quarta-feira, 18 de março de 2015

RetroAnime | Speed Racer


Olá galera, trago hoje mais um grande clássico para vocês. Essa série deixou muitas pessoas aficionadas pelo gênero de corridas e seu famoso lenço no pescoço que ditou moda para muita gente na época, estou falando é claro do famosíssimo Speed Racer.


Speed Racer, ele é o jovem piloto do Mach 5, um supercarro incrível projetado por seu pai "Pops" Racer (Daisuke Mifune). Speed correria rotas perigosas contra pessoas perigosas e ainda por cima com a sua "namorada" Trixie (Michi Shimura) seguindo-o kem um helicóptero e também seu irmão mais novo Spritle (Kurio) com o seu animal de estimação chimpanzé Chim-Chim (Sanpei).

Speed Racer, também conhecida como “Mach GoGoGo” é uma das séries de anime mais lembrado por várias gerações de fãs baseada em corridas de automóvel. Mach GoGoGo foi originalmente serializado na imprensa em 1958 de Shueisha Shonen Book. Foi lançado em forma de mangá pela Sun Wide Comics e, mais tarde, relançado no Japão pela Fusosha. Adaptado em anime pela Tatsunoko Productions, teve os seus 52 episódios exibidos na TV Fuji a partir de abril 1967 até março de 1968. O anime foi retransmitido na Tokyo MX em 2008.


Os capítulos selecionados do mangá foram liberados na Comics durante década de 1990, sob o título Speed Racer Classics foram liberados mais tarde pela Wildstorm Productions, uma divisão da DC Comics, como Speed Racer: The Manga Original. Em 2008, sob o título americanizado, Speed Racer, Mach GoGoGo foi republicado na íntegra nos Estados Unidos pela Digital Manga Publishing e foi lançado como um box set para comemorar o 40º aniversário da franquia, além de servir como base para o filme de 2008. Na série, o nome completo de Speed era Go Mifune, em homenagem à estrela de cinema japonês Toshiro Mifune.

O anime é notável por ser um dos primeiros anime traduzidos em Inglês para a televisão nos EUA, em 1967, após apenas Astro Boy e Kimba o Leão Branco. Foi, de longe, a série mais bem sucedida e conhecida há décadas e praticamente definiu anime na América até por volta de meados dos anos 90.

A série é tanto lembrada com carinho como insultada por muitos fãs de anime por introduzir o gênero a um público mais amplo e melhorar a sua imagem geral. O Olhar efeminado de Speed, a forma como os atores de dublagem tinham que correr através do diálogo e narração para caber em toda a cena juntamente com as longas sequências sem movimento que se combina para criar um estilo que não definia apenas ele, mas a visão de anime em geral para gerações de americanos. A própria série de televisão é um dos primeiros exemplos de animes que acabaram sendo uma franquia de sucesso nos Estados Unidos, gerando vários spinoffs tanto na imprensa escrita quanto na falada.Um desenho animado Speed Racer americano foi feito no início dos anos 90, mas não foi bem recebido.


Speed Racer foi refeito em 1997 com versões atualizadas dos personagens e veículos (ou, pelo menos, se poderia pensar), mas a aparência mais divertida de velocidade, além do anime houve uma série de comerciais para ESPN e Geico Insurance. Um dos anúncios da ESPN destacava pilotos reais da NASCAR reclamando sobre o quão difícil era para competir com Speed, e demonstraram na raça cenas reais utilizando o Mach 5; outro detalhe legal foi ter dirigentes da NASCAR tentando determinar se o Mach 5 era adequado para a corrida. (A decisão? Não, era muito poderoso. "NASA pode aceitá-la, mas não a NASCAR.")

Algumas empresas americanas se destinaram a reviver todo o título em uma nova franquia a tempo para 40º aniversário do anime. Os Wachowski lançaram uma grande versão em filme do Speed Racer, que foi recebido com entusiasmo por alguns fãs, mas não conseguiu impressionar os críticos ou se dar bem na bilheteria. Uma semana antes do lançamento do filme, a Nicktoons estreou mais uma adaptação para a TV chamada “Speed Racer: The Next Generation”, para ajudar na campanha publicitária para o filme. A segunda temporada estreou três anos mais tarde.


O mangá tem várias histórias como "O Grande Plano", "Challenge of the Masked Racer", "The Race Fire", "The Secret Engine" e "Race for Revenge" que foram adaptadas para o anime. No entanto, pequenas alterações ocorrem entre o mangá original e a série de anime, como as diferenças entre as histórias secundárias de vários personagens e lugares.

Poucos anos depois de os volumes foram liberados, Yoshida decidiu lançar sua série de mangá como um programa de anime, acrescentando parcelas adicionais. 52 episódios exibidos no Japão, cada um emulando a ação rápida do mangá.


Vamos falar um pouco sobre os personagens...

Speed Racer / Go Mifune

Ele é conhecido por seu amor pela corrida e valorização da sua família. Ele dirige o Mach 5 (bem como outros carros, como o Mach 6 no filme), e sempre consegue acabar em extremo perigo ou com seu irmão mais novo ou sua namorada Trixie. Fora da pista, ele veste uma camisa azul com uma laranja "G" (referencia ao seu primeiro nome em japonês, GO), com um colarinho branco, um lenço vermelho de corrida em volta do pescoço, calça branca, meias vermelhas, sapatos marrons e luvas amarelas. Nas corridas, ele ostenta um capacete aberto branco com um M (representando Mifune Motors) no topo. No anime, em ocasiões especiais, Speed veste um blazer vermelho com um "G" amarelo bordado nele. No filme Live-Action, ele usa uma jaqueta de corrida de couro branca sobre sua roupa clássica.

Spritle / Kurio Mifune

Speed Racer tem um irmão mais novo chamado Spritle (Kurio Mifune no original japonês e Chispita na versão latino-americana). Spritle tem um chimpanzé de estimação, que responde ao nome de Chim Chim-na versão americana (Sanpei no original japonês e Chito na versão latino-americana). Suas atitudes rebeldes muitas vezes os levam a problemas. Muitas vezes, no caminho de Speed, suas travessuras de alguma forma ajudam-no a acelerar para longe do perigo. Spritle e Chim Chim-vestir em macacões idênticos listrados.

Pops Racer / Daisuke Mifune

O pai de Speed, Pops, (Daisuke Mifune) é um ex-proprietário de carros de corrida que virou um construtor. Depois de deixar o seu trabalho em uma empresa de fabricação de automóveis da empresa, ele fundou sua própria empresa, Mifune Motors (Nos Estados Unidos, a empresa foi alterada para Racer Motors). Ele é retratado como uma pessoa cabeça quente, que é superprotetor de sua família. Seu filho mais velho, Rex (que voltaria como Racer X), fugiu. Ele veste uma camisa vermelha e um macacão de mecânico bege. Apesar de sua construção, Pops é quase inigualável em combate como ele era uma vez um lutador campeão dos pesos pesados. Suas habilidades extremas em design permitem a ele criar motores potentes, especialmente à premiada serie "Mach" (no filme), dando-lhes a capacidade de viajar em altas velocidades, enquanto sustentando o desempenho máximo. Ele é interpretado pelo ator John Goodman no filme de 2008.

Mom Racer / Aya Mifune

A mãe de Speed, Mom (originalmente Aya Mifune), é um personagem secundário na série. Ela raramente aparece no anime ou mangá, tendo o diálogo limitado. No filme Live-Action, no entanto, ela é retratada como uma figura parental encorajadora, estrelada por Susan Sarandon.

Racer X (The Masked Racer)

Pilotando o carro número 9, o "Shooting Star", é o enigmático Racer X (Fukumen Racer na versão japonesa e Corredor X na versão latino-americana). Racer X é um soldado misterioso, altruísta, solidário, e muitas vezes chocando da fortuna cuja identidade secreta é a de Rex Racer (Mifune Ken'ichi no Japão), irmão mais velho de Speed. Seis anos antes, Rex teve uma briga com Pops após Rex destruir um carro de corrida que pops havia construído. Pops havia dito Rex antes da corrida que ele não estava preparado para competir no nível de competência profissional. Faltando menos de uma volta, Rex era líder e iria cruzar a linha de chegada direto para à vitória, mas perdeu o controle do carro e destruiu-o. Pops explodiu de raiva e repreendeu Rex, e em resposta Rex se exilou, prometendo se tornar o maior piloto de carros de corrida do mundo. Em ambos Speed Racer X e no filme de 2008, acredita-se que Rex morreu naquele acidente.

Pops e Speed sempre reconheceram que Racer X era o motorista superior, e o maior piloto que já tinham visto, mas Speed prometeu derrotar Racer X. No anime, Speed frequentemente suspeitava da identidade e dos motivos de Racer X porque ele sempre sacrificava a vitória nas corridas para proteger Speed dos motoristas que tentaram prejudicá-lo. A contribuição de Racer X quase sempre levou a acelerar a vitória nas corridas, enquanto Racer X ficava em segundo lugar. Racer X sempre saiu de cena sem ser notado, recuando em sua vida secreta. O episódio "The Trick Race", mostrou aos fãs da série a identidade do Racer X.


Curiosidades & um pouco sobre os carros...

  • O nome da série, Mach GoGoGo tem um significado triplo: "Mach-go" é o nome do carro; o nome do personagem principal é Go Mifune (daí o "G" em sua camisa) que se tornou Speed Racer e finalmente ele contém a palavra Inglês, Go. Na adaptação para o americano, o Mach 5 resulta de go, é a palavra japonesa para o número 5 uma denotação para o número ou o nome de uma máquina. Além disso, GoGoGo, é usado como um efeito geral de som para japonês. Tomados em conjunto, o título do programa significa, "Mach-go, go Mifune, Go!". Na versão americana, isso se traduziria em "Go, Speed Racer, Go!" que normalmente nas corridas é dito “Ready, set, go”
  • Uma tira diária de quadrinhos Speed Racer escrita e desenhada por Mort Todd correu na New York Post 2000-2001. IGN classificou a série Speed Racer original em # 29 na sua lista “Best 100 Animated Series".
  • A série alcançou áreas além dos Estados Unidos: a volta da mesma época a série americana foi ao ar, uma adaptação latino-americana da série chamado Meteoro, exibido nas telas de TV argentinos, bem como no México, em da Televisa XHGC 5.
  • O "Mach Five" teve uma boa quantidade de itens extras como capacidades submarinas, impulsores de salto e um robô espião... Tudo que um bom aston “bond” martin possa ter.
  • O Mach 5 de Speed Racer, originalmente um carro japonês, se inspirou em carros da marca italiana Ferrari, em especial a Ferrari Dino, e na série de desenhos originais o Mach 5 exibia ruídos que se assemelhavam ao motor italiano. Dai concluiu-se ser um "Mach 5 Ferrari", implicitamente falando para não ter de fazer merchandising à marca italiana. Em toda a série apareceram vários Mach 5:
  • Mach 5-I: é o carro de Speed Racer
  • Mach 5-II: cópia criada pelo Dr. Nitecoll, ele usava um dispositivo de raios no lugar do pombo robô e podia voar como o carro voador de Scaramanga em "007 contra o Homem com a pistola de ouro".
  • Mach 5-III: o Mach 5 ao participar da Corrida Alpina era dotado de aletas (asas) retráteis que faziam com que o Mach 5 saltasse e tivesse estabilidade no voo
  • Mach 5-IV: versão de "as novas Aventuras de Speed Racer" o Mach 5 ganha laterais típicas de carro de Fórmula 1 atual e se torna um monoposto
  • Mach 5-V: na nova série de Speeed Racer, o Mach 5 ganha novo design. Lembra muito os carros italianos Ferrari e japoneses como Honda, Mitsubishi e Toyota
  • Mach 6 É usado por Speed Junior, em Speed Racer: Nova Geração.
  • No filme Speed Racer o Mach 6 tem o design dos carros da Fórmula 1 da epoca
  • Em um dos episódios clássicos do Speed Racer, Speed adapta asas sobressalentes para poder voar as montanhas perigosas quando desafiou a Equipe de Carros acrobáticos na Corrida Alpina.
  • Mach 60 era uma imitação do Mach 6
  • Vários recursos que na época da série eram fantasia no Mach 5, hoje são mais semelhantes à realidade, como os para-brisas blindados, macaco automático, controle de tração e o joystick entre os bancos que regula o espelho retrovisor externo.
  • Do visual do Mach 5, lembra muito a frente tubarão adotada nos carros de Fórmula 1 desde 1991 e muitos superesportivos como o McLaren BMW, McLaren Mercedes AMG, Ferrari F40, F50, Enzo e outros superesportivos.
  • O volante do Mach 5 lembra os volantes dos carros de Fórmula 1 onde os pilotos têm o controle de várias funções do carro como Speed faz, e até em vários carros comuns existem comandos de funções no volante facilitando o trabalho do motorista/piloto.
  • O Carro Mamute também lembra em parte os motorhomes das equipes de Fórmula 1. Lembram os ônibus multiarticulados. Bem como, Caminhões Trucados, ou ônibus articulados normalmente, os caminhões das marcas Iveco da FIAT, Volvo e Mercedes Benz e Scania da Europa e a japonesa Mitsubishi

Considerações finais...

Assistindo o clássico anime / desenhos animados Speed Racer, eu estava inicialmente me divertindo com a forma como Speed no Mach 5 conseguia executar todas aquelas acrobacias fisicamente impossíveis ... e então ocorreu-me: é assim que os meninos brincam com seus carros de brinquedo. Lembre-se? Temos utilizado para levá-los, e fazê-los voar no ar, e subir para cima de uma cadeira, e fazer flips ridículas e voltas e frenagens bruscas, o tempo todo acelerando, deslizando com sensacionais ruídos de uma verdadeira corrida. Esse é o apelo de Speed Racer, e não é impossível de ser pego em seu mundo bizarro de hiper-realismo, surreal, descomunal com fantasias sobrenaturais. É uma combinação que é tão potente hoje como era mais de quarenta anos atrás. A melhor forma de assistir Speed Racer é sempre no DVD. Eu recomendo plenamente que assistam Speed Racer - The Classic Collection.

E na próxima semana...



Você também pode gostar

0 default-disqus:

Postar um comentário