WWE | O que é? E onde eu posso acompanhar?


Provavelmente se você é fã do Arqueiro Verde "Arrow", com certeza deve ter se perguntado "o que diabos Stephen Amell estava fazendo num ringue de luta livre?", calma que o Mega Hero vai explicar pra você o que é "aquilo lá"!

Leia aqui a segunda parte dessa matéria! Wrestlemania e os outros eventos da WWE.

Stephen Amell fez uma participação em um famoso programa de luta conhecido como "WWE" que existe desde os anos 80 e arrasta até os dias atuais uma legião de fãs velhos e novatos. Uma paixão para muitos.

Vai Arrow! - Foto: Reprodução internet

O que é WWE?

A verdade, verdadeira é que a "WWE" existe desde os anos 50, mas passou por várias reformulações e trocas de nome (NWA, WWWF, WWF e WWE) para ser o que conhecemos hoje. WWE que significa "World Wrestling Entertainment", é uma empresa americana de entretenimento que lida com luta profissional como principal fonte de receita. Mas não se assuste se encontrar filmes com a marca da empresa estampada ou produtos como bonecos e revistas em quadrinhos com os lutadores do programa.

Vai encarar esse bando de marmanjo? - Foto: Reprodução internet

Vince McMahon é o acionista majoritário, presidente e diretor de operações (CEO) da empresa. Junto com sua esposa Linda, seus filhos Shane e Stephanie, e seu genro Paul Levesque (conhecido profissionalmente como Triple H).

As lutas são reais?

Uma das maiores discussões na WWE é sobre a veracidade das lutas que vemos nos ringues. Como em outras promoções de luta profissional (sim, existem outros programas), as lutas da WWE não são competições totalmente legítimas, o foco é no entretenimento e são caracterizadas por um enredo pré-determinado, roteirização e lutas coreografadas, ainda que muitas vezes incluam movimentos que podem colocar os atletas em risco de lesão se não forem realizados corretamente. Então pessoal, não tentem reproduzir os movimentos em casa.


Que tal uma luta a gaiola do "Hell In A Cell" pra testar se dói de verdade? - Foto: Reprodução internet

Quais são as divisões principais da WWE?

Muitas pessoas se perdem e não sabem qual programa assistir e em que ordem assistir. Atualmente existem três divisões paralelas de lutadores.

- Monday Night RAW (Segunda-Feira) que está no ar desde 1993.

- SmackDown (Quinta-Feira) que está no ar desde 1999.

- NXT (WWE Network) que está no ar desde 2012.

Alguns lutadores do RAW - Foto: Reprodução internet

Os dois primeiros são os programas principais da empresa e assim como seriados de televisão, possuem até música de abertura e é onde desenrola as histórias de cada lutador para culminarem nos desafios. Já o "NXT", é o território de desenvolvimento de lutadores da empresa (algo como uma "divisão de base", com uma maioria de aspirantes a lutadores) e possui sua própria storyline.

Existem outros programas como Divas (focado no dia a dia das lutadores da WWE), o WWE Main Event e o WWE Superstars que iremos falar em outra postagem.

Onde posso assistir esses programas?

Se você já não tinha vida social com o Netflix, imagine com a WWE Network - Foto: Reprodução internet

É mais fácil do que parece tanto para quem mora no Brasil ou fora dele. A própria WWE possui um serviço semelhante ao Netflix chamado de "WWE Network". Lá você pode assistir os programas ao vivo e acessar um acervo gigantesco de pay-per-views (que iremos falar logo abaixo), documentários e outros programas.

No Brasil o canal FOX Sports 2 (para quem tem TV por assinatura) exibe os programas com comentaristas brasileiros. Anota na agenda os horários:

Monday Night RAW (Ao Vivo): Segunda-feira ás 21h00
NXT Wrestling: Terça-Feira ás 18h45
WWE Vintage: Quarta-Feira ás 18h45
WWE Main Event: Quinta-feira ás 18h45
WWE SmackDown: Sexta-Feira ás 18h45

Os tão falados Pay-Per-Views da WWE!


Wrestlemania, o evento principal da WWE - Foto: Reprodução Twitter

A WWE faz vários eventos especiais (chamados de pay-per-view) ao longo do ano seguindo uma certa ordem. São eventos onde ocorrerem combates importantes e a maior parte das conquistas de título por um lutador. São eles:

Royal Rumble - Janeiro
WWE Fastlane - Fevereiro
Wrestlemania - Março
Extreme Rules - Abril
Payback - Maio
Elimination Chamber - Maio
Money in the Bank - Junho
Battleground - Julho
SummerSlam - Agosto
Night of Champions - Setembro
Survivor Series - Novembro
TLC - Dezembro

Na próxima matéria iremos falar um pouco sobre cada um deles.

Os campeões atuais


O traiçoeiro Seth Rollins, atual Campeão Mundial dos Pesos-Pesados - Foto: Reprodução internet

O principal título é o Campeonato Mundial dos Pesos-Pesados da WWE, que tem como atual campeão Seth Rollins, que derrotou o então campeão Brock Lesnar e Roman Reigns no WrestleMania 31 em 29 de março de 2015. Aqui estão os outros campeões.

WWE Campeão Intercontinental - Ryback
WWE Campeão dos Estados Unidos - John Cena
WWE Campeã das Divas - Nikki Bella
WWE Campeões de Lutas em Dupla (Tag Team) - The Prime Time Players.

Na próxima matéria, iremos falar um pouco sobre a temporada atual e os pay-per-views! Fiquem ligados em nosso site.

3 comentários

  1. Como tem campeão se as lutas são coreografadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como comentei na matéria, a maioria dos enredos são pré-determinados.

      Excluir
    2. Thales, o que o cara esqueceu de dizer é que a WWE é um seriado como qualquer outro que vc vê, como pano de fundo as lutas. Existe por trás dos bastidores toda uma equipe criativa de roteiristas que determina o enredo das tramas, as lutas é como um bom episódio de anime onde Goku finalmente enfrenta Freeza e etc. As lutas são pre-determinadas. o final da luta é acertado antes dos lutadores entrar no ringue, as vezes os próprios só descobrem que vão perder ou ganhar algumas horas antes para que assim, as famosas "farpas" entre lutadores em redes sociais e entrevistas sejam mais realistas. O que acontece no ringue até que a luta tenha o seu desfecho é puro improviso dos lutadores e ai é que está o barato de ver. Muitos acabam feridos seriamente e alguns acabam morrendo (de verdade) no ringue. Até hj muita gente ainda acredita ser uma grande descoberta explicar pra um fã de WWE que as lutas são de "mentira". Seria bom algum fã de WWE também explicar a fãs de Arrow que o seriado é de mentira, nada é real. heheheheh

      Excluir

My Instagram