Porque eu comemoro o Dia do Tokusatsu


Tempo vem, tempo vai e a paixão pelo Tokusatsu não diminui, muito pelo contrário, só aumenta. A cada ano conhecemos novas histórias, personagens carismáticos e novas aventuras são incorporadas a esse imaginário.

Em outras postagens aqui mesmo no Mega Hero já comentei sobre minha paixão pelo gênero, mas não custa repetir mais uma vez. Ser fã de Tokusatsu é uma característica minha que quero levar até a minha velhice. Minha paixão por esse universo tão fantástico que permeia o meu imaginário desde a infância é absurdamente enorme a tal ponto que me fez criar esse site em 2011, quando ainda chamava Toku Bahia, você lembra?

O primeiro encontro do Toku Bahia em 2012, sala de exibição com debates construtivos - Foto: Reprodução internet

Sempre busquei divulgar o Tokusatsu das mais diversas maneiras e minha inspiração obviamente foi com a galera da velha guarda que está na Tokunet brasileira a alguns anos. Debates, salas de exibição, rodas de bate-papo e gincanas com os heróis japoneses, já foram temas de encontros que promovi ao lado de grandes amigos em Salvador. E falando em amigos, nossa! O universo Tokusatsu me deu um monte deles. Amizades que quero guardar pra sempre na minha vida. Talvez seja esse um dos motivos que fazem eu continuar a gostar tanto desses seriados e filmes.

Me recordo quando ao lado de outras pessoas sugeri criar o "Dia do Tokusatsu" em meados de 2012. Apesar de muitos reprovarem a ideia pelo simples fato de não ser uma data oficial autorizada pelas empresas que fazem os seriados, outra grande parcela de fãs gostou da ideia e já estamos no quinto ano do projeto. Será que é preciso que algo seja "oficializado" para comemorarmos? O dia de Star Wars era um projeto dos fãs e hoje a própria Disney e Lucas Film abraçam a ideia, porque não fazer isso ser dessa forma? Fica aqui a reflexão.

Mas o Dia do Tokusatsu vai muito além de ser uma data no mês de Novembro. Enxergo essa iniciativa como uma grande festa para os fãs, um momento que podemos mostrar ainda mais a nossa paixão pelo gênero (eu faço isso durante os 365 dias do ano, mas tudo bem). E também porque não um dia para fazermos novas amizades, trocarmos figurinhas e assistir aquele filme ou série que nunca tivemos tempo para conferir. Da pra fazer muita coisa nesse dia. Ou pode fazer como eu e estender essa comemoração por todo o mês de Novembro.

Kamen Rider Fourze talvez seja uma das séries que mais traz lições dentro do universo Tokusatsu -
 Foto: Reprodução internet

Parafraseando uma amiga minha a Taty do Tatisatsu, "Os tokufãs deveriam ser uma unidade, a parte de um todo que se unem a engrenagem da diversão". Tokusatsu é acima de tudo um estilo de vida, uma paixão sem tamanho e um universo inimaginável que nos ensinou e ainda ensina grandes lições. Talvez por isso eu seja um "tokufanático" e comemoro o Dia do Tokusatsu.

Não sabe o que é o projeto? Acesse a página no Facebook do Dia do Tokusatsu.

4 comentários

  1. Belas e sábias palavras meu amigo, não mudaria uma vírgula. Parabéns pelo trabalho e pela matéria!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente tamo junto Sempre.

    ResponderExcluir
  3. to com você ,aquilo que nos enche de alegria na infância e hoje é uma energia infinita que temos mais é que manter ela acesa .

    ResponderExcluir
  4. Ótimas palavras Rapha!!! Tokusatsu é praticamente um amigo para mim, estou sempre aprendendo, divertindo e contando ora nos momentos ruins, ora nos bons momentos. Tokusatsu me alegra com toda sua construção de ideias, personagens, histórias, lições, poderes etc. Tokusatsu é para mim algo valioso que jamais deveras ser perdido, é uma parte minha que sempre irei me orgulhar!

    ResponderExcluir

My Instagram