quarta-feira, 4 de março de 2015

13 Dicas para você começar sua própria coleção de hominhos.


Por Breno "arkade joe" Scafura

A postagem de hoje foi dedicada para você que adora colecionáveis, mas não sabe como começar a sua própria coleção. O texto que vos segue será uma espécie de guia prático para colecionadores iniciantes. Portanto, se você já coleciona e acha que pode contribuir com outras dicas, sinta-se a vontade para participar e expor sua opinião.

Stand Mega Hero no Bon Odori 2014
Todo colecionador tem os seus rituais. Estes rituais são como um conjunto de tradições, formalidades pessoais que envolvem o ato de colecionar. Como colecionador de hominhos, geralmente, eu costumo fotografar desde o unboxing até o momento em que coloco meus pequenos amiguinhos em seu respectivo espaço na prateleira.

Posear os hominhos para tirar fotinhos marotos
Sempre que posto as fotos que tiro em minhas redes sociais, vários amigos costumam me indagar coisas como:

Breno, onde você compra seus bonecos?

Breno, qual foi a loja que você comprou?

Breno, eles são importados?

Breno, esses bonecos são caros? Quanto eles custam mais ou menos?

Baseado em perguntas como as supracitadas, resolvi escrever este guia com as informações que julgo mais relevantes para aqueles que gostam ou têm alguma pretensão em se tornarem colecionadores de algo, seja de hominhos ou qualquer outra coisa. Gostaria de frisar mais uma vez que as dicas a seguir são de cunho pessoal. Se você tem alguma outra informação que possa ajudar aspirantes a colecionador ou colecionadores menos experientes, divida não só conosco do Mega Hero, mas também com os demais leitores.

Lego Mini Figure Homer Simpson
Dica 1: Escolha um tema para a sua coleção.

Como assim escolher um tema? Antes de mais nada, não achem que estou tentando cortar as asas de ninguém. Determinar uma linha temática para a sua coleção lhe ajuda a manter o controle sobre seus hominhos/colecionáveis. Aqueles colecionadores que tentam agarrar o mundo inteiro de uma vez sempre acabam com o bolso furado. Não deixem que o vício dominem vocês. Dominem o vício antes que ele possa tornar a sua vida numa biografia de mendigo. Colecionar não é um hobbie barato, principalmente em nosso país. A maioria das figuras requisitadas são fabricadas fora do Brasil. Com os altos impostos do governo destinados aos importados, nossos queridos hominhos acabam sendo mais valorizados em terreno nacional. Delimitar um foco lhe ajudará não só a completar uma coleção com maior facilidade, mas também manterá o seu balanço mensal positivo.

Parte da minha coleção de Cavaleiros do Zodíaco
Dica 2: Determine um valor máximo para suas compras.

Esta é mais uma dica para aqueles que costumam perder as estribeiras na hora de gastar. Como dito anteriormente, colecionar não é um hobbie barato em nosso país. Todos os meses você separa seus ”dinheiros” para as contas, os “dinheiros” do lanche das crianças, os “dinheiros” do cartão de crédito, seu maior aliado nesta aventura, e agora também os “dinheiros” dos hominhos. Controle seus gastos para não acabar tendo de vender sua coleção por falta de fundos monetários e desesperos anacrônicos fora de hora.

Dica 3: Coleções não tão caras assim.

Nas duas últimas dicas acabei dando um chá de realidade nos novos aventureiros que querem ingressar suas jornadas no universo mágico dos hominhos. Antes que você desista sem lutar, eu gostaria de dizer que existe um lugar no mundo para todo tipo de coleção ou colecionador. Se você não está disposto a gastar tanto com itens colecionáveis, existem alternativas viáveis e que podem ser igualmente satisfatórias a depender de suas finalidades para a sua coleção.

Gashapons SNK Samurai Shodown
Se você costuma prestigiar eventos que enfocam a cultura pop e sua diversidade, é muito provável que também já tenha se deparado com algumas miniaturas de personagens. As miniaturas mais populares entre os colecionadores são conhecidas por Gashapons. No Japão, muitas dessas figuras são vendidas em vending machines, como aquelas saudosas maquinas de chiclete e bolinhas “pula pula”. Além de serem mais acessíveis, os Gashapons englobam diversos espaços do universo pop. Para aqueles que não tem tanto recurso disponível para montar uma coleção ou só querem homenagear aquele personagem querido na estante, as miniaturas podem ser alternativas muito interessantes.

Gashapons Machines
Dica 4: Artesanato e Customização

Essa é uma dica direcionada para aqueles que gostam de meter a mão na massa ou preferem figuras customizadas. Existem muitos profissionais/artistas que superam em muito as expectativas em termos de qualidade e fidelidade. Em Salvador eu tive a oportunidade de conhecer o trabalho de inúmeros artesãos que dedicam suas vidas a darem vida aos sonhos dos fãs.

Hiei e Kurama Yoko feitos pelo artista baiano Gueu Lima
Independente do material utilizado pelo artista, o resultado das figuras artesanais é muito promissor. Se você está em busca de uma figura que não existe no mercado ou algo com aquele toque especial que só outro fã pode acrescentar na peça, a solução é a produção artesanal ou customização de outras figuras.

Figuras customizadas dos personagens Zarbon, Piccolo e Gogeta

Dicas 5: Se for comprar, pesquise.

Fatura do cartão paga, chegou a hora de gastar. Mas antes de sair por ai passando seu cartão de crédito a torto e a direito, faça uma boa pesquisa de mercado. Pois é meu caro leitor, hominhos não são compras de baixo grau de comprometimento. Algumas figuras chegam a custar mais de 300 reais.


Além disso, como a maioria das empresas fabricantes costumam trabalhar com lotes de unidades limitadas, algumas figuras podem acabar se tornando mais valiosas. Um exemplo clássico que trás a tona este tipo de discussão entre colecionadores é o preço do Saga Cloth Myth EX. Produzidos pela Bandai, os Cloth Myth são os exemplos de figuras mais próximas em níveis de detalhes e fidelidade para com a série Cavaleiros do Zodíaco. Além de terem seus corpos muito bem articulados, as armaduras dos cavaleiros de Kurumada recebem todo o seu brilho e graça nesta adaptação dos personagens em action figures. Em seu lançamento, o cavaleiro de gêmeos, Saga, custou em média R$ 160 (reais). Por se tratar de uma representação daquele que está entre os personagens mais cultuados de CDZ, o Cloth Myth EX do cavaleiro de gêmeos acabou sendo muito valorizado entre os colecionadores e fãs da série. Atualmente, o personagem está avaliado como um dos itens mais caros da coleção, podendo ultrapassar a barreira do oitavo sentido e alcançar incríveis R$ 1000 (reais) em barras de ouro, que valem mais do que dinheiro.

Saga Cloth Myth EX
Portanto, antes de comprar, faça uma boa busca em diferentes lojas e comunidades. A internet tornou o ato de colecionar ainda mais fácil. Abuse deste poder que lhe foi conferido. Visite diversos sites, nacionais e estrangeiros. Pergunte a outros colecionadores a cotação média de cada figura que você almeja.

Dica 6: Cuidado com lojas duvidosas.

Sempre busque lojas conhecidas por você ou por algum amigo ou conhecido. Apesar da evolução do e-commerce no Brasil e no mundo, ainda existem golpistas por ai. Algumas lojas vendem produtos danificados e muitas vezes não especificam da melhor maneira o item à venda e você pode acabar se confundindo no momento da compra, adquirindo algo que esperava ser outra coisa.

Antes de comprar verifique se a loja ainda existe e se é constantemente atualizada. Busque seus respectivos canais nas redes sociais mais ativas e tire suas dúvidas.

Dica 7: Newsletter

Para acompanhar as lojas, cadastre seu contato no sistema de Newsletter. Caso a mesma não tenha, crie o costume abrir os seus respectivos sites e redes sociais. Volta e meia você pode ser pego de surpresa com uma promoção relâmpago e conseguir um bom preço em algum item que lhe interesse.

Dica 8: Busque os melhores benefícios

Algumas lojas costumam dar benefícios aos consumidores que compram seus produtos. Seja por meio de descontos, frete incluso, promoções ou programa de fidelidade. Muitas vezes uma loja pode ter o preço mais alto, porém algum tipo de desconto ofertado pode vir a melhorar o preço do produto e deixa-lo mais em conta que o de outros concorrentes. Caso você vá comprar seu item em através de lojistas, sempre busque o fazer em lojas conhecidas ou indicadas por amigos e conhecidos.

Dica 9: Comunidades de Colecionadores

As comunidades de colecionadores são ótimos lugares para trocar informações sobre seu hobbie favorito, além de ser um local específico onde você poderá se manter atualizado e informado sobre o mercado em geral. Muitos colecionadores costumam vender suas peças em comunidades, grupos de Facebook ou fóruns. Logo, estes ambientes também podem vir a gerar bons frutos em suas coleções.

Antes de comprar qualquer item dentro de alguma comunidade, grupo ou rede social, busque por referências daquele vendedor. Apesar de não serem tão recorrentes, sempre existem pessoas tentando tirar proveito de outras, seja com preços abusivos ou atitudes de má fé. Uma boa pesquisa pode evitar uma bela de uma dor de cabeça caso você venha a comprar algum item dentro em algum tipo de comunidade de colecionadores. Alerte os outros colecionadores sobre membros índole duvidável para que as comunidades tenham ambientes ainda mais sadios.

My Figure Collection, uma rede social para colecionadores
Dica 10: Usados

O sentimento de comprar uma figura usada não é exatamente o mesmo de conseguir uma peça totalmente lacrada. O ritual de abrir uma caixa, um blister e sentir aquele cheirinho de plástico novo é impagável. Porém, nem sempre é possível adquirir uma figura 100% nova. Seja por conta de raridade, antiguidade ou até valor monetário (obviamente as figuras usadas tendem a ser mais baratas). Por conta dessas de outras razões, uma vez ou outra você acabará tendo de optar por um hominho usado.

Não existe coisa mais gostosa no mundo do que abrir um blister lacrado
Não a mau algum ter uma coleção com figuras usadas. Como já foi mencionado, colecionadores costumam se desfazer de algumas figuras. Mais uma vez deixo meu alerta caso seja de seu interesse comprar na mão de terceiros e não de lojas autorizadas. Procure o máximo de informações possíveis sobre o vendedor e o produto. Nunca feixe uma negociação caso se sinta pressionado ou quando surja alguma dúvida referente a genuinidade das palavras do vendedor .

Dica 11: Aviso aos importadores

Caso você opte por importar tenha em vista que grandes pedidos tem maior chance de serem tachados. Segundo a lei, apenas as compras internacionais com valor abaixo de R$ 100 (reais) não podem ser tributadas. Portanto, fique atento ao valor total de suas compras para não correr o risco de pagar praticamente o mesmo valor do que produtos vendidos em solo brasileiro.

Dica 12: NUNCA PERCA UMA PRÉ-VENDA!!11!1!!ONZE!!

O título é autoexplicativo. As pré-vendas são uma das melhores formas de se obter hominhos por ótimos preços. Mesmo assim não se esqueça de trocar um papo com outros colecionadores sobre o lote em questão e também pesquisar as melhores possibilidades no que tange ao preço vendido pelos lojistas nacionais e internacionais.

Dica 13: Fique atento aos lotes nacionais.

Algumas empresas trazem os produtos fabricados do exterior para o Brasil. No caso dos hominhos, a mais expressiva no segmento é a Piziitoys. Geralmente os preços dos primeiros lotes são deveras interessantes. Cabe a cada um pesar o que vale mais, esperar uma pré-venda de lote nacional ou tentar importar uma figura correndo o risco de ser taxado.

Dica 14: Links interessantes

www.myfigurecollection.com: Rede social de colecionadores onde você pode encontrar outros adeptos do hobbie, vender e comprar novas figuras.

http://www.amiami.com: Melhor loja para aqueles que buscam importar figuras em troca de ótimos preços. Gosto muito da loja, mas as encomendas costumam dar um chá de cadeira para nossas expectativas.

https://www.nippon-yasan.com: Loja japonesa de importados para aqueles que preferem fazer suas compras no exterior.

http://www.piziitoys.com.br: Site da Piziitoys para vocês que querem ficar por dentro dos lotes nacionais que estão por vir

www.lafcolecionaveis.com.br: Além de ser parceira do Mega Hero, a LAF fornece frete grátis para todo o nordeste. Eu costumo comprar muito com a LAF, além de terem preços muito bons e uma diversidade de produtos, o atendimento da equipe da loja é impecável.

https://www.facebook.com/groups/591749497509601: Grupo de Colecionadores da Bahia. Entre para conversar um pouco sobre colecionáveis e fazer novos amigos.

https://www.facebook.com/gueu.lima: Este link dará no Perfil de Gueu, um artista baiano que produz figuras artesanais de alta qualidade.

https://www.facebook.com/artesembiscuitecamisas: Esta é a fanpage de outra artista de Baiana, especializada em caricaturas. Se você tem vontade de se transformar em um hominho, entre em contato com os administradores da página.

Você também pode gostar

0 default-disqus:

Postar um comentário