terça-feira, 11 de março de 2014

Live & Drama #01 | O que é Dorama? Conhecendo o Drama Asiático


Olá, pequeninos! Como estão? E as férias, aproveitaram bastante? Tio Kuran está abordo neste grande mar de aventuras e revisões, sobre o que mais? DRAMA, ou como todos conhecem Doramas! Sou o novo redator de reviews de dramas então tenham paciência comigo. Desde muito tempo, assisto dramas, tanto coreanos, quanto japoneses. Então creio eu que poderei dar BASTANTES dicas sobre os mesmos. Vamos lá!.

Tio kuran, o que é Dorama?

Vejamos! Dorama/Drama, vendo de um pequeno sufixo inglês (Drama ), que ao passar para o Japonês, ficou "Dorama", devido as funções de uso de Katakana/Hiragana. Logo, Dorama para muitas pessoas, não passa de uma pequena série da televisão japonesa onde, um casal de adolescentes é globalizado por todos. Por exemplo, garota A, apaixonada pelo rapaz B, que nunca deu bola para a mesma, e no decorrer acabam se apaixonando e fim! NÃO, isto está completamente errado! Isto não é malhação, ou tão pouco novela, de enredo fraco.

Dorama/Drama é uma pequena novela/série em que se baseia no dia-a-dia, dos estudantes asiáticos, demonstrando o quão difícil é a vida de um estudante em sua adolescência. Romance, preconceito, bulliyng e igualdade. São conceitos centrados na maioria dos Dramas mais conhecidos, como “1 litro de lágrimas / Ichi rittoru no namida”, é um J-Drama, ou seja, um Drama Japonês. Relata a história de Aya, uma garota de 15 anos que ao decorrer da história descobre que tem uma doença incurável, uma doença que atinge o cerebelo, e faz com que perca os movimentos de sua perna. O enredo é realmente lindo e as cenas com sua família são de, literalmente, chorar um litro de lágrimas. E para dar término a pergunta central, deixamos uma pequena frase, que Aya escreveu em seu diário antes de falecer, "O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais".

J-Drama - 1 litro de lágrimas / Ichi rittoru no namida
Tio kuran, quais são as definições dos Doramas? E qual a diferença?

As definições de Doramas, são:

J-Drama: Dramas Japoneses, não são tão diferentes dos dramas coreanos, porém pode-se reparar que em partes, os dramas japoneses são mais liberais em respeito a beijos, ou até mesmo afeições de amor, como abraços, carinho ou romances secretos. Até mesmo um abraço sobre uma ponte, ou um beijo na chuva, pode se encontrar em romances japoneses, o que em dramas coreanos, é algo muito raro de se encontrar.

K-Drama: Dramas coreanos, geralmente são Dramas com mais inocência, é raro você assistir um Drama coreano, e ver logo de início um beijo ou grandes demonstrações de afetos em público entre os casais. O drama é centralizado com capricho e pureza, claro que não vamos generalizar isso a todos os dramas que procuremos. Porém, a maioria dos dramas centraliza o ' fofo ' ao extremo, até mesmo em qualquer drama de ação ou suspense.

TW-Drama: Dramas Taiwaneses/Tailandeses são dramas onde você pode não gostar muito, ou pode! Pode-se achar de TUDO. Um pouco “escandalizado” ou “ ameaçador ", para quem não está acostumado, pois é muito explícito, assim como estamos acostumados com as novelas brasileiras.

Qual dorama você nos indicaria? Qual seu estilo de dorama favorito?

Bom, respondendo a segunda pergunta, eu não tenho um “estilo” de drama preferido, mas particularmente, eu prefiro os japoneses, pois tem muito drama entre casais, e as afeições são mais praticadas com ternura e vontade. Não que nos outros gêneros não tenham, mas esse é o meu ponto de vista, claro!

Hm, indicar algo? Bom, eu indicaria um Drama chamado STAND UP! Não, não é nenhum programa de televisão americana, de comédia ou nada do gênero. Realmente é um Drama japonês, onde relata a vida de quatro estudantes no auge de seus 15 e 17 anos, fazendo de tudo um pouco para perder sua virgindade a todo custo. Nas férias de verão, uma amizade antiga é reconectada a eles, Owada Chie (Suzuki Anne ), retornou ao bairro deles para mora com seus pais, no entanto a mesma guarda uma paixão secreta por um amigo de infância, Asai Shouhei (Ninomiya Kazunari), um garoto que está louco para perder sua virgindade como todo garoto adolescente e o mesmo é vidrado em jogos e internet. Porém ele nunca reparou nessa paixão tão estampada na cara de sua amiga, fazendo com que, assim, não note o quão apaixonado ele é por Chie. Desta forma o drama tem o contexto chave, sobre a história destes quatro estudantes, e sua melhor amiga Chie. Porém, a temática vai muito além disto, demonstrando o quanto o valor da amizade é necessário em momentos cruciais da vida, como também demonstra o bulliyng que a personagem principal sofre por ser um tanto “esquisita”, mostra com clareza a dificuldade dos adolescentes se relacionarem com a própria família, a diversidade da pressão psicológica na escola, a hipocrisia dos adultos, as complicações da vida de cada um e muito mais.

J-Drama - STAND UP! / スタンドアップ
O drama consiste em base de 11 episódios, mostrando em cada um a diversidade de personalidades e a mudança de Chie, entre os aspectos. O elenco é baseado nos cinco personagens principais:

Shohei Asai (Sho-chan ): É o protagonista do drama, na maioria dos episódios seus pensamentos são expressados com uma narração, engraçada e bastante intrigante. Interpretado por Kazunari Nimoniya.

Kengo Iwasaki (Kenken): É o nerd do grupo, o mesmo consegue decifrar qual é o horário que todos os trens passam em sua cidade, e até mesmo no subúrbio. Kenken é o único do grupo que, no início da série, tem uma amiga. Interpretado por Tomohisa Yamashita.

Koji Enami (KO-kun): O famoso ás do time de futebol de sua escola. Apaixonado por esportes, porém seu ponto fraco é conversar com as meninas, dizem que sempre que alguma garota pede para sair com ele, ele resmunga algo e acaba dando uma desculpa esfarrapada, por sua vergonha ser tão grande. Interpretado por Shun Oguri.

Hayato Udagawa (Udayan): É membro da banda colegial, ele é o único do seu grupo, que sofre bulliyng do grupo de colegial onde quatro garotas se denominam " amazonas ". Interpretado por Hiroki Narimiya.

Chie Owada (Chie-chan): A princesa da infância dos quatro garotos. Chie, há 11 anos atrás teve que se mudar inesperadamente com seus pais. Sem quase nenhum contato estabelecido com seus amigos, ao retornar para Shinagawa, uma parte comercial de Tóquio, encontra com seus quatro amigos de infância, fazendo assim, sua paixão por Shouhei florescer novamente. Interpretada por Anne Suzuki.

O dorama foi lançado em 04, de julho de 2003, com lançamento para DVD em 18 de setembro de 2003. Cada episódio tem em cerca de 45 à 50 minutos. A criadora original da obra é Arisa Kaneko. Lançado pela Tokyo Broadcasting System (TBS TV).

Bônus

Maior parte do elenco de “STAND UP!”, são reconhecidos por seus méritos bem antes do drama. Tomohisa Yamashita, que interpreta o jovem Kengo (KenKen), é um ex membro e líder popular do grupo J-pop NEWS.

Tomohisa Yamashita
Kazunari Ninomiya, que interpreta Shouhei (Sho-kun), é membro da banda de J-pop Arashi. O mesmo foi quem cantou a música do drama.

Kazunari Ninomiya
Hiroki Narimiya, que interpreta Hayato, Shun Oguri , que interpreta Koji, ambos têm participações com Jun Matsumoto (outro membro da banda Arashi), em outros famosos dramas japoneses; Hiroki Narimiya e Shun Oguri em Gokusen, Hana Yori Dango , Hana Yori Dango Returns e Smile.

Hiroki Narimiya e Shun Ogori
Fiquei sabendo que existem jogos de Dorama/Drama, é verdade?

Sim! Existem muitos jogos classificados como Drama/Dorama. Mas, são mais reconhecidos como Novel. O que é isto? Bom, jogos com o conceito de Drama são considerados aqueles pequenos jogos, onde você é uma garota, que tem que conquistar o coração de 6 garotos, que são os principais do jogo; Vou dar um exemplo como, Diabolik Lovers, uma pequena Novel, onde a principal Yui Komori, é enviada para uma mansão onde encontra 6 irmãos, que não aparentam nada humanos, e seu destino é escolher um deles, para se casar, e se tornar a noiva de um deles, para dar continuidade a seu clã. Porém, tudo foge do controle e descobrem que na verdade Yui tem parte do sangue da mãe de um dos meninos. Com base neste jogo, temos também o famoso Amnésia, onde uma garota cujo apelido é "Heroine", tem sua memória estilhaçada, e precisa recuperá-la com a ajuda de 5 garotos, cada deles possuindo um apelido como: Copas, Espadas, Paus, Ouro e o Coringa. Dependendo de qual opção for escolhida, a relação do jogador com cada personagem é diferente! Geralmente jogos com o conceito Novel/Drama, são chamados de Otome game, algo que hoje em dia está em alta no Japão.

Novel/Drama - Diabolik Lovers / ディアボリックラヴァーズ
Novel/Drama - Amnésia / アムネシア

Agradeço pela atenção de todos vocês! Espero que no próximo review contemos com mais uma matéria tão divertida e satisfatória, não? Pois estou preparando algo bem divertido para nós. Para mais informações sobre dramas,e a cultura asiática. Sigam: @4M_TioKuran.

Beijos, até a próxima!

Você também pode gostar

0 default-disqus:

Postar um comentário