Cosplay #46 | Usando pancake sem mistério


Olá pessoas! Tomei um susto quando vi que a minha  última coluna cosplay já tem mais de um mês de escrita! Mil perdões, mas final de semestre de faculdade é um pouco apertado, acredito que muitos de vocês me entendem. Mas finalmente estou de férias e voltarei a escrever semanalmente, está me fazendo falta!

Essa semana eu resolvi trazer mais um tutorial já que os leitores do Mega Hero têm passado uma resposta positiva com relação aos meus tutoriais. Eu que fico de olho dos grupos nas redes sociais vi que muitas pessoas têm dúvidas quando precisam pintar o rosto de um personagem e ficam perdidos com relação a que material usar ou que marca usar.

Hoje vou falar um pouco sobre os amigos Pancakes, mas que muitas vezes se tornam inimigos, pois o cosplayer não sabe como usá-los. O Pancake é como se fosse um pó compacto, podem ser usados nas cores das peles naturais ou em cores varias. Como geralmente recorremos a eles quando precisamos de um tom de pele diferente do nosso, vou falar sobre os pancakes coloridos.

A aplicação do pancake é bastante simples, basta ter paciência na hora da aplicação. Você precisa somente de uma esponja para maquiagem e água. Para aplicar é só umedecer a esponja, passar no pancake e aplicar na pele, para uma aplicação perfeita no final é necessário que as camadas sequem entra cada aplicação.

O pancake, quando de boa qualidade, possui uma cobertura melhor do que uma base. Muitos o chamam de "argamassa" por que a sua cobertura é realmente eficiente. Vou focar a matéria nas 4 marcas que encontramos com mais facilidade aqui no Brasil, achei melhor desse jeito do que trazer marcas que não encontramos no nosso mercado.

Pintando a Cara


Se vocês acompanharam os meus últimos tutoriais devem ter percebido que eu já usei alguns produtos dessa linha que são muito bons, mas infelizmente o pancake dessa linha é o pior dos 4. A cobertura é mínima a cada camada aplicada se perde pigmento da camada anterior. Ou seja, quando você vai aplicar a segunda camada, acaba danificando a primeira, e isso não é nada bom para a maquiagem e para a paciência do cosplayer.


Para demonstrar a aplicação de cada marca fiz fotos de 3 camadas de cada para vocês verem a cobertura. Não dei nenhum tratamento nas fotos, pois queria que vocês visualizassem como fica naturalmente. Para mim 3 camadas são ideais para cobrir o rosto, se o pancake não cobre com essas camadas, é muito provável que sobrepor mais camadas não vá funcionar. Além disso, para quem é de Salvador, quanto menos camada melhor, precisamos respirar.

Como vocês podem perceber a primeira camada do Pintando a Cara mal cobre o rosto e, nas outras camadas, principalmente na terceira, se observarem com cuidado ainda se pode ver partes da pele. Se você procura uma cobertura que deixe o rosto totalmente branco, essa não é a melhor opção.

Uma crítica ao produto, como o fundo da embalagem é de metal, um dos que eu tive enferrujou o fundo e passou para o produto, mais um motivo para hoje eu não consumir mais o produto. Além de esse pancake ter um cheiro não muito agradável.

Média de preço: 10,00

Colombina


A Colombina foi o meu primeiro contato com pancake, apesar de não ser perfeito, já possui uma cobertura bem melhor do que o da Pintando a Cara. É um pancake que pode ser encontrado na maioria das lojas de maquiagem, a Colombina é uma marca bem popular e possui vários produtos interessantes como batons coloridos para completar os looks.

Ele também possui o mesmo problema do primeiro que é tirar um pouco da camada anterior durante a aplicação das camada, mas não é tanto quando o Pintando a Cara. Hoje eu uso esse pancake quando não quero um resultado perfeito, quando o cosplay não pede um rosto totalmente branco como, por exemplo, no cosplay do Coringa do Heath Ledger, que a maquiagem é toda cheia de "falhas" na pintura.


Para quem não quer investir muito dinheiro na maquiagem, é uma boa opção por oferecer uma cobertura final aceitável e que atende uma necessidade básica do cosplayer. Recomendo para quem quer testar ou realmente não quiser pagar mais caro por outro produto.

A Colombina ainda tem uma vantagem, além do pancake branco, a marca ainda possui outras opções de cores de pancake.

Média de preço: 18,90

Exemplo de uso do Pancake da Columbina

Catharine Hill



Conheci a Catharine Hill depois de ter tido experiências com os dois primeiros. É uma marca que considero bastante superior às duas marcas apresentadas acima, sua cobertura é eficiente e dá um resultado completamente branco.

A aplicação entre camadas também é melhor, com três camadas o resultado é obtido e a camada debaixo não perde cor quando se está colocando a próxima camada. Tem um cheiro muito bom e a embalagem é bastante prática e permite que você visualize a cor do pancake, caso você tenha muitas cores!


Como vocês podem ver a cobertura já fica muito mais branca, principalmente nas fotos! Se você precisa ficar branco que nem papel, a Catharine Hill dá um resultado muito bom!

Só tenho dois pontos negativos para esta marca, o primeiro deles é uma pequena dificuldade do pó sair na esponja para ser aplicado e a dificuldade de encontrá-lo no mercado. Não são todas as lojas que vendem Catharine Hill, é preciso procurar algum local que tenha fornecedor e, com certeza, se você encontrar esse local vai encontrar também vários outros produtos maravilhosos da marca, pois eles trabalham com maquiagem artística profissional!

Para quem mora em São Paulo eu sei que na Liberdade vende e para quem é de Salvador, a loja Mokita, localizada no comércio, também vende.

Média de preço: 40,40

Cosplayer usando Pancake da Catharine Hill
Payot


Vou confessar logo a minha paixão por esse pancake! Ele é de longe o melhor que já usei. A cobertura é tão boa quanto a da Catharine Hill, mas com uma diferença que pode ter sido por causa do meu tipo de pele, um senti que a minha pele respirou melhor com o da Payot, a maquiagem não cobriu os meus poros e, por isso, ela é a minha preferida, é muito confortável de usar.

Nesse ponto, se você procura qualidade, recomendo experimentar os dois e ver qual funciona melhor no seu tipo de pele, mas se fosse para eu recomendar um dos 4, com certeza seria este da Payot. Não se se é porque eu gosto tanto dele que acho que a cobertura ainda é um pouco melhor que a Catharine Hill.


Ainda não encontrei um ponto negativo no produto, o cheiro é muito bom, a cobertura perfeita, ele deixa a sua pele branquinha como uma tela para você brinca usando vários produtos para construir o seu personagem e ainda rende!

Eu tenho nas cores branca e preto, a cobertura é perfeita e já na segunda camada a cobertura já fica muito boa, uso a terceira só para finalizar. A Payot tem produtos excelentes, se você já conhece algum outro produto e gosta, pode comprar sem medo. Ele vale cada centavo! 

Média de preço: 58,30

Cosplayer usando pancake Payot
Eu sei que os últimos dois pancakes dão uma subida de preço legal, mas acho que cada marca tem o preço equivalente à sua qualidade e eficiência. Se você procura um resultado como o da última foto, vale a pena ter um produto melhor.

Caso você more em um local muito quente pode finalizar a maquiagem com um spray fixador, que fará com que a maquiagem dure mais tempo no rosto. Tem que evitar passar a mão no rosto ou encostra em lugares, sua maquiagem vai ficar preservada desse jeito.

Por experiência própria, na ultima foto que eu estou de Coringa eu usei o cosplay aqui em Salvador duas vezes e a minha maquiagem ficou intacta sem o spray, mas se você sua muito, recomendo o uso do produto juntamente com o pancake, é mais seguro!

Bem, é isso! Espero que esse tutorial tenha sido útil para vocês e que vocês procurem o produto que vai servir melhor ao propósito de cada um! Se tiverem dúvidas ou conhecerem outros produtos mandem para mim nos comentários ou lá na minha página. Adoro conhecer coisas novas e falar de cosplay!

Não se esqueçam de curtir a página do Mega Hero no Facebook e seguir o nosso twitter @MegaHeroOficial!

Para maiores informações sobre a coluna cosplay, sugestões, novidades ou se quiserem bater um papo sobre cosplay é só me mandar um tweet @marshmalloworld ou curtir a minha página Ana Luiza Cosplay no Facebook e tirar qualquer dúvida por lá!

Let’s Cosplay!

6 comentários

  1. Muito legal as suas dicas, mas água morna tira o pancake? Queria um opção mais barata pra remover a maquiagem

    ResponderExcluir
  2. Onde posso comprar o da payot eu já usei é realmente é muito bom mais queria um lugar para comprar me ajudaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Onde posso comprar o da payot eu já usei é realmente é muito bom mais queria um lugar para comprar me ajudaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda. Me diz por favor qual câmera vc usou para tirar essa foto no final ?

    Por favor, responda para esse email: rafanealbergaria@hotmail.com

    ResponderExcluir

My Instagram