Afinal... o que é Cosplay?

Hoje, dia 21 de Julho, foi oficializado o dia do Cosplay... mas afinal, o que é isso ai que todo mundo fala? Bem, segundo o pai dos burros, a "Wikipedia": Cosplay (コスプレ Kosupure) é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter". Mas vamos falar um pouco mais afundo desse assunto que já está enraizado na cultura pop.


Aqui no Brasil já virou febre!!! E de uns anos para cá o "negoço" vem ficando bem sério. Mas antes de falar sobre a repercursão no Brasil, vamos conhecer um pouco da história. O primeiro "Cosplayer" que se tem datado, foi criado por Forrest J. Ackerman (foto abaixo) em 1939 durante a primeira Worldcon na companhia de Myrtrle R. Douglas. A primeira criação do jovem foi uma veste chamada "futurecostume". Depois daquela época se tornou costume na Worldcon a prática do concurso e anos mais tarde estentendo-se aos fãs de fantasia e quadrinhos.


Mas você deve estar se perguntando agora: "Ei, pera ai, os primeiros cosplays não foram japoneses?", infelizmente a resposta é não. Os primeiros Cosplays de Mangá/Anime foram registrados após os anos 70. O fenômeno do cosplay só chegou ao Japão na década de 80 por meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou surpreso com o costume ao visitar um Wordcon, que começou a incentivar a pratica no Japão pelas revistas de Ficção Científica. A partir dai começou a fazer sucesso e se tornou o que é hoje.

E no Brasil?

Bem, aqui não foi diferente dos outros lugares não. No final dos anos 80, em convenções de "Jornada nas Estrelas" e eventos de RPG, já começava uma movimentação sobre o assunto, os "Cosplayers" até já existiam, porém não se denominavam dessa forma. Um pouco mais tarde, com o sucesso estrondoso de "Cavaleiros do Zodíaco", os primeiros eventos e convenções de anime e mangá começavam a dar seus primeiros sinais de vida, e junto com eles, o número de pessoas que aderiram à moda dos Cosplays, cresceu de uma forma interessante e tomou conta do cenário cultural oriental do país.

No início, as caracterizações eram quase em sua totalidade de personagens de animação, quadrinhos ou jogos japoneses, mas ao longo dos anos outras mídias foram incorporadas pelos fãs, como quadrinhos americanos, filmes ou livros, como por exemplo, Harry Potter, Piratas do Caribe ou até mesmo Senhor dos Anéis.

Os sites "Arquivo Cosplay Brasil" e "Cosplay Party Br" foram alguns dos pioneiros a tratar do assunto no Brasil. Em 2002 ambos se uniram, formando o Cosplay Brasil, que reúne a maior comunidade brasileira de praticantes e simpatizantes do cosplay.


Dados oficiais

Hoje, o Anime Friends, organizado pela Yamato Comunicações e Eventos, é o maior concurso de cosplay do Brasil. Em 2007, mais de 1.200 concorrentes inscreveram-se em seis categorias. Anime Dreams, o segundo maior, com mais de 800 inscritos num só evento em 2007.

A Yamato Comunicações e Eventos organiza também o maior concurso de cosplay individual do Brasil, o YCC - Yamato Cosplay Cup. Ele é único que agrega competidores de todas as regiões do país. São 26 competidores selecionados que disputam a competição nacional em julho, destes os três primeiros colocados participam de uma etapa uma internacional em janeiro, que logo em sua primeira edição em 2008 teve seletivas no México, Chile, Argentina e Paraguai. Nestas seletivas em outros países participaram mais de 200 cosplayers interessados em competir na final realizada no Brasil. Nas seletivas nacionais, realizadas em aproximadamente 20 eventos, foram mais de dois mil competidores. A campeã da edição brasileira de 2007 foi Andressa Miyazaki, seguida por Simone Setti e Thaís Jussim. A produtora de eventos também possui o "Circuito Cosplay" a mais tradicional competição do país.

Já da pra notar que não é brincadeira né? Vamos conversar com quem entende do assunto?

Amanda Gava., frequenta eventos de Mangá/Anime desde 2007, mas de lá pra cá não só descobriu o quanto gostava de assistir aos seus desenhos favoritos ou ler ser mangás prediletos, mas também passou a se caracterizar, homenageando-os. Quando perguntado o que é ser um Cosplayer, ela respondeu o seguinte:

"Ser cosplayer é ser figurinista, artista plástico, ator, maquiador, dublador, um verdadeiro multi-artista. Primeiramente, é importante colocar que fazer um cosplay não é apenas vestir-se como o personagem escolhido, é transformar-se no mesmo. Porque, afinal, todos nos identificamos com um personagem existente em algum game, anime, série, filme, tokusatsu, etc. Seja ele um vilão ou herói, homem ou mulher. Seja por aquele visual descolado e irreverente, por causa das asas ou garras gigantescas, por milhares de motivos! Ser cosplayer, no final, é ser corajoso o suficiente pra assumir a responsabilidade de virar um personagem, ter determinação pra concluir o projeto, ter paixão pelo que faz, ser extremamente cuidadoso e detalhista para não deixar de captar a essência do personagem e ignorar a opinião alheia, pois até hoje temos uma quantidade muito grande de pessoas que não obtém informação sobre a arte que é fazer um cosplay, e acabam colocando aquilo como "coisa de criança"."


A Ana Luíza (foto acima), é o tipo de pessoa que leva a brincadeira a sério. A garota de 22 anos já arranca aplausos e é uma Cosplayer de responsabilidade. E pelo que parece,  essa paixão começou bem cedo:

"Quando eu era pequena, meu tio apresentou para mim e para o meu irmão Os Cavaleiros dos Zodíacos, e a partir daí não paramos mais. Nós pegamos toda aquela época de Sakura Card Captors, Sailor Moon, Dragon Ball e Inu-Yasha, etc. E eu comecei a viver esse mundo, assistindo os animes e comprando os mangás. E isso me incentivou a fazer o meu primeiro cosplay que foi o da Kagome, do Inu-Yasha. Depois disso eu fui perdendo a vergonha aos poucos e procurando outros personagens que eu me identificava. Até pouco tempo eu não subia ao palco para me apresentar e nem prestava muita atenção aos detalhes e acessórios das roupas, que são o que fazem a grande diferença. E essa nova percepção me fez querer ser uma cosplayer melhor, por isso eu estou sempre de olho em tudo ao meu redor, tentando aproveitar ideias e referências para as roupas.".

A paixão da Ana vai longe, a "Cosplayer", possui um site bem legal, onde cria fantasias personalizadas. As matérias sobre Cosplays irão continuar. Fiquem ligados no Toku Bahia para maiores novidades.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram