quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Universo Compacto | 20 realidades que gostaríamos de ver no Multiverso DC - Parte 2


Em nossa primeira parte da seleção de universosparalelos que gostaríamos de rever no atual Multiverso da DC, tivemos os personagens da America Best Comics de Alan Moore, He-Man e os Mestres do Universo, os heróis da Wildstorm e do Dakotaverso, além de versões alternativas dos grandes personagens da DC como o visual noir do First Wave, os apocalípticos Super-Seven, dentre outros.

Na segunda e última parte, trarei aqui mais 10 realidades paralelas que, segundo a minha opinião, seriam ótimas aquisições na atual cronologia da editora e berço de histórias marcantes nestes 80 anos de existência da Detective Comics.

10) SJA: A Era de Ouro


Minissérie criada por James Robinson, Era de Ouro retrata um mundo onde os heróis da década de 40, formados por personagens da Sociedade da Justiça da América e o Esquadrão Vitorioso, se aposentaram após a Segunda Guerra Mundial e vivem problemas pessoais que vão desde a perseguição do governo americano ao vício em drogas e o temor do uso da energia atômica. Paralelo a isso, o estranho comportamento de um velho companheiro dos vigilantes revela a sombra de um inimigo poderoso dos tempos da Grande Guerra.

Mesmo com um ambiente que lembra bastante o mundo de Nova Fronteira (que hoje é apresentado como uma das terras oficiais) e também da Terra-2 original, a Era de Ouro traz um ambiente rico em dramaticidade e com resgate a personagens que acabaram sendo esquecidos pela DC durante a Era de Ouro e de Prata.



Entretanto, diferente das obras citadas, a falta de versões do Superman, Batman, Aquaman e Arqueiro Verde levam o protagonismo para outros heróis marcantes como Jay Garrick, Alan Scott, Homem-Hora e Doutor Meia-Noite, que aqui aparecem na sua forma original, diferente do que é mostrado na minissérie Dossiê Liberdade, onde os personagens são uma força secreta de espionagem. 

09) Superamigos


Clássica animação dos anos 70 e 80, Superamigos é também uma série que ficou no imaginário coletivo de muitos admiradores dos heróis da DC Comics. Conceitos como a Sala da Justiça e a Legião do Mal ficaram eternizados através dessa animação, que também trouxe personagens novos e fidelizou tantos outros já existentes em aventuras simples para todos os públicos.

Em meio a tramas complexas e com abordagens que variam entre futuros apocalípticos ou distopias, um cenário simples e saudosista também teria o seu espaço na grande multiversidade. Misto entre cartoon e HQ da Era de Prata, este mundo conseguiria resgatar um valor de heroísmo a muito já perdido nas revistas da cronologia principal da editora.


 Além disso, para muitos fás seria ótimo rever protagonistas originais da franquia, como os Super-Gêmeos, Chefe Apache, Vulcão Negro, El Dorado e Samurai.

08) Terra-2 Original



Mundo original das primeiras histórias da DC nos anos 40, a Terra-2 original voltou aos holofotes na Era de Prata e se mostrou como um mundo onde a cronologia seguiu adiante com o surgimento de novos personagens, que passaram a protagonizar as aventuras ao lado da primeira geração de vigilantes encapuzados.

Mesmo com que a recente cronologia também tenha a sua versão da Terra-2, não seria de todo mal o retorno de um universo que foi a base para tudo que a Detective Comics criou nos seus 80 anos de existência.



Além da Sociedade da Justiça original, também teríamos o retorno da Corporação Infinito, equipe formada por muitos personagens interessantes como a Caçadora, Poderosa, Jade e Nukleon, todos sucessores que levam adiante os ideais dos super-heróis da Era de Ouro.

07) Flashpoint



Realidade paralela criada na minissérie Ponto de Ignição, o universo onde a falta de um Flash acabou por mudar toda o cenário mundial é uma grande ideia que não pode ser esquecida tão facilmente.

Neste ambiente, amazonas e atlantes estão em constante guerra e assustam o mundo com suas investidas. Além disso, personagens como Superman e Batman estão realocados de suas origens, com mudanças significativas que criam tramas paralelas ricas em imaginação e com muito poder de fascinar tanto o público já existente quanto os novos leitores.


Pensado originalmente como a base para o reboot ocorrido na DC, esta dimensão já foi citada como uma das possíveis 52 terras presentes após a reformulação. Entretanto, sem aparecer no guia lançado em Multiversity, é esperado que ela possa formar um dos sete mundos secretos que aparecem na trama escrita por Grant Morrison.

06) O Prego



Outra grande minissérie que marcou muitos leitores, este é um mundo onde apenas um prego foi o responsável por uma mudança drástica em todo o planeta. Por conta de um pneu furado, os Kent nunca acharam o bebê Kal-El em sua nave, e com isso o mundo nunca teve um Superman.

Com isso, no presente, a Liga da Justiça vive um clima de desconfiança com a humanidade, já que Lex Luthor, prefeito de Metrópolis, cria uma campanha contra os super-heróis e seus métodos questionáveis. Além disso, alguns vigilantes estão desaparecidos e uma grande conspiração parece colocar o governo norte-americano no centro de tudo.



O Prego é conhecida como uma das melhores histórias alternativas da DC e realmente fascina pela caminho alternativo ao qual aborda, fazendo com que o seu final seja surpreendente e rendendo uma continuação – chamada O Outro Prego – onde percebemos que o potencial criativo na trama consegue render muito mais do que foi apresentado. 


05) DC Um Milhão


No longínquo século 853, o homem colonizou todo o sistema solar e vive uma verdadeira era de maravilhas. Regidos por um Supersol, lar do já lendário Superman original, os habitantes dessa gloriosa era tem como protetores principais a Legião da Justiça Alpha, equipe formada por versões futuristas de heróis clássicos do presente e que protegem os planetas da região.

Mesmo em um mundo onde extensas populações são divididas entre diferentes dimensões e a velocidade do conhecimento é a principal moeda vigente, inimigos perigosos como Solaris, o sol tirano, e o imortal Vandal Savage atormentam os numerosos heróis em artimanhas épicas e aventuras que ultrapassam tempo e espaço.

Criado para a saga DC Um Milhão, a galáxia do século 853 foi uma grande fonte de personagens e de conceitos para o universo DC na década de 90. Com diversas revistas que abordavam diferentes versões de heróis já conhecidos dos leitores, fomos levados para um completo mundo de maravilhas em que as histórias ultrapassavam o limite da razão cientifica e das leis do espaço-tempo.


Ter uma realidade para este mundo seria uma grande vitória para os fãs da DC, pois traria de volta heróis que davam um novo visual para antigos conceitos já conhecidos dos leitores da editora em um cenário rico para muitas e muitas tramas a serem criadas. 

04) Justiça Jovem


Serie de animação criada em 2011, Justiça Jovem nos mostra um grupo de jovens poderosos que se unem para proteger o mundo a sua maneira. Mesmo sob a supervisão da Liga da Justiça, personagens como Superboy, Miss Marte, Aqualad, Kid Flash e Robin demonstram a cada momento o seu valor único em meio aos seus “mestres”, conquistando um lugar próprio no mundo dos super-heróis.

Originalmente feita para as telas e com sua conclusão em um game, Justiça Jovem foi um sucesso de público e até foi cogitado para se tornar uma das terras do Multiverso DC. Entretanto, após a confirmação das realidades vigentes na série Multiversity, o mundo onde os jovens aprendizes se tornam protagonistas de luxo parece ter ficado de fora, restando apenas a possibilidade de estar entre as sete dimensões ainda não confirmadas.



Além do apelo midiático e seu grande número de fãs, essa realidade é focada em uma nova geração de personagens que quase sempre estão de protagonistas dos grandes heróis da DC na cronologia principal. Aqui, Superman, Batman e outros ícones dos quadrinhos deixam que os seus ajudantes sejam as grandes peças de mudança e liberem espaço para que uma nova geração de encapuzados como Mutano, Besouro Azul e Batgirl.

03) Injustice


Após a morte de Lois Lane pelas mãos do Coringa, o Superman se tornou um tirano e dominou o mundo com mão-de-ferro. Mesmo com outros heróis como seus aliados, o kryptoniano tem a oposição de outros vigilantes comandados pelo Batman, que não medirá esforços para deter o seu ex-amigo.

Baseado no jogo de vídeo game Injustice: Gods Among Us, esta realidade até hoje rende uma série em quadrinhos que tem o seu público cativo e que já se tornou parte da história da editora.


Diferente das outras propostas, o mundo de Injustice ser integrado ao Multiverso só seria uma formalidade para o atual imaginário coletivo dos aficionados por quadrinhos que vem acompanhando a série. E seria muito interessante ver, por exemplo, os personagens desse mundo interagindo com as versões do Reino do Amanhã ou da Terra-0.

02) Astro City


Astro City é um local único em seu mundo. Nesta cidade, maravilhas superpoderosas protegem os seus habitantes desde os primeiros anos do século XX, também vivendo os seus dilemas pessoais e se mostrando tão humanos quanto aqueles que apenas observam este mundo único.

Criada por Kurt Busiek, a série é uma referência a todo universo dos quadrinhos de super-heróis, com claras analogias para personagens como Superman, Batman, Quarteto Fantástico e tantos outros. Entretanto, mesmo com uma base tão evidente e famosa, estes protagonistas carregam uma boa dose de autenticidade e se legitimam pelo que são e não apenas por serem homenagens de outrem.


Astro City retornou aos holofotes com uma nova série mensal e poderia ir além com uma coerente inclusão no Multiverso. Personagens como o Samaritano e a Grande Família enriqueceriam bastante a cronologia maior da editora e criariam bons encontros com suas fontes originais.  

01) Terra-0 (pré-novos 52)


Como um leitor assíduo da DC Comics nos últimos 20 anos, era impossível não pensar que o material feito anteriormente aos Novos 52 não merece um espaço nesta nova continuidade.

Sem negar a importância do que vem sendo feito atualmente, e até legitimando que esta é a realidade principal da editora, ter o universo vigente anterior como uma importante dimensão alternativa acrescentaria muito ao que vem sendo produzido e também respeitaria tudo que foi criado nos últimos 80 anos. Sim, pois mesmo com uma reformulação ocorrida após Crise nas Infinitas Terras, existiu a reintegração de tudo aquilo que foi criado na Era de Prata com o advento da Crise Infinita, unificando todo o contexto original da DC Comics.


Com isso, chegamos ao fim da lista de mundos alternativos da DC que gostaríamos de ver no novo Multiverso. No fundo, este foi apenas um exercício de catalogação que rendeu boas memórias e fez muitas ideias de sucesso da editora voltarem à tona.

E então? Alguma história alternativa ou universo paralelo faltou por aqui e você gostaria de rever? Acha que ele teria o seu espaço na Multiversidade? Então, deixe seu comentário e fale dela ou daquelas que apareçam por aqui e se destacaram. 


Você também pode gostar

2 comentários:

  1. COMO EU TINHA COMENTADO ANTERIORMENTE TUDO SE APROVEITA !
    _____"SJA:ERA DE OURO "____sim vc mesmo disse no post terra 21.pra ela!
    _____"SUPERAMIGOS"____NÃO É O IDEAL ! porém para manter no multiverso a terra hanna barbera : terra 47.E Aproveite e põe os caras dos personagens da hanna barbera. E os do looney tunnes na terra do capitão cenoura ha ha seria epico!
    _____TERRA 2____A CLÁSSICA E UNICA SIM ! essa merece sem tirar nem pôr com certeza merece uma terra só pra ela . terra (46 ou 49).
    _____"FLASHPOINT"____sim uma pra ele vai mais tem que ser num alinhamento no mapa ruim tipo terra (24 ou 26).
    _____"O PREGO "___Também vai! mais com aquele mesmo problema da terra ABC que que eu falei antes no outro post uma realidade de realidades .
    _____"YOUNG JUSTICE "___terra 16 comporta bem essa realidade sim a terra dos filhos losers dos heróis.
    _____"ASTRO CITY "____MERECE UMA TERRA SIM NÃO SEI QUAL
    _____TERRA 0("terra 1" que vc quis dizer já que a" terra 0" pré crise e pós crise final é a terra Bizarro ;] ) sim essa merece com certeza um lugar nessa diversidade de universos . sim e sim .
    Não pode ser deixada de lado .sugestão:terra( 46 ou 49).ESSA seria a terra também da "DC 1 X 10^7", "LJA 3000 " .
    excelente post parabéns . (Y) (Y)(Y)(Y)(Y)(Y)(Y)Y)(Y)(Y) .

    ResponderExcluir
  2. Como já gastei todas as terras nos comentários anteriores (menos "INJUSTICE"que eu acho fod d+ mais por que acabou as terras mais eu colocaria na terra 37) eu gastei as 7 :
    "MILESTONE"
    "WILDSTORM"
    "TERRA 2 original"
    "TERRA 1 OU 0 original"
    "ANOS 90 DC "
    "FLASHPOINT"
    "ASTROCITY"
    "AMERICA BEST COMICS (continuidade principal)"
    Com algumas mudanças sensíveis nas terras elseworlds pra caber tudo .
    ___DEIXOU DE FORA ___
    * TERRA CAVALEIRO DAS TREVAS ("frank miller ")Passado da terra 7 ficaria muito mais belo com essa continuidade .
    *BATMAN BRAVE AND BOLD (desenho)
    * BATMAN os filmes de tim burton e de joel shumacher
    *SUPERMAN filmes igualmente
    * NOVO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DC (que possivelmente estará no mapa $)
    *QUINTA DIMENSÃO
    *acho que as terras deveriam voltar com o conceito de hipertempo .
    POST LEGAL PARABÉNS

    ResponderExcluir