância, fazendo com que quando essas crianças cosplayers crescessem, tornassem-se cosplayers que conhecem e respeitam o evento e seu público.

Às vezes a pessoa não tem com quem deixar a criança e deixa e ir a um evento por essa causa, mas não seria legal se você a levasse de cosplay, mesmo que você não fosse de cosplayer? Ou então escolher um cosplay que pudesse fazer par com o seu, ou até mesmo um cosplay diferente, toda criança gosta de se fantasiar, é divertido, colorido e se você também estiver de fantasiado vai ser ainda mais estimulante para ela!

Família fazendo cosplay de Moranguinho
Ver pais levando seus filhos em eventos é muito legal, sempre tem pais acompanhando seus filhos e passando o dia com eles, isso é bem importante para criança, mas se você é fã de animes, mangás, quadrinhos ou até mesmo filmes, porque não fazer um cosplay com o seu filho? Com certeza ele iria achar o máximo e vocês se divertiriam em dobro! É uma graça quando vemos pais e filhos fantasiados, é uma atividade a mais que você pode fazer juntamente com seu filho e até mesmo a família toda, isso ajuda a criar laços fortes e boas lembranças para as crianças, que não vão esquecer-se daquele dia e que vão adorar ver as fotos, que renderão boas risadas no futuro.


Para falar dos cosplays em si, vou começar com os bebês, sim, tem muito cosplayer bem novo já frequentando os eventos. Hoje é mais fácil encontrar roupas próprias para os bebês de qualquer idade, são mini fantasias com logos de super-heróis, e encontramos em lojas mais especializadas, principalmente na internet, roupas com desenhos e as fantasias de personagens de filmes, séries e etc.. Isso porque o mercado sabe que houve um aumento na procura por estes produtos, o universo “geek” está em alta, e muita gente vem aderindo a essa, tendência, mesmo que momentaneamente, mas quem não quer ver seu bebê vestindo a roupa do Super-Homem?

Bebê de Super-Homem já participando do evento
Além dos bodys customizados para os bebês, citados acima, outra opção bem fofa e quentinha é o Kigurumi, quem lembra dessa matéria? Quem não leu e não sabe o que é Kigurumi, dá uma olhada no Cosplay #11 e fique por dentro desse estilo cosplay! Imaginem, se um adulto já fica adorável em um Kigurumi, quanto mais um bebê, e ainda é uma ótima opção para proteger de vento e mantê-lo aquecido!

Kigurumi de Totoro
E isso é ainda mais legal quando os pais são fãs de séries, filmes, quadrinhos, animes emangás, e que mesmo não sendo cosplayers satisfazem a sua vontade de se fantasiar levando o filho, mesmo que bebê, de cosplay para um evento. E se eles forem cosplayers melhor ainda, a criança vai para completar a brincadeira e ser adorada pelo público dos eventos que já gosta de crianças de cosplay.

Passando para crianças com um pouco mais de idade o cosplay começa a ser levado um pouco mais a sério. Porque não é só a vontade dos pais que entram em jogo, as vontades e gostos das crianças começam a se desenvolver e a serem levados em conta. Com o acesso fácil à internet e a televisão, crianças já assistem e acompanham seus desenhos favoritos, escolhendo os personagens que mais gostam, vemos isto refletido nas mochilas, materiais escolares, brinquedos e até camisetas temáticas que eles usam e adoram.

Cosplayer de muita atitude fazendo cosplay de Harley Quinn
Geralmente quando crianças vão fantasiadas para festas ou eventos, elas tendem a ficar extremamente felizes e um tanto quanto saltitantes, e isto é totalmente compreensível, pois se fantasiar é divertido demais. Mas durante a minha pesquisa vi muitas crianças que não estavam nos eventos simplesmente fantasiadas, não estavam lá porque os pais vestiram uma fantasia e as levaram, elas sabiam exatamente o que elas estavam fazendo no evento, elas eram cosplayers. E isso é mega interessante porque estas crianças estavam muitas vezes com cosplays de personagens adultos, com personalidades complexas e histórias que não são para idade delas, mas mesmo assim lá estavam elas vestidas da cabeça aos pés com o seu cosplay interpretando seu personagem e fazendo poses iguais as dos desenhos. Ou seja, essas crianças são fãs, gostam e acompanham essas histórias por opção própria, aqueles são os seus personagens favoritos e, por isso estão fazendo cosplays deles.

Até cosplay de Chuck encontramos crianças fazendo
Algumas crianças já levam esse hobby tão a sério quanto qualquer outro adolescente ou adulto. Querem seus cosplays fiéis as roupas originais dos personagens e adoram posar para câmeras dos fãs e público enlouquecidos do evento. Porque sempre que aparece uma criança com um cosplay bem feito todo mundo, sendo fã ou não daquele personagem, fica louco para tirar uma foto. A personalidade da criança é perceptível nesses casos, eles escolhem personagens com personalidades fortes e interpretam o melhor que podem e conseguem ser completamente adoráveis e fiéis aos personagens ao mesmo tempo.

Sailors Saturno e Plutão muito bem caracterizadas pelas cosplayers
E pasmem! Muitas dessas crianças gostam de participar de concursos e desfiles! Nada mais justo quando se faz um trabalho bem feito. Eu não sei se sou só eu que me empolgo com essas coisas, mas eu acho incrível uma criança que leva o cosplay a sério a ponto de participar de uma competição. Para mim significa que se os valores certos forem ensinados como o da competição amigável, de saber ganhar e perder e principalmente de se divertir, aquela criança não só vai levar esses ensinamentos para a vida, o que é de extrema importância, como também para os eventos que ela participará no futuro. E isso faz com que os eventos funcionem melhor, porque quando se tem respeito pelo evento, pelo concurso e seus participantes é uma vitória para todos.

Cosplayer de Erza de Fairy Tail
Para ilustrar isso que eu acabei de falar vou mostrar para vocês uma cosplayer que não vai para os eventos para brincar. A cosplayer Bolen Lareza foi incentivada a começar a fazer cosplay pela sua professora da escola que também é cosplayer, ela é fã de vários animes, mas dentre os seus favoritos estão Dragon Ball e Guerreiras Mágicas de Rayearth. Ela faz cosplay juntamente com seus pais e eles mesmo que produzem os seus cosplays.

Bolen Lareza com um dos seus muitos cosplays!
Fiquei completamente estarrecida ao ver os cosplays da Bolen, ela não faz cosplays simples. A grande maioria usa armadura e exige uma grande construção e atitude para usá-las. Li uma de suas entrevistas e fiquei encantada com a sua visão sobre cosplay, ela diz que para você entender realmente o que é cosplay, você tem que fazer cosplay. Essa vai ou não vai ser uma grande cosplayer quando estiver mais velha?

Esse público não está sendo explorado aqui no Brasil. Apesar de ter pais que levam seus filhos em eventos e até fazem cosplay para que os filhos possam usá-los, os próprios eventos não veem que existe um grande público a ser explorado. Essas crianças consomem mangás, gostam de animes, de brinquedos e acessórios. Se elas recebessem o incentivo dos eventos para que fossem de cosplay, com certeza essa mania iria pegar! Não precisa de muito, é só anunciar que é um evento para todas as idades, anunciar os concursos cosplay, explicar no site, nas propagandas o que é cosplay e dizer que as crianças também podem participar!

Cosplay de Coraline, história pra lá de macabra, mas que consegue conquistar até crianças
Seria o máximo se eles conseguissem entrevistar no palco algum cosplayer mirim, para que as crianças e os pais vissem e tomassem como exemplo. Outra coisa que poderia ser feita para que as crianças participassem mais seria abrir uma categoria exclusiva para elas, para que não competissem com adultos. Claro que tudo isso tem que ser bem pensado, talvez um desfile com prêmio de participação para todos, abrir uma categoria livre, isso teria que ser experimentado já que ainda não temos categoria para crianças por aqui.

Ter um espaço para crianças também chamaria bastante público para o evento, tanto as crianças como os pais, adorariam participar de um evento que tivesse um espaço voltado para crianças. Tudo isso dá para ser feito é só pensar nessas possibilidades e planejar bem para que saia tudo diretinho durante o evento. Isso incentivaria até mesmo os pais a levarem suas crianças, de cosplays ou não, para aproveitarem o evento, os pais que são fãs e gostam dessas convenções então, nem se fala. É um nicho a ser explorado e que pode trazer muitas experiências e resultados positivos!

Cosplay de Draco Malfoy de Harry Potter
Claro que os eventos podem ajudar muito, mas o verdadeiro e maior incentivo vem de casa, pode até não ser diretamente dos pais, mas sim de um tio, primo etc.. No meu caso, eu comecei a gostar desse universo de animes quando meu tio me mostrou Os Cavaleiros do Zodíaco, a partir daí não parei mais. Além disso, meus pais sempre gostaram de comemorar carnavais, halloweens e, principalmente, aniversários. Eu tenho foto minha fantasiada aos seis meses de idade, e tenho fotos de fantasias em todas as idades, vocês podem perceber o porquê do cosplay, né?

Pois é pessoal! Os personagens estão por aí, as possibilidades são infinitas, durante a minha busca por imagens encontrei crianças com cosplays de todo tipo de personagem, todo mesmo, filmes, animes, desenhos animados, quadrinhos, tokusatsus, seriados, games, é só escolher o seu preferido, ou deixar a criança escolher se ela já tiver idade! É uma brincadeira saudável e que pode virar um hobby, onde de evento em evento a criança pode conhecer sempre mais e fazer muitas amizades com quem também curte esse universo! Vamos colocar os pequeninos nessa brincadeira também!

Cosplay de Kamen Rider (1971)
E espero que vocês tenham gostado das fotos, foi uma dificuldade para escolher! Encontrei tantas fotos com crianças de cosplay, cada uma mais linda que a outra! A vontade foi de fazer um post só com imagens!
Não se esqueçam de curtir a página do Toku Bahia no facebook e sigam-nos no twitter @TokuBahia!

Para maiores informações ou se quiserem bater um papo comigo sobre a coluna cosplay, próximos posts, sugestões e dicas, é só me seguir no twitter @marshmalloworld!

And Let’s Cosplay!

My Instagram