sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cosplay #44 | Maquiagem básica masculina



Por Ana Luiza
(Foto da capa - yuki)

Olá! Depois de duas semanas sem coluna, mesmo eu tendo prometido que não ficaria sem escrever, estou de volta com mais um tutorial. Esse tutorial foi fotografado juntamente com os que eu postei anteriormente e, por isso, está bem parecido esteticamente com os primeiros.

Mas eu tenho uma novidade para vocês! Estou aprendendo edição de vídeo na faculdade e acredito que muito em breve começarei a fazer uns tutoriais de teste com vídeos. O que acham?

Enquanto isso irei ensinar o que posso para vocês dentro deste formato de tutorial. A maquiagem de hoje foi um pedido de um dos meus leitores que pediu a muito tempo, antes mesmo de eu começar os tutoriais! Finalmente está feito e espero que você e muitas outras pessoas aproveitem as dicas.

Quem pensa que garotos ou personagens masculinos não precisam de maquiagem, está enganado!  Por mais simples que o personagem pareça ser o cosplayer deve colocar o mínimo de maquiagem para ficar pelo menos com que eu chamo de “cara limpa”. Ficar de cara limpa é deixar a pele sem nenhum tipo de manchas ou marcas de expressões, pois se pararmos para analisar, os personagens têm peles perfeitas e lisas.

Essa dica vale para as crossplayers, meninas que se vestem de personagens masculinos e, principalmente, para os meninos que fazem seus cosplays. Digo isso por que muitos meninos fazem ótimos cosplays, combinam com o personagem, atuam, incorporam mesmo, mas pecam na maquiagem, em deixar a pele uniforme.

Então espero que esse tutorial ajude várias pessoas a se prepararem melhor para os eventos e deixarem seus cosplays 100%.

Materiais

Base, corretivo e pó compacto



Pincel e esponja para base



Lápis de olho e delineador 



Paleta de sombras



Eu já ensinei a preparar a pele no tutorial sobre sobrancelhas coloridas, como fiquei algum tempo sem postar, vou repetir os passos para vocês não terem que ficar olhando os dois tutoriais.

Preparação da pele

Aplique um pouco de base do dorso da sua mão e escolha entre o pincel e a esponja para aplicá-la. Os dois precisam estar levemente úmidos.

         Eu ensinei a escolher a base e o pó compacto no último tutorial de sobrancelhas.



Para este tutorial eu optei pela esponja, acho que ela dá uma cobertura mais uniforme na pele e não deixa marcas. Aplique a base em todo o rosto, inclusive no queixo, e ainda, se sua base for muito clara ou escura, no pescoço para que fique tudo de um tom só.



Não se esqueça de passar a base sobre as pálpebras. Geralmente quem tem uma maquiagem mais completa tem um produto chamado “primer” específico para olhos, que é aplicado nas pálpebras para prepará-los para as sombras. Como eu não tenho esse produto eu uso a própria base e funciona bem comigo.



Depois que a base estiver aplicada, é hora de corrigir as imperfeições que restaram. Com um corretivo próprio para pele procure áreas com manchas, espinhas e olheiras. Passe em cima nas linhas de expressão a serem escondidas e espalhe com o dedo ou com o pincel de base dando “tapinhas” leves para que o corretivo se misture com a base.

Aplique quantas vezes achar necessário.



Para finalizar aplique o pó compacto em todo o rosto e pescoço. O pó compacto serve para fixar a base e o corretivo no rosto e dar o acabamento final na preparação da pele. Aplique com um pincel para pó ou com uma almofada para pó compacto, como na foto.



Pronto! Sua pele agora está preparada para receber qualquer tipo de maquiagem, é uma tela em branco e sem “imperfeições”.

Comece delineando os olhos com um delineador líquido preto. Para quem não tem uma prática com essas linhas a dica é começar do centro dos olhos para o canto externo dos olhos. Assim que fizer essa meia linha, volte para o canto interior dos olhos, próximo ao canal lacrimal, e risque até encontrar o começo da primeira linha.



Quando a linha estiver pronta "puxe" uma pequena asa na direção da sobrancelha, como na foto.



O final deve ficar parecido com a seguinte foto:



Faça uma linha na parte inferior dos olhos logo abaixo da linha de cílios e concete-a com "asa" feita na parte superior, colorido de preto o cantinho do olho para criar uma ilusão do contorno de olhos de anime.



Trace a linha apenas até o meio do olho e por baixo da linha de cílios para abrir os olhos. Isso cria a ilusão de que seus olhos são maiores. Alguns cosplayers passa lápis de olho branco na parte de dentro da linha inferior dos olhos (onde se passa o lápis preto na maioria das vezes) para aumentar ainda mais a parte branca dos olhos.



Esse é o resultado final da maquiagem dos olhos:



Para ilumiar os olhos aplique sombra branca perolada no interior dos olhos próximo ao canal lacrimal.



E não se esqueça de fazer o mesmo no ossinho da sobrancelha. Esses dois pequenos truques ascendem os olhos chamam a atenção para os olhos na hora das fotos.



Cos os olhos terminados agora é a hora de trabalhar nas sobrancelhas. Escolha a cor que condiz com a cor da sobrancelha do personagem, preste muito atenção neste detalhe, pois as sobrancelhas são estremamente importantes para as expressões faciais do personagem. Se ela tiver um formato diferente desenhe primeiro com um lápis mais claro ou direto com a cor escolhida e preencha o formato. Se as sobrancelhas se parecerem com a sua é só seguir o seu formato natural.



Tente deixar as sobrancelhas com o mesmo formato e tamanho, a não ser que o personagem tenha sobrancelhas características.



Com os olhos já prontos a maquiagem deve se parecer com a foto seguinte:



Se o cosplayer optar por afinar o rosto, escolha um bronzer (ou blush amarronzado) e aplique nas seguintes partes:



Nas laterais do queixo.




E nas têmporas.



Terminados estes passos sua maquiagem básica masculina está pronta! Eu ainda recomendo passar um batom "cor de boca" ou um tom de rosa bem claro para que a boca não suma com o mesmo tom da pele. Se o personagem tiver bochechas rosadas é só aplicar o blush nas maçãs do rosto.



E... hora da peruca!





Agora é só aproveitar a sua maquiagem "cara limpa" e modificar essa fórmula básica quando necessário!
É um tutorial simples e básico que serve tanto para quem está começando como para quem já fazia cosplay e deixava esse pequeno grande detalhe passar em branco. Meninos, não lutem contra a maquiagem! Vocês vão perceber que faz diferença e que vale muito a pena!

Espero que tenham gostado do tutorial e mais uma vez peço para que se tiverem sugestões comentem aqui no site, na página do Mega Hero no Facebook ou na minha página cosplay! Sintam-se à vontade para conversar comigo, pois o maior objetivo dos tutoriais é ajudar e agradar vocês!

Não se esqueçam de curtir a página do Mega Hero no Facebook e seguir o nosso twitter @MegaHeroOficial!

Para maiores informações sobre a coluna cosplay, sugestões, novidades ou se quiserem bater um papo sobre cosplay é só me mandar um tweet @marshmalloworld ou curtir a minha página Ana Luiza Cosplay no Facebook e tirar qualquer dúvida por lá!

Até a próxima semana!

Let’s Cosplay with Makeup!

Você também pode gostar

0 default-disqus:

Postar um comentário