Cosplay #10 | Cosplay X Eventos

Pessoal! Espero que vocês tenham gostado do post da última semana! Por mim ele podia ficar como último post da coluna cosplay por mais umas duas semanas de tanto que eu gostei. Mas trabalhar é preciso!


Aproveitando o gancho da entrevista com a Thaís e o tema que foi abordado, resolvi falar sobre a relação do cosplayer com evento, preparações e como é o dia do cosplayer no evento em si. Não quero aqui entrar em questões organizacionais de quaisquer eventos, não criticarei nenhum evento específico, não é este o objetivo do post. O que eu quero é expor o que venho obervando nos eventos, ideias que deram certo e pontos que precisam ser revistos para o melhor aproveitamento do evento para o cosplayer.

Podemos começar a tratar desse assunto falando da estrutura dos palcos nos eventos. Geralmente o que vemos é somente um palco de tamanho mediano, ou em alguns casos bem pequenos, onde todas as apresentações de palco acontecerão. Eu até entendo que possa parecer um grande investimento, visando à estrutura do evento, pois é só um palco para ocupar área que poderia ser de circulação, os aparelhos de som e iluminação ficam em um só local, mas talvez não seja a melhor opção.

Nos eventos sempre uma ou mais bandas se apresentam, e para não atrasar a programação, os instrumentos são montados cedo e ficam no palco durante o intervalo entre bandas, pode parecer besteira, mas isso realmente atrapalha o cosplayer durante a sua apresentação, pois o espaço que ele tem para movimentação no palco é mínimo. É preciso desviar-se da apresentadora que está ao lado do palco, tomar cuidado com fios por todo o chão, não tropeçar sobre os instrumentos e ainda controlar a adrenalina e/ou nervosismo, fazendo uma boa apresentação. Muitas pessoas vão para o evento com o intuito de competir, por isso esse momento e esse espaço físico do palco são muito importantes. E ainda tem cosplayers com roupas e acessórios bem elaborados, que podem se machucar ou podem ter seus aparatos danificados na hora da apresentação por conta dessa arrumação de palco.

Clique na imagem para ampliar
Outro fator é o da claridade, efeitos de luz e apresentações que contam com o apoio de vídeo no telão, que poderiam abrilhantar ainda mais as apresentações são descartados, pois os palcos geralmente ficam e locais expostos à luz, fazendo com que esses efeitos sejam dispensáveis. A claridade impede que o público e os jurados, que também ficam embaixo, vejam qualquer tentativa de vídeo que o participante apresente, por isso é um artifício a menos para o cosplayer, podendo empobrecer apresentações que poderiam ser mais elaboradas.

Seria interessante que o concurso e desfile cosplay tivessem um palco próprio, sem todos aqueles fios e aparelhagem pelo palco. Não creio que seja assim tão inviável, pois este palco precisaria de uma aparelhagem básica. É um investimento a mais? Sim, e seria muito bem visto por todos os participantes e eventos concorrentes, mas principalmente pelos cosplayers. Atrairia muita gente do próprio local e de fora com uma estrutura como essa. Um palco que fosse pouca coisa mais baixo que os normais e que pudesse ser circundado, para que a visualização ficasse mais fácil. Um palco redondo com uma passarela seria o ideal, não?

Aproveitando que estamos falando de palco, as áreas de espera para se apresentar também merecem atenção. Porque não adianta muita coisa se o cosplayer ficou impecável ou se se trocou apenas na hora de competir se ele vai chegar ao local de espera e ficar em pé trinta minutos ou uma hora por causa de atrasos até que o concurso comece. Aqui em Salvador então é a espera fatal! O calor, o acumulo de gente, se o espaço não for bem planejado e arejado pode acabar com a produção. Por isso a ideia de uma sala cosplay, climatizada, com camarins e trocadores ser ao lado do palco é bastante interessante se esse espaço já estiver planejado para o evento, pois a sala de espera e o espaço para o cosplayer podem dividir o mesmo espaço, basta estudar a melhor maneira.

Clique na imagem para ampliar
Fora dos palcos e no meio do público o que o cosplayer mais precisa é espaço. Primeiramente, espaço de circulação, que nada mais é do que o espaço que o evento reservou para que as pessoas circulem pelo evento. Muitas vezes o tamanho do espaço de circulação determina quantas pessoas caberão naquele evento, é possível fazer um calculo aproximado de quantas pessoas poderão circular pelo local. Mas o que eles não levam em conta são aqueles cosplays mais elaborados e que ocupam mais espaço com asas, acessórios, báculos etc., e isso acaba cooperando para a superlotação do evento. Claro que isso pode ser causado por diversos fatores em conjunto, mas cosplayers que ocupam o espaço de mais de uma pessoa, com certeza diminuem o espaço de circulação.

Isso acaba acarretando também outro problema que é bastante visto durante os eventos. Enquanto o cosplayer está circulando, seja para visitar o evento, comprar alguma coisa nos estandes, ou a pura circulação que geralmente é feita para que o cosplayer mostre a sua produção final; durante esse percurso o público do evento para esse cosplayer para tirar fotos. E isso, se o evento não tiver uma boa área aberta para circulação, é o que causa os “engarrafamentos”, parada de corredores e gente se espremendo para passar. Não é culpa de quem quer passar, nem de quem quer tirar a foto do cosplay que gostou, a fotografia dos cosplays faz parte do evento e isso tem que ser levado em conta para que esse empurra-empurra não cause problemas e desavenças desnecessárias entre o público, pois os eventos estão bastante diversificados, temos espaço para otakus, gamers, fics, RPG, quem vai porque curte a banda, portanto são públicos diversos que se chocam nesse espaço de circulação e que podem não ter muita paciência com o hobby um do outro, causando pequenos atritos.


Além de todos esses problemas que podem ocorrer entre o público não cosplayer, tudo isso que foi dito pode trazer também problemas para os cosplayers. Porque basta um empurrão, uma batida sem querer de algum passante com pressa para danificar a fantasia do outro. Recentemente vi uma cosplayer de Saori de Cavaleiros do Zodíaco e ela estava com asas douradas imensas e a única coisa que posso dizer é: ela não circulou pelo evento. Por quê? Bem, corredores pequenos, falta de áreas abertas para que ela pudesse ao menos se virar sem bater em alguém, ela ficou presa em um pequeno espaço de circulação para que fotos pusessem ser tiradas e também para que suas asas ficassem seguras. Neste momento vale agradecer àquelas pessoas amigas que vão sem cosplay para auxiliar seus amigos cosplayers, tenho certeza que todos apreciam a força que vocês dão, pois esses amigos muita vezes carregam coisas, pedem licença, evitam colisões entre o cosplayer e os passantes, enfim, são de grande ajuda.


Outra coisa que podemos pensar será que os cosplayers não cansam? Ainda mais esses que levam grandes acessórios, que podem ser pesados e desconfortáveis de usar. Será que existe um local onde eles possam parar e descansar? Lugar determinado, como uma sala ou área cosplay, não, o que seria mais que interessante, um local que você pudesse guardar suas coisas, deixar acessórios ou guardá-los até o horário do concurso. Mas o que vemos são cosplayers se apoderando de quaisquer áreas espaçosas que achem pelos eventos para que possam dar uma relaxada e irem até o fim, agradando ao público, tirando fotos e participando de concursos, que só começam lá para o final do evento. Seria o máximo se os eventos pensassem em áreas bem abertas para que os cosplayers pudessem tanto circular, como descansar, comer, e para que ficasse menos afobação em todo o evento.

Falando em fotos de cosplayers durante a circulação nos eventos, vamos falar também sobre a sala de fotografia cosplay. Sinceramente um não consigo entender a disposição dessa sala, parece que todos fazem a mesma arrumação confusa e apertada e que não parece aproveitar a estrutura do espaço oferecido. É compreensível que nem sempre a sala que é dada ao pessoal da fotografia atenda todos os requisitos de uma boa sala para fotografar, mas acredito que mesmo nessas circunstancias a logística da sala possa ser repensada. Muitas pessoas aproveitam aquele acumulo de cosplayers para entrar na sala e disparar flashes para todo o lado, e o problema disso é o atulhamento da sala de fotografia não só pela longa fila de cosplayers que querem tirar suas fotos em estúdio como por fãs que quererem fotos. Dentro da sala só deveriam ser permitidos fotógrafos e cosplayers para que o trabalho fluísse melhor e para que as outras pessoas da fila não esperassem tanto.


A sala deve funcionar em função desse par fotógrafo e cosplayer, e vemos muitas vezes dentro da sala de fotografia a falta de espaço para os dois. Disposição de equipamento, mesas desnecessárias dentro das salas, ocupando e inutilizando espaço, uma barreira de mesas que é colocada entre a fila e quem está sendo fotografado, agora para quê?

As salas têm até bons tamanhos, mas tudo isso faz com que o espaço seja mal utilizado. Tirando aquele excesso de mesas que ficam encostadas no fundo da sala, mesas em volta do estúdio, colocando no lugar daquelas mesas, cadeiras para que os cosplayers possam ter um momento de descanso enquanto esperam, um pequeno espaço para que o cosplayer consiga se arrumar para a foto, um pequeno espelho, já fazem grande diferença. Isso sem falar no espaço que vai aumentar para os fotógrafos, dar mais liberdade de movimentação e procura dos melhores ângulos.

Tudo isso pode ser feito, pode ser que não acreditem que vai dar certo, pois o público não vai respeitar, mas um pouco de ordem não faz mal a ninguém e certamente pode ser pedido e avisado que a sala vai funcionar do jeito x ou y. Com o tempo todos vão se acostumar e perceber que essas medidas foram tomadas para o melhoramento do evento.

E é claro fazer um agrado aos os fãs que estão ávidos por uma fotografia do seu cosplayer favorito. Seria super se colocassem do lado de fora da sala ou em algum local próximo, um mini estúdio, um pano fundo branco simples, para que os cosplayers pudesse se dirigir para lá logo a pós a sua sessão e ser fotografado pelo público. Assim todos ficariam satisfeitos e não haveria tantas confusões. Não é tão difícil de resolver esses pequenos incômodos, basta pensar na melhor solução.

Antes de passar por alguns detalhes organizacionais e falar também um pouco sobre os concursos cosplays, vou chamar a atenção para somente mais um ponto físico que não é tão levado em conta por sua condição natural: Os banheiros. Geralmente os banheiros são pequenos, sujos, sem espelhos ou local para a pessoa sentar e arrumar-se, isso quando a estrutura do local tem banheiro. A questão dos banheiros não vale só para os cosplayers, mas para todos. As filas ficam gigantes e o espaço lá dentro é minúsculo, existem exceções sim, mas a maioria é assim, desse jeito fica complicado para quem quer que seja se arrumar em um lugar desses, ainda mais se for um cosplay que ocupe espaço ou precise se “desmontar” para ir ao banheiro, é quase impraticável. Banheiros químicos então, nem se fala, aquilo só pode funcionar favoravelmente se tiver alguém limpando sem parar. É uma pena que os banheiros não pesem na decisão do espaço, pois é importante que os participantes tenham um banheiro decente.

Chegando ao concurso, não vou me ater a regras existentes e coisas que já são feitas. As categorias existentes são interessantes, mas podiam ser complementadas com prêmios menores e mais variados. Acompanho alguns cosplayers dos Estados Unidos e vejo a quantidade de prêmios secundários, mas não menos importantes, que existem lá fora. Melhor peruca, melhor apresentação em palco, melhor roupa, melhor acessório, melhor personagem original, prêmios de concurso de fotografia, as possibilidades são infinitas.

As Cosplayers Dandelionwish e Maryslittlelamb que são dos EUA ganharam o prêmio de melhores personagens originais
Algumas pessoas podem achar que isso é prêmio de consolação, mas eu discordo. Prêmios como estes podem motivar o cosplayer, mostrar que os detalhes que ele tanto trabalhou estão sendo valorizados e devidamente premiados, marcando os pontos fortes da sua fantasia. Nem todo mundo que está com o cosplay mais bem feito vai ganhar a competição, pois para ganhar é preciso de uma junção de fatores, mas não tem porque trabalhos bem feitos não serem premiados também.

Em posts anteriores eu já falei sobre prêmios em dinheiro e como eles estão despertando a animosidade entre os cosplayers, pois bem isso poderia ser revisto, pois aquele prêmio pode nem pagar metade do gasto que você teve com o seu cosplay. E isso só está fazendo com que os cosplayers não queiram mais participar por diversão e sim pelo prêmio. Se as premiações fossem com itens ou vale-itens que pudesse ajudar o cosplayer a montar seu próximo cosplay, seria bem mais proveitoso. Como por exemplo, vale-compras em uma determinada loja de acessórios cosplay, loja de tecidos, perucas etc.. Tudo isso pode ser arranjado pela organização do evento, como até forma de patrocínio. Seria bem mais interessante e, acredito, que saudável.

Para que todo esse pensamento em cima do cosplayer seja feito e sugestões, críticas e melhoras cheguem à organização, seria bem proveitoso para todos se a equipe da organização tivesse como membro do seu time de apoio uma pessoa que cuidasse especificamente da parte do cosplay, resolvendo problemas, achando soluções e levando as conclusões para a organização, e isso funcionaria melhor ainda se essa pessoa responsável por essa parte fosse cosplayer ou ex-cosplayer, porque esta pessoa entende o que o cosplayer passa ou vai passar no evento diante das mais diversas situações. Seria um aliado dos cosplayers dentro da organização, pensando em prol do melhor funcionamento do evento para estes e, consequentemente, para todo o evento.

Tudo que falei, critiquei e sugeri nesse post, foram não mais que observações que tenho feito durante eventos que frequento. Sei que o evento perfeito não está tão perto de acontecer, mas se pequenas coisas forem sendo mudadas, sugestões acrescentadas, com certeza, tanto a organização quanto o público vão notar a diferença e verão que essas pequenas mudanças estão sendo feitas para o melhoramento do evento. Claro que pode haver discordâncias e rejeições no começo, mas é interessante que haja algumas experimentações para que o evento e a organização cresçam e ganhem o respeito não só do público que o frequenta, como também da população da cidade que acolhe o evento.

E é só porque tudo isso foi dito só existem coisas ruins sobre os eventos? Claro que não! Muitas coisas já foram melhoradas e eu tenho certeza que a equipe de cada evento se esforça o máximo para vencer as adversidades que aparecem e melhorar dentro do seu possível. Já tem eventos com salas com ar-condicionado, espaços para cosplayers, que talvez não sejam o ideal, mas eles existem, temos mais atrações e preocupações para que o público tenha um ótimo evento!


Nada é perfeito, pode existir um evento sim que consiga melhorar essas coisinhas que atrapalham o andamento da convenção, melhorar filas de entrada enormes e demoradas que fazem os cosplays derreterem antes mesmo de entrar nos eventos fazendo filas separadas, melhorar a questão dos banheiros, do espaço interno, a circulação, os palcos e tudo mais que puder ser melhorado. O importante é que o público ao invés de só criticar, ajude a organização do evento evitando certos comportamentos, dando sugestões e fazendo críticas construtivas, pois a melhora e a evolução do evento dependem do esforço de todos nós!

Tá ai! Fica a sugestão para que se abra um espaço exclusivo para sugestões do público, de onde várias ideias e melhorias podem surgir. Não a há nada de errado em ter um pouco de ajuda, até porque quanto mais gente pensando em melhorar, mais melhora teremos!

Meu povo é isso! Espero que vocês consigam identificar também nos eventos que vocês frequentam alguns desses problemas a serem melhorados e também que vocês vejam esse post como uma crítica positiva e novas ideias para que os eventos fiquem cada vez melhores. Vamos ajudar uns aos outros para que possamos ter sempre o melhor!
Curtam o Toku Bahia no facebook e sigam no twitter @TokuBahia.
Para maiores informações da coluna cosplay, dúvidas, sugestões e mais, sigam-me no twitter @marshmalloworld!

So Let’s Cosplay!

My Instagram