A cronologia e o universo expandido de Alien


Com o novo filme de Alien se aproximando e a expansão do universo criado por Ridley Scott através de livros inéditos, como fica a linha temporal da franquia?

A cronologia de Alien sempre foi rica em detalhes e desde o inicio abria margem para novas histórias. Em 1979 no primeiro filme, a origem da criatura e do misterioso ser Space Jockey se tornou um mistério e só décadas depois que entendemos um pouco sobre a origem de tais personagens. O Mega Hero organizou para você que vai se aventurar pela primeira vez nesse universo um guia para não se perder. É bom frisar que diversos quadrinhos e livros foram lançados, mas abaixo está apenas o que é considerado canônico (até o momento).

Prometheus (2012) - Foto: Reprodução Internet

Título: Prometheus
Mídia: Filme
Ano de lançamento: 2012
Ano que se passa na linha do tempo: 2093
Planeta que se passa: LV-223
História: Prometheus foi o longa metragem que marcou o retorno de Ridley Scott ao universo "Alien" e prometeu explicar lacunas na história da franquia. Elizabeth Shaw e Charlie Holloway são exploradores que encontram a mesma pintura em várias cavernas na Terra. Com base nisto, eles desenvolvem uma teoria em que a pintura aponta para um lugar específico do universo, que teria alguma relação com o início da vida no planeta. Encantados com a descoberta de um novo mundo e a possibilidade de revelarem o segredo da origem da vida na Terra, Elizabeth e Charlie não percebem que o local é também bastante perigoso.

Alien Covenant (2017) - Foto: Reprodução internet

Título: Alien Covenant
Mídia: Filme
Ano de lançamento: 2017
Ano que se passa na linha do tempo: 2103
Planeta que se passa: LV-223
História: Continuação de Prometheus e que promete uma conexão direta com o primeiro Alien. A caminho de um planeta remoto no local mais longínquo da galáxia, a tripulação da nave colonial Covenant descobre aquilo que eles achavam ser um paraíso inexplorado. Na verdade, trata-se de um mundo sombrio e perigoso que tem como seu único hospedeiro o androide David. Confira a nossa crítica do filme.

Alien (1979) - Foto: Reprodução internet

Título: Alien: O Oitavo Passageiro
Mídia: Filme
Ano de lançamento: 1979
Ano que se passa na linha do tempo: 2122
Planeta que se passa: LV-426
História: Considerador um divisor de águas no gênero Sci-Fi em Alien: "O Oitavo Passageiro", uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

Alien Isolation Comics (2014) - Foto: Reprodução internet

Título: Alien Isolation Comics
Mídia: Quadrinhos
Ano de lançamento: 2014
Ano que se passa na linha do tempo: 2137
Planeta que se passa: Não se passa em um planeta, se passa na nave Sevastopol.
História: O quadrinho se passa momentos antes do jogo que leva o mesmo nome e mostra como a tripulação da nave Sevastopol lida com a presença de um tripulante sanguinário.

Alien Isolation (2014) - Foto: Reprodução internet

Título: Alien Isolation
Mídia: Jogo
Ano de lançamento: 2014
Ano que se passa na linha do tempo: 2137
Planeta que se passa: Não se passa em um planeta, se passa na nave Sevastopol.
História: A trama segue Amanda Ripley, que investiga o desaparecimento de sua mãe. Amanda é transferida para a estação espacial de Sevastopol para encontrar a caixa-preta da Nostromo apenas para descobrir que um Alien tem aterrorizado a estação e matou a grande maioria da tripulação.

Alien: Surgido das Sombras (2014) - Foto: Reprodução internet

Título: Alien: Surgido das Sombras
Mídia: Livro
Ano de lançamento: 2014
Ano que se passa na franquia: 2159
Planeta que se passa: LV-178
História: Lançado recentemente no Brasil fruto da parceria editora Leya e o site Omelete. Chris Hooper, quando criança, sonhava com monstros. Mais tarde, ele percebeu que monstros não moram apenas nos sonhos infantis. Trabalhando numa mineradora, no planeta LV178, Chris e sua equipe encontram no solo um ninho de Xenomorfos, mas o que Chris ainda não sabia é que essa viagem se tornaria o seu pior pesadelo. A história conta com a participação de Ellen Ripley (protagonista do primeiro filme) e traz revelações importantes dentro da história da franquia. Curiosidade, o livro também ganhou um audio book.

Alien: Rio de Sofrimento - Foto: Reprodução Internet

Título: Alien: Rio de Sofrimento
Mídia: Livro
Ano de lançamento: 2014
Ano que se passa na franquia: 2179
Planeta que se passa: LV-178 e LV-426
História: Quando Ellen Ripley finalmente retorna à Terra , ela descobre que o planeta LV-426 - agora chamado Acheron - foi colonizado. Mas LV-426 é onde Ripley e a tripulação da Nostromo encontram o Xenomorfo original - a máquina de matar conhecido como o "Alien".

Aliens, O Resgate (1986) - Foto: Reprodução Internet

Título: Aliens, O Resgate
Mídia: Filme
Ano de lançamento: 1986
Ano que se passa na franquia: 2179
Planeta que se passa: LV-426
História: Depois de um sono de cinquenta e sete anos, Ellen Ripley (Sigourney Weaver), a única sobrevivente da tragédia espacial, descobre que o local onde tudo ocorreu com sua nave foi colonizado por humanos. Inicialmente relutante, ela aceita retornar para enfrentar seu pior pesadelo e tentar salvar as setenta famílias que lá habitam.

Alien 3 (1992) - Foto: Reprodução Internet

Título: Alien 3
Mídia: Filme
Ano de lançamento: 1992
Ano que se passa na franquia: 2179
Planeta que se passa: LV-426
História: A tenente Ripley vai parar em um planeta que na verdade uma colônia penal de segurança máxima, onde todos os internos são assassinos e estupradores. Lá não existem armas e um lugar totalmente isolado do mundo civilizado. Dentro deste contexto, o alienígena volta a atacar, matando tudo que se move, mas com uma misteriosa diferença: ele não ataca a tenente Ripley.

Aliens: Colonial Marines (2013) - Foto: Reprodução Internet

Título: Aliens: Colonial Marines
Mídia: Jogo
Ano de lançamento: 2013
Ano que se passa na franquia: 2179
Planeta que se passa: LV-426
História: O jogo se passa após os eventos do terceiro filme da franquia, mas resgata elementos vistos no segundo filme. Durante os eventos de Aliens, Carter J. Burker consegue enviar uma mensagem a Michael Wayland, da Weyland-Yutani, confirmando a existência da espécie xenomorfica. Wayland envia a nave de transporte de pesquisa avançada, WYS Legato, ao LV-426, com uma carga de colonos humanos mentidos em criostasia para serem usados como hospedeiros para os xenomorfo. No entanto, a Legato chega logo após a destruição da colônia Hadley's Hope, e da partida da USS Sulaco. Depois de investigar as coordenadas da Derelict, as empresas descobrem as ruínas da embarcação e colhem vários ovos xenomorfos e começam os experimentos com os colonos. Eles também identificam a localização do Sulaco, através da rede e do computador da Colônia, enviando a Legato para interceptar o cruzador. Assim que a Legato se conecta a Sulaco, um surto de xenoformos começa a ocorrer na nave.

Prometheus: Fire and Stone (2014) - Foto: Reprodução Internet

Título: Prometheus: Fire and Stone
Mídia: Quadrinhos
Ano de lançamento: 2014
Ano que se passa na franquia: 2219
Planeta que se passa: LV-223
História: A Prometheus nunca regressou da sua viagem fatídica a LV-223, e as questões em torno das origens do homem, ficaram sem resposta. Agora, uma nova equipe de exploradores procura desvendar o mistério obscuro não só do destino da missão original, mas, possivelmente, do seu próprio.

Alien: Ressurreição (1997) - Foto: Reprodução Internet

Título: Alien: Ressurreição
Mídia: Filme
Ano de lançamento: 1997
Ano que se passa na franquia: 2379
Planeta que se passa: Se passa em uma nave espacial
História: A tenente Ripley se matou para não permitir que o governo levasse um monstruoso alienígena para o nosso planeta. Mas, após 200 anos, em uma nave espacial, ela acorda e descobre que cientistas a ressuscitaram através da clonagem, conseguiram com sucesso retirar a rainha dos alienígenas de seu corpo.

Alien: Mar de Angústia - Foto: Reprodução Internet

Título: Alien: Mar de Angústia
Mídia: Livro
Ano de lançamento: 2014
Ano que se passa na franquia: 2412
Planeta que se passa: LV-178
História: Como comissário adjunto da ICC, o trabalho de Alan Decker é certificar-se de que os estabelecimentos no LV178 siga todas as regras, mantendo os colonos seguros. Porém o planeta conhecido como Nova Galverton tem seus segredos, e eles se espreitam profundamente sob as areias tóxicas do Mar das Dores.

O universo de Alien está em constante movimento, novas histórias podem ser adicionadas outras mudadas, inclusive existem planos para mais filmes. Como será o futuro da franquia?

19 comentários

  1. wooow, essa série de filmes é mais grande do que eu pensava O.O

    ResponderExcluir
  2. 8794985465465465130.60400.46486444464.4468

    ResponderExcluir
  3. Seria legal se Alien vs Predador fizessem parte, é um filme sensacional, mas fazendo parte ou não, agora precisamos de uma resenha dos filmes do Predador. XD

    ResponderExcluir
  4. O planeta de alien covenant não é o msm que o de prometheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim tanto é que no covenent apareçe a (morta(na verdadde nao apareçe mas david a sita)

      Excluir
    2. não, o planeta de alien covenant é o planeta dos engenheiros,o que é mostrado no trailer que junta proetheus e alien covenant

      Excluir
    3. O planeta de Prometheus e Alien Covenant não são os mesmo.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Está correto. O autor do Blog se perdeu. Em Prometheus o capitão já diz que lv-223, na verdade uma lua, e uma base militar e o planeta deles não seria ali. Em Covenant fica claro que o planeta deles é em outro sistema.

      Excluir
    6. Está correto. O autor do Blog se perdeu. Em Prometheus o capitão já diz que lv-223, na verdade uma lua, e uma base militar e o planeta deles não seria ali. Em Covenant fica claro que o planeta deles é em outro sistema.

      Excluir
  5. Muito bom, mas a prisão do Alien 3 não é no mesmo planeta de Aliens (Alien 2).

    ResponderExcluir
  6. Muito útil essa matéria, muita gente se perde na cronologia.

    ResponderExcluir
  7. Ba esta bem maluca essa cronologia deles, e errada ao meu ver, acabei de olhar os filmes, está claro que o planeta de prometheus não é o mesmo de convenant, até porque em prometheus a nave partir para chegar naquele do filme convenant onde tinah a cidade dos engenheiros...e outra o planeta de alien 3 não é o LV-426 pois é um planeta prisão totalmente diferente dos outros

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente o amigo usou o google tradutor de algum blog, pois, muitas informações sobre onde ocorrem os eventos estão erradas!

    ResponderExcluir
  9. “Alien: Covenant” na verdade deveria se chamar “Prometheus 2”, mas obviamente o diretor não quis associar seu novo filme com outro que foi duramente criticado no passado, mesmo que claramente ele seja uma continuação direta daquela história. No entanto, acho que gostei mais dos anteriores com Sigourney Weaver, ela é uma atriz que geralmente triunfa nos seus filmes. Recém a vi no filme Depois da Meia Noite, inclusive a passarão em TV, sendo sincera eu acho que a sua atuação é extraordinário, em minha opinião é a atriz mais completa da sua geração, mas infelizmente não é reconhecida como se deve.

    ResponderExcluir

My Instagram