10 sites brasileiros de Tokusatsu que marcaram época


Quando a internet ganhou força no Brasil os fãs de Tokusatsu começaram a migrar das revistas "Herói", "Henshin" e outras para fóruns de discussão e sites especializados do gênero.

"Tempo vai e tempo vem", alguns desses sites conseguiriam sobreviver ao longo dos anos, enquanto alguns fecharam no caminho, mas com certeza deixaram sua marca na Tokunet. O Mega Hero listou 10 sites que com certeza marcaram época, mas vale ressaltar que não estão colocados em ordem de importância.

10 - Portal Ultraman
(http://www.ultraman.com.br)


Print da tela de entrada do site em 2013 - Foto: Reprodução internet

Fundado por Silvano Pereira de Souza, ou somente Sebun (como era conhecido pelos leitores do site), o Portal Ultraman foi o pioneiro do gênero "Ultraman" no Brasil sendo fundado em 1997. O portal trazia notícias e curiosidades sobre a série além de sessões de Download e um fórum exclusivo. Infelizmente fechou as portas em 2014.

09 - Tokusatsu Tyosenshu
(http://tokusatsu.cjb.net)

Página inicial do site - Foto: Reprodução internet

Quem teve chance de acessar o "Tokusatsu Tyosenshu" com certeza tem bastante tempo na Tokunet. O site criado por Márcio Araujo (codinome Spielvan) foi o primeiro site brasileiro a englobar todo o gênero Tokusatsu. Para alguns fãs é o site com maior impacto dentro da Tokunet, visto que foi inspiração para tantos outros que vieram anos depois. Fundado em 1998, trazia um acervo de imagens dos seriados japoneses, músicas, além de fundar o primeiro fã clube virtual de Tokusatsu o Tokusatsu Brasil Club. Mesmo fora do ar, é possível acessar ele clicando aqui.

08 - Tokyo Space
(http://www.tokio-space.hpg.com.br/


Layout atual do site Tokyo Space - Foto: Reprodução internet

Motivada pelo impacto do "Tokusatsu Tyosenshu", Lilian Leo criou o Tokyo Space em 1999. Lilian foi a primeira mulher a administrar um site de Tokusatsu, esse feito só veio se repetir um pouco depois com a chegada de outro site. A administradora e fundadora do Tokyo Space (nome que é referência ao famoso Circo Show de Jaspion que foi sucesso no Brasil) passou a ser conhecida como Lady Diana e até hoje permanece na Tokunet sendo a detentora do site mais antigo no ar, porém com outro endereço de acesso.

07 - Japan 2000
(http://www.japan2000.hpg.com.br/)


Layout do site em 2006 - Foto: Reprodução internet

Assistir Tokusatsu depois da era de ouro da Manchete era difícil, por isso um Tokufã chamado Sérgio (na tokunet era conhecido como Shaider) se uniu a um grupo de amigos e criou o primeiro site de download de seriados de Tokusatsu, o Japan 2000. O processo da equipe consistia em ripar as fitas VHS e disponibilizar para os fãs que queriam assistir novamente seriados como Changeman, Maskman e Jaspion no conforto de sua casa. Pouco tempo depois, o Japan 2000 passou a vender os seriados no site. Lançado em 2000 porém fechou as portas anos atrás.

06 - Tokusen
(http://tokusen.cjb.net/)


Página do fórum "Tokusen" em 2002 - Foto: Reprodução internet

Seguindo os moldes dos pioneiros Tyosenshu e Tokyo Space, surgia também no ano 2000 o "Tokusen" administrado pela Gabriela "Benikiba". O site trazia matérias bastante completas sobre as séries japonesas e mais tarde ganhou um fórum que ficou imortalizado em uma comunidade no OrkutO projeto voltou ao ar algumas vezes, inclusive ganhando um site derivado chamado "Gamesatsu" mas depois de um tempo também ficou fora do ar. Se quiser ler um recado postado pela responsável do site, pode clicar nesse link aqui.

05 - Megasatsu
(http://www.megasatsu.com.br)

Página do Megasatsu em 2014 - Foto: Reprodução internet

Com 11 anos no ar, o Megasatsu é considerado também um dos mais antigos na Tokunet. O fundador Marcelo Maia criou o projeto que além de ser um site / revista virtual, ainda realizava encontros de Tokusatsu no Brasil. Começou no dia 01 de Agosto de 2002 e continua na ativa, porém apenas na Fan Page no Facebook.

04 - Tokufriends
(http://www.tokufriends.net)


Fórum Tokufriends atualmente - Foto: Reprodução internet

Você com certeza deve ter ouvido falar no nome "Guyferd" na Tokunet. O Tokufriends surgiu como um projeto ousado em expandir o gênero Tokusatsu nas mais diversas plataformas: Fandub, Blog, Fórum e na recém nascida rede social "Orkurt". O resultado foi um sucesso e em pouco tempo o novato site já ganhava a imponência dos seus antecessores graças a visão do seu criador Guyferd. Com menos impacto quando surgiu em 2003, o Tokufriends hoje está apenas no Facebook e no Fórum de discussão.

03 - Tokuschool
(http://www.tokuschool.com.br)


Página do Tokuschool em 2012 - Foto: Reprodução internet

Sites de download sempre chamaram atenção, mas quase nenhum teve a variedade e tamanho do extinto Tokuschool. O site foi fundado por Joel Junior "Shiryu" no ano de 2007 e foi importante para os fãs mais novos que queriam adquirir os seriados antigos e o que estava passando no Japão no momento, além de conciliar com matérias esporádicas sobre Tokusatsu. Infelizmente fechou as portas em meados de 2012.

02 - Toku Brasil / Tokusatsu.com.br
(http://www.tokusatsu.com.br)


Layout do site em 2010 - Foto: Reprodução internet

O Toku Brasil surgiu paralelamente ao Tokufriends em 2003 e graças a parceria com a produtora de eventos Yamato, logo ganhou notoriedade na Tokunet. O projeto englobava: site, rádio, fórum e salas temáticas em eventos realizados pela empresa. Continua no ar até os dias atuais com o fórum e uma página no Facebook além de promover as famosas salas temáticas.

01 - Senpuu
(http://senpuu.com.br/)

Senpuu atualmente - Foto: Reprodução internet

Em 2007, fruto de um clube de Tokusatsu em Minas Gerais nascia o site Senpuu Tokusatsu. No ar até hoje, o Senpuu traz curiosidades, bastidores das séries, assuntos relacionados a cultura japonesa e é claro a sua principal atração o "Senpuu Cast", um podcast voltado aos seriados japoneses.

Existiram vários sites de Tokusatsu aqui no Brasil e todos tiveram a sua parcela em difundir o gênero e fomentar conteúdo. Se você conhece algum site ou tem algo pra contar pra gente da sua experiência na Tokunet, deixe um comentário.

Se quiser ler mais sobre a Tokunet acesse essa matéria do Tokyo Space.

11 comentários

  1. Comecei a conhecer mais sites de toku graças ao Senpuu, e além dele vejo o tokyospace.
    E os downloads que faço do segmento estão por conta do Tokushare.

    ResponderExcluir
  2. Pô galera q bola fora não terem incluído o Nipo Heroes HP... Triste aki viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe Maretta, o eterno Mega Silver ^^ lembra de mim ? sou o Change Dragon, com certeza faltou nosso querido Nipo Heroes HP. que saudades daquele tempo, onde se era discutido de uma forma saudável, o bom e e velho tokusatsu, abraço forte meu irmão.

      Excluir
  3. Obrigado amigos pela lembrança, realmente todo o trabalho foi feito com muita vontade de fã, amamos o que fazemos sem ganhar nada por isso. O Megasatsu foi um sonho q se realizou. Grande Abraço e sucesso pra vcs!

    ResponderExcluir
  4. TokuBrasil era o centro da Tokunet, nunca que o Sempuu foi mais importante que ele. Desculpa aí!

    ResponderExcluir
  5. Sou o antigo webmaster do Sentai Portal e do Ranger Portal. Tenho muitas saudades daquela época. Adorava Tokusatsu Tyosenshu, Tokyo Space e Tokusen.

    ResponderExcluir
  6. bons tempos de TokuSchool, poxa cara, trampava, bebia, jogava e assistia, melhor época hahaha

    ResponderExcluir
  7. Bons tempos aqueles. https://herofactory.com.br/

    ResponderExcluir

My Instagram