A série foi ao ar entre 7 de Abril de 1976 à 26 de Janeiro de 1977. JAKQ foi ao ar alguns dias depois do fim dessa série. Ninja Captor é sobre Daisuke Izume que passa pelo Wind Demon Stealth Army com o objetivo de ser o líder da equipe ninja “Captor”, com a ajuda de Mujin Tendou, para lutar contra os ninjas Retsufuu Fuuma.
Os guerreiros dessa equipe são: Fire Stealth Captor 7 (Vermelho), Wind-Stealth Captor 6 (Verde), Gold-Stealth Captor 5(Amarelo), Ground Stealth Captor 4 (Marrom), Flower-Stealth Captor 3 (Rosa), Water-Stealth Captor 2 (Zaul) and Thunder-Stealth Captor 1 (Laranja). Ninja Captor foi mencionado como parte da franquia Super Sentai no guia de Bioman em 1984, junto com Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Degenkitai!
Mas por que a série não foi contada como Super Sentai posteriormente? Acontece que, diferente do resto dos antigos Super Sentais, Ninja Captor foi produzido por uma equipe diferente. E a inclusão de Ninja Captor na revista pode ter sido um erro dos editores.
Mesmo que Goranger e JAQK não fossem considerados Super Sentais no tempo em que o termo foi introduzido em Sun Vulcan, 1981, Aka Ranger e Spade Ace eram parte do cenário ofical de Rangers Vermelhos.
Voltando aos Super Sentais, mesmo Chojuu Sentai Liveman sendo tratado como o décimo Super Sentai naquela época, existia um VHS lançado no tempo de Choushinsei Flashman que tinha todas as aberturas de Super Sentai incluindo Goranger e JAKQ.
Durante Gosei sentai Dairenger, em 1993, o termo “Cho Seiki Zen Sentai” (Todos os Super Sentai do Século) foi um termo que se estendeu para ambos Super Sentais e Ishinomori. O termo caiu em Mirai Sentai Timeranger em 2000 e foi declarado Gorenger e JAKQ como parte da franquia Super Sentai.
Nesse caso, já que a Toei decidiu incluir essa série na franquia Super Sentai, serão três esquadrões baseados em ninjas.
Artigo Original - Orends Range