Cosplay #5 - Que tecido usar para o meu cosplay?

Pessoas! Como prometido, a partir desta matéria vou iniciar postagens sobre elementos que compõe o cosplay. Serão postagens mais específicas sobre a montagem da fantasia e alguns materiais para confecção de acessórios. Gostaria de dizer que se alguém tiver alguma sugestão ou queira ver uma matéria sobre algo relacionado ao que eu esteja falando, fique à vontade para me mandar um tweet ou comentar aqui na postagem.


Nesta primeira matéria eu irei falar sobre tecidos. E será que tem assunto para um post inteiro falando sobre tecidos? A minha resposta é Sim! Apesar de o tecido ser uma das peças básicas para a montagem de uma roupa, sua escolha deve ser muito bem feita para que ele cumpra o papel de deixá-la do jeito que você quer.
Podemos dividir os tecidos em naturais e sintéticos, ou seja, artificiais. Os tecidos naturais são o algodão, o linho, a lã e a seda, pois são tirados da natureza, eles tem uma durabilidade maior, são fáceis de trabalhar, são resistentes, mas podem desbotar e geralmente o preço é mais alto. Já os tecidos sintéticos secam muito rápido, são super resistentes e quase não amassam, mas temos que tomar cuidado na hora de passar a ferro, pois seus componentes fazem com que eles queimem com facilidade.

Dentre estas duas categorias existem muitos tipos de tecido, mas como escolher o melhor para o seu cosplay? .

Primeiramente temos que entender a diferença entre um tecido plano e uma malha. O tecido plano é aquele que não estica, como a lã, sarja, seda, tricoline, o gabardine, oxford etc.. A malha é o tecido que deforma no corpo quando esticada, como visco lycra, algodão de camiseta, jersey, tricô, lycra de biquíni, suplex, helanquinha entre outras. Os tecidos planos e malhas podem ser feitos de fibras naturais, sintéticas ou mistura das duas. Lembrem-se que o tecido só é natural se for, por exemplo, 100% algodão. Nas lojas de tecido tem escrito a composição do tecido e você sempre pode perguntar para o vendedor!


E toda essa explicação é realmente necessária? Vamos dar um exemplo, se tivermos dois cosplays, um Homem Aranha e um Naruto, que são personagens que conseguimos visualizar rapidamente, podemos perceber claramente que são estilos de roupa bem diferentes. No caso do Homem Aranha teríamos que usar uma malha, pois a sua roupa é colada, então é necessário que o tecido estique e adapte-se a forma do corpo. Já o Naruto usa uma roupa mais solta, que tem movimento, portanto teríamos que usar um tecido plano, com estrutura, mas se necessidade de esticar.

Entendido sobre a composição e estrutura dos tecidos, podemos passar para a parte em que vamos saber diferenciar na prática o que queremos para o cosplay. Farei uma subdivisão que poderá ajudar muito na hora de entender a roupa do seu personagem e que tipo de tecido seria mais apropriado:

Os tecidos finos ou fluidos são tecidos que serão usados para roupas que precisem de movimento, leveza e certa transparência. Exemplo: musselina, organza, chiffon, crepe, acetinados etc.

Nos mangás do CLAMP como Chobits, podemos ver muitos exemplos do uso de tecidos finos e cheios de movimento
Os tecidos encorpados são os tecidos que darão certa estrutura para a roupa, ou seja, dará forma e caimento para peças como paletós, coletes, calças, vestidos mais retos e casacos em geral. Exemplo: oxford, gabardine, algodão, sarja, brim, linho etc.

A roupa do Ed de FullMetal Alchimist é um exemplo de cosplays que ficam ótimos com tecidos encorpados
Os tecidos pesados são tecidos que podem ser usados para representar roupas de climas frios, ou então caimentos e características específicos. Ex: couro, lã, camurça, courino, brocados, veludos etc.

A roupa do Allen de D. Gray Man poderia ser feita de couro, pois tem o caimento certo para isso e permite detalhes
As malhas são os tecidos que podem ser usados para roupa justas, para roupas que ficam embaixo de armaduras, para super heróis, capas. Ex: lycra, visco lycra, lycra biquíni, suplex, helanquinha, malha cirré, tecidos metalizados etc.

A Mulher-Gato é uma de muitos personagens que usam roupas coladas ao corpo, por isso a malha é a melhor escolha

Agora uma dica para quem nunca usou e para quem já usou, sabe como vale a pena dar uma olhada em tecidos para estofados. Isso mesmo, às vezes ficamos procurando texturas, ou estampas cor um ar mais antigo e esquecemos que uma loja de tecidos para estofado pode resolver o nosso problema. São tecidos mais pesados e mais quentes, mas acho que tudo é válido quando achamos o que queremos e que sabemos que vai ficar perfeito na roupa, seja em algum detalhe ou nem uma peça inteira feita desse tecido. Sempre dê uma olhada, porque é nestas lojas em que achamos pelúcias, que muitas vezes são necessárias em cosplays.

A Ai Yazawa é estilista e por causa disso seus mangás são recheados de roupas com texturas, estampas e modelos lindos.  Às vezes é tanta variedade que na hora de reproduzir precisamos procurar por tecidos alternativos para que a caracterização fique bem fiel, como nessa saia e bota da Hachi, que poderia ser feita com um tecido para estofaria por causa da textura
ALERTA CETIM!

Antes de finalizar o post eu gostaria de falar um pouco sobre a polêmica escolha do cetim para fazer cosplay. Na verdade eu não tenho absolutamente nada contra o cetim se ele for utilizado da maneira correta e nos lugares certos. O cetim por ter um brilho chama bastante à atenção e talvez seja por isso que muitos cosplayers o escolham para fazer suas roupas. E é exatamente por chamar tanto à atenção que algumas vezes vemos roupas desastrosas de roupas de personagens que não deveriam ser feitas de cetim.

Mas porque isso? Acredito que a palavra chave seja caimento, o cetim que geralmente é escolhido pelos cosplayers ou é aquele mais barato ou o cetim com elastano, que é um cetim de melhor qualidade. Esse tecido não tem estrutura, é um tecido fluido e, por isso só pode ser usado para peças que não precisem de estrutura, se não sejam encorpadas como camisas de gola, capas, vestidos longos, vestidos com camadas etc..


Então não adianta tentar fazer saias de prega, paletós, bermudas estruturadas, porque o resultado não irá ficar bom. Além o caimento tem a questão do brilho. Nem toda roupa de personagem deve ser brilhosa, é possível perceber se roupa possui ou não brilho pelas técnicas de desenho utilizadas ou pelas capas e pôsteres coloridos. Não digo aqui que nunca ficará bom para nenhuma ocasião, são casos e casos e cada cosplay deve ser estudado para que os melhores materiais sejam escolhidos.

Também com relação ao cetim, quando o personagem pede um tecido com brilho, ele não é a única opção que o cosplayer tem. Existem diversos tipos de acetinados que podem muito bem ficar ainda melhores na roupa que o próprio cetim! Tecidos acetinados possuem brilhos diferentes, caimentos diferentes, alguns são até estruturados, possibilitando que uma peça como um paletó seja feito deste tecido. Portanto, procure! Chegue à loja procurando opções de acetinados, pois assim o vendedor vai te mostrar uma infinidade de tecidos lindos e de qualidades diversas para que você possa escolher o que vai ficar melhor para o seu cosplay.

E aqui estão alguns exemplos de tecidos acetinados, cetim, cetim com elastano, cetim para cortinas (mais pesado e mais fosco), seda, crepe patux, tafetá, cetim boucol, Crepe georgette (textura) etc..
Finda esta dúvida entre tecidos acetinados e foscos acredito que agora eu tenha falado sobre os pontos mais importantes sobre a escolha de tecidos. Eu realmente espero que este post ajude os cosplayers na hora de escolher seus tecidos, pois pra mim é uma das partes mais divertidas, eu sempre fico super ansiosa para achar todos os tecidos que formarão a minha roupa. Lembrem-se que o caimento do tecido é muito importante para o resultado final!

Eu não sei tudo sobre tecidos, nem conheço todos, o pouco que sei aprendi indo em lojas e perguntando sobre tudo que via. Mas se tiverem alguma dúvida ou quiserem sugestões para tecidos sobre o personagem que estão fazendo, fiquem a vontade para perguntar!

Espero que este e os próximos posts ajudem mais e mais cosplayers, e que tenhamos cada vez mais cosplays lindíssimos!

So Let’s Cosplay!

Não se esqueçam de curtir o Toku Bahia no Facebook e seguir no twitter @TokuBahia!
Para mais informações sobre a coluna cosplay, próximos posts, entrevistas, sugestões e novidades, sigam-me no twitter @marshmalloworld!

4 comentários

  1. Queria fazer o cosplay da symmetra de overwatch e pensei em usar vinil pra parte azul e dourada, vc acha que ficaria legal?

    ResponderExcluir
  2. para cosplays de super sentai ou power rangers que tecido seria melhor pra fazer a parte da roupa?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia gostaria de saber quais tecidos você indica para fazer cosplay da maga negra de yugioh? Agradeço desde já

    ResponderExcluir

My Instagram