quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Asian IN Fashion #30 | Tour Tokyo Fashion


Olá galera amante da moda asiática! Nesta coluna nº 30 do Asian In Fashion eu trouxe algo que alguns podem estar cansados de saber, os bairros que são centros da moda de Tokyo: Harajuku, Shibuya, Akihabara e Shinjuku. O que vem em nossas cabeças quando falamos nesses bairros para nós brasileiros e amantes da moda?

Neste post eu vou mostrar em um “Tour” pelos bairros fashions de Tokyo, o seu dia-dia, como as pessoas se vestem, as lojas, shoppings e atrações que elas frequentam.

Conheça Harajuku!




O melhor modo de falar sobre cultura jovem e estilos fashions japoneses é começando por Harajuku. A área recebeu esse nome por estar localizada nos arredores da Estação Harajuku, que fica em Shibuya – Tokyo, e ficou famosa por se tornar local de encontro dos jovens usando os mais diversos visuais fashions.
Harajuku virou ponto de encontro de diversos jovens usando os mais variados estilos. Os mais populares no Harajuku são os cosplayers, as lolitas, os adeptos do visual decora, os fãs de visual kei e também os que montam suas próprias criações. Aos domingos, o bairro se transforma num verdadeiro centro de eventos, com atrações por todos os lados. Jovens vestidos no melhor estilo rockabilly simulam atitudes punk ao som das bandas que disputam espaço no parque com malabaristas, dançarinos, trapezistas. A região chama a atenção de diversos turistas e fotógrafos, que estão sempre no local conferindo a movimentação dos jovens. Periodicamente, um grupo chamado Harajuku Kids organiza o Harajuku Fashion Walk, evento que reúne adeptos de diferentes estilos de moda, com notável participação de estrangeiros.

Harajuku Fashion Walk 2013
A justaposição do moderno com o clássico, presente em quase todo o país, fica evidente na Omotesando-dori (chamada de Champs Elisee japonesa) é a principal avenida e endereço de todas as lojas de estilistas consagrados, como Jean-Paul Gaultier, Issey Miyake, e das grandes grifes como Armani, Comme des Garçon, Gucci, Prada, Missoni , Louis Vuitton, entre outras. Lojas mais populares como Gap e Comme ça du Mode também disputam a atenção dos jovens. Recentemente, a área conhecida como “Ura-Hara” (travessas de Harajuku) ficou conhecida pelas grifes independentes de moda casual. Os estilos mais arrojados são expostos globalmente em revistas como a FRUiTS. Lugares importantes da região incluem a central da NHK.

Omotesando-dori
Lojas de novos estilistas, brechós, estabelecimentos especializados na cultura cosplay, cafés, lanchonetes e salões de cabeleireiro estão espalhados ao longo dos cerca de 400 metros da Takeshita-dori. O shopping Laforet, localizado a poucos quarteirões dali, é uma fonte de inspiração para os que gostam de ousar na hora de se vestir. Marcas mais convencionais, como a Topshop e a See by Chloé, dividem espaço com lojas menores, com peças de design inventivo. Mas as ruas transversais, estreitas e sinuosas são as mais interessantes, com pessoas vestidas de forma exótica e atitudes incomuns, entrando e saindo de lojas totalmente exclusivas. Algumas lembram museus, com peças expostas como objetos de arte, outras parecem cabanas indígenas com roupas enfiadas na palha envolta em música africana. Vale tudo para ser diferente no Harajuku.



Mesmo nas lojas mais modestas, o alto valor do iene pode desencorajar as compras nesta região que cheira a consumo, mas com paciência é possível encontrar peças por um preço razoável. Se isto não ocorrer, apenas um passeio pelo bairro mais fashion de Tóquio, observando os detalhes e o estilo de vida dos frequentadores, já vale a visita.

Confiram a galeria com algumas Street Snaps deste ano do Harajuku:



Abaixo, algumas opções de lojas e centros comerciais para visitar no Harajuku.

Laforet

Shopping voltado ao público feminino com ênfase em jovens estilistas. Tem roupas, acessórios e arte. Entre as lojas bem conhecidas há uma Topshop no local. O Museu LaForet no piso superior abriga vários eventos e exposições.
1-11-6 Jingumae, Shibuya-ku
Aberto diariamente das 11h às 20h
Tel.: 81 3 3575-0411
Linha JR Yamanote: estação Harajuku, saída Omote-sando
www.laforet.ne.jp


Daiso Harajuku - 100 Yen Shop
Aberto diariamente das 10 as 21 hrs.

Esta é uma das maiores lojas de 100 ienes no centro de Tóquio ( lembrando as antigas lojas de R$ 1,99 brasileiras), oferecendo uma ampla gama de produtos, incluindo roupas, utensílios de cozinha, alimentos e estacionária em vários andares a 105 ienes por item. Ele está localizado a poucos passos da Estação Harajuku, juntamente Takeshita Dori.


Kiddyland

Loja especializada em brinquedos. Prato cheio para os fãs de Hello Kitty. Tem objetos de preços variados.
6-1-9 Jingumae, Shibuya-ku
Aberto das 10h às 20h (fecha sempre na terceira terça-feira do mês)
Tel.: 81 3 3409-3431
Linha Chiyoda do metrô: estação Meiji-jingumae, saída 4
www.kiddyland.co.jp


Oriental Bazaar
Loja de antiguidades e souvenires para turistas.
5-9-13 Jingumae, Shibuya-ku
Aberto das 10 às 19h, de sexta-feira a quarta-feira
Tel.: 81 3 3400-3933
Linha Chiyoda do metrô: estação Meji-jingumae, saída 4
www.orientalbazaar.co.jp/en/


Omotesando Hills

Inaugurado em 2006, Omotesando Hills é composto por seis pisos (três são subterrâneos) de cerca de 100 lojas de luxo, cafés, restaurantes e salões de beleza. O edifício foi projetado pelo renomado arquiteto Ando Tadao e têm elementos de design únicos. O complexo comercial é o estabelecimento mais proeminente de Omotesando, e se estende ao longo de um quarto da avenida. Os apartamentos estão localizados acima das lojas.Possui mais de cem lojas de roupas e acessórios para homens, mulheres e crianças, além de cafés, restaurantes e salões de beleza. Tem lojas de grifes como Bottega Veneta, Dolce & Gabbana, Osklen, Yves Saint Laurent e Jimmy Choo.

4-12-10 Jingumae, Shibuya-ku. Aberto das 11h às 21h, de segunda-feira a sábado, e das 11h às 20h aos domingos.
Tel.: 81 3 3497-0310
Linha Chiyoda do metrô: estação Omotesando, saída A2
Linha JR Yamanote: estação Harajuku, saída Omotesando
www.omotesandohills.com


Tokyu Plaza Omotesando Harajuku


Lojas funcionam da 11:00 as 21:00Hrs e restaurantes das 8:30 as 23:00 Hrs.
Inaugurado em Abril de 2012, esta é uma das mais recentes adições ao distrito do Harajuku. O design do prédio é curioso, é separado por vários andares de lojas de moda e estilo de vida e tem um agradável espaço verde em um terraço no 6 º andar.

Conheça Shibuya!


Próximo de Harajuku , tão próximo que é possível ir andando, está Shibuya. Trata-se de um dos bairros comerciais mais chiques de Tokyo, e o segundo mais fashion. Caminhando por ele é possível reconhecer os mais diferentes tipos de pessoas e tribos urbanas, das mais chiques e fofas ‘ Lolitas', até as escalafobéticas 'Yamamba'.

Shibuya é com certeza uma das paisagens mais conhecidas de Tóquio. As áreas de Udagawacho e Jinnan estão lotadas de restaurantes e lojas. O bairro está repleto de lojas de roupa caríssimas e restaurantes soberbos, mas com a recente popularização do local, surgiram também lojas de departamento mais populares.

Algo interessante a se notar em Shibuya é a enorme quantidade de letreiros e propaganda em massa. Todos os passantes são recebidos com uma verdade guerra entre todas as lojas para atrair a sua atenção. É por essa razão, talvez, que Shibuya seja muitas vezes chamada de Times Square japonesa (e também a razão pela qual o Museu Nacional da Energia Elétrica esteja situado ali). O maior lema de Shibuya é, sem dúvida, "comprar, comprar, comprar sem parar". Assim como Shinjuku, esta também é uma região que nunca dorme: quando as lojas fecham, acendem-se os letreiros dos clubes noturnos e uma infinidade de karaokês e bares.Um ponto muito famoso do cruzamento é a loja do Starbucks que oferece uma boa visão do cruzamento. Mas, provavelmente, é o movimento cultural de Shibuya que faz dele um bairro famoso.

Shibuya é um centro de moda e de entretenimento, em Tóquio, e está constantemente produzindo nova cultura juvenil. Seu símbolo é o Shibuya 109 (ichi-maru-kyu em japonês), localizado perto da estação de Shibuya. O edifício em si é o único que tem quase todas as lojas que atendem os interesses dos adolescentes e jovens. Marukyu (o apelido do edifício) tornou-se sinônimo de moda jovem. Nos feriados, o edifício é tão lotado que é difícil de andar. As tendências da moda que começam aqui espalhar instantaneamente em todo o país tecnicamente passam primeiro por esse Shopping, fazendo com que 109 seja um pólo de referência da moda para os adolescentes japoneses.


Os jovens que se reúnem em Shibuya são muito conscientes da moda, por isso as ruas deste bairro tem sido o berço de muitas tendências. Shibuya é o hotspot da moda para estudantes universitários do sexo feminino há 20 anos e da moda gyaru entre as adolescentes que surgiram cerca de 10 anos atrás. A moda gyaru continua evoluindo para outros sub-estilos como o SHIBUHARA-KEI, e outros estilos como ganguro e yamamba , que surgiram nesse bairro, são meninas que usam sandálias plataforma e tem cabelos “ pesados “ e descoloridos.


Gyarus, Ganguro e Yamamba
Os bares, restaurantes e casas noturnas do bairro hospedam movimentos musicais variados , tornando ainda mais famoso o nome de "Shibuya”.


Confiram a galeria com algumas Street Snaps deste ano de Shibuya:



Abaixo, algumas opções de lojas e centros comerciais e lugares curiosos para visitar em Shibuya.

Principal acesso: estação Shibuya da JR Yamanote Line (trem)

Center Gai


É o berço de muitas tendências da moda japonesa, Centro Gai é uma zona mais movimentada localizada no coração de Shibuya é ladeada por lojas, boutiques e centros de jogo. À noite, a rua é cheia de jovens que frequentam boates, restaurantes e bares.

Koen Dori


Koen Dori, iluminado. "Park Street", é uma popular rua comercial, que vai da loja de departamento Marui para Yoyogi Park. Foi nomeado após a loja de departamento Parco (parco é italiano para o parque) e ao fato de que a rua leva a Yoyogi Park.

Spain Slope

Spain Slope (Supeinzaka) é uma rua estreita e inclinada, com cerca de 100 metros de comprimento que possuem escadas que levam até a loja de departamentos Parco. É rodeada por lojas, cafés e restaurantes, e foi apelidado por sua semelhança com uma cena de rua espanhola.

Cruzamento de Shibuya (saída Hachiko)

O caos se instala nesse cruzamento a cada três minutos. Suba ao segundo andar do Starbucks que fica na esquina ou aventure-se no topo do Shibuya 109 para conseguir a foto perfeita.

Shibuya 109


Shibuya 109 é um Shopping e complexo de moda definidor de tendências para as mulheres jovens e um ícone do bairro de Shibuya. Possui mais de cem lojas em dez andares. Geralmente pronunciado "Shibuya ichi maru kyu", o nome do complexo também pode ser lido como "Shibuya to kyu", identificando o complexo como parte do Grupo Tokyu. Hordas de adolescentes visitam esse maior shopping center de moda jovem de Tóquio.

Shibuya Mark City


Aberto diariamente das 10 as 21 Hrs
Restaurantes: 11 as 23 Hrs

Shibuya Mark City é uma pequena cidade dentro da cidade, localizado ao lado e conectada com a estação de Shibuya JR. Trata-se da junção entre uma grande variedade de lojas e restaurantes, o Shibuya Excel Hotel Tokyu, escritórios, um terminal de ônibus e a estação terminal da Linha Inokashira Keio.

Tokyo Hands


Aberto diariamente das 10 as 20:30 Hrs

Oito andares de tudo o que você possa imaginar, numa das mais conhecidas (e amadas) lojas da cidade. É conhecido como um shopping de “vida criativa", Tokyu Hands tem tudo o que você precisa e os produtos são personalizáveis: Moda casa, passatempo, escritório, Hobbys, artigos de viagem, artigos de papelaria e muito mais.

Bic Câmera


O melhor lugar para comprar aquele eletrônico de última geração. Não esqueça o passaporte, turistas podem comprar usando o sistema duty-free.

Hachiko


A pequena estátua do cachorrinho que continuou esperando por seu dono mesmo anos após sua morte, em frente à estação de Shibuya, é um dos pontos de encontro mais famosos desta cidade.

Dogenzaka


Night clubs, sex clubs, sex shops e motéis: nada é proibido, nem estranho nessa pequena e pervertida ladeira escondida em Shibuya.

Shibuya Hikarie


Aberto diariamente Lojas de 10:00 as 21:00 Hrs
Restaurantes: 11:00 as 23:00Hrs

Shibuya Hikarie é um novo complexo de alto padrão, com espaço cultural a leste da estação de Shibuya. Além de um teatro e exposição por andares, oferece espaço de escritório em seus andares superiores e lojas e restaurantes em seus andares inferiores.

Seibu


Aberto diariamente Lojas de 10:00 as 21:00 Hrs
Restaurantes: 10:00 as 21:00Hrs

O shopping possui uma cadeia de lojas de departamentos em nove andares, com principalmente artigos de moda e algumas boutiques. Restaurantes podem ser encontrados nos andares superiores e inferiores.

Loft



Aberto diariamente 10:00 as 21:00 Hrs

Loft é a resposta da Seibu e a Tokyu Hands, também oferecendo uma grande variedade de produtos relacionados a interiores, hobby, artesanato e presentes, mas com menos ênfase em produtos personalizados. O Loft Shibuya é composto por sete andares.

Parco


Aberto diariamente Lojas de 10:00 as 21:00 Hrs
Restaurantes: 11:00 as 23:30Hrs ( Sábados, Domingos e feriados 24horas)

Parco é um complexo comercial com ênfase em moda. O complexo é composto de várias lojas filiais na área de Shibuya: Parte 1, Parte 3, Quattro, Portão Zero e “Up's-4” encontrados principalmente em torno de Koen Dori e Spain Slope.

Marui



Aberto diariamente Lojas de 11:00 as 21:00 Hrs

Marui Department Store é líder varejista de moda com lojas filiais em quase todos os principais bairros de Tóquio. Suas lojas filiais de Shibuya especializam-se em moda masculina e feminina e são encontradas ao norte da estação em torno Koen Dori.

Conheça Akihabara!


Akihabara é um famoso bairro cidade de Tóquio, onde se concentra um dos maiores complexos de lojas de tecnologia do mundo. Localiza-se entre Taito-ku e Chiyoda-ku a cinco minutos de metrô da estação de Tóquio.

Além de tecnologia de ponta, Akihabara também é um paraíso de souvenirs otaku. Todas as manhãs, pontualmente às 8 horas, mais de 150 mil pessoas visitam as suas lojas em busca das últimas novidades em games, eletrônicos, animes, filmes. Ao domingo o bairro fica interdito a viaturas motorizadas podendo-se andar livremente e as pessoas mostram seus cosplay.

A moda de Akihabara, conhecido no mundo como o distrito do anime, é uma mistura de fantasia e realidade.


As características de Akihabara mudaram constantemente ao longo das décadas e continuam a se modificar. Na última década Akihabara emergiu como um centro otaku e de cultura anime, tem dezenas de lojas especializadas em anime, manga, jogos retro vídeo, bonecos, jogos de cartas e outros colecionáveis que tem preenchido os espaços entre os varejistas eletrônicos.

Além de lojas, vários outros estabelecimentos relacionados com animação tornaram-se populares na área, especialmente os maid cafes onde garçonetes se vestem e agem como empregadas domésticas ou personagens de animes e mangás (cafés "comics"), esses tipos de “café” possuem internet, onde os clientes podem ler quadrinhos e assistir a DVDs, e navegar livremente.

Muitas pessoas imaginam as ruas sendo só cheias de cosplayers, goth-lolitas, e Geeks com a camisa para dentro e uma mochila nas costas, mas há, de facto, muitos indivíduos que sabem como trabalhar em seu estilo pessoal. Em Akihabara a moda pode ser definida como uma interpretação de sonhos pessoais e fantasias sobre as tendências da moda.

A primeira influência para sinalizar na moda de Akihabara é talvez a dos Cosplays, que, devido ao facto de ser um traje não é moda como tal. Elementos do cosplay pode ser usado como moda, mas através do uso de um conjunto completo do que você quer ser, por definição, usando suas roupas para um uso específico. Por outro lado, cosplays não desempenham um papel importante nesta nova moda japonesa, principalmente por conta da idéia de ser "completamente aquele personagem" ou "ser tomado" pela peça de roupa. Mas a distinção importante é que está é uma moda que consome da cabeça aos pés com uma identidade formada , pessoal e completa, como na maioria dos projetos de design de personagens, mas não é necessário que você deixe de ser quem você é para se tornar um personagem já existente.


Tendo lidado com esse conceito fundamental um tanto abstrato o segundo ponto é muito mais fácil de entender. Esta nova onda da moda de Akihabara é regido por tecidos e estruturas extremamente influenciados por ilustrações e figuras modernas. Observando-se o brilho e quase látex , que se vê nas figuras queridas de Otakus ,“Figure Actions”, este é imitado usando tecidos brilhantes artificiais por designers como Balmung e Chloma / Junya Suzuki com muita freqüência. Da mesma forma, os tecidos utilizados prestam-se a estruturas fortes, sem a obrigação de uso de anáguas e estruturas como “barbatanas” para a sustentação. Em essência, esses tecidos imitam o constante estado de movimento agitado, mesmo em silêncio que as ilustrações modernas e design dos “Figure Actions” capturam tão bem. Outra característica que vem em seguida é silhueta e a distorção que tem sido fundamental desde que a moda surgiu, mas é mais difícil de conseguir isso em uma pessoa do que em ilustrações, onde se pode apenas desenhar o corpo como você gostaria que fosse.


O elemento final desta moda emergente de Akihabara não é realmente encontrado na cultura Otaku diretamente, mas vêm do budismo (muitas vezes derivado da cultura tailandesa e do budismo tibetano) e as imagens que tem sido associado com o submundo de Tóquio e em particular a “cena Techno subterrânea” que foi uma inspiração para o início de alguns projetos. As cores brilhantes e vibrantes, berrantes e texturas saturadas e alusão geral a psychedelica está presente na obra de runurunu e veveropparuuu, entre outros. Há também as óbvias ligações budistas para a área de Akihabara historicamente falando.


Então, eu diria que os três pontos para serem as bases na moda recente de Akihabara são: roupas que mudam todo o corpo, tecidos inspirados na “imagem Otaku” ou ” Figure Actions” , a silhueta “estilo anime” e o budismo que vem de um aspecto separado da cultura subterrânea é importante, mas é um pouco mais difícil de definir em termos simplistas.

Confiram a galeria com algumas Street Snaps deste ano de Akihabara :



SHINJUKU



Shinjuku (新宿) é um dos 23 bairros da cidade de Tóquio, mas o nome comumente refere-se apenas a uma grande área de entretenimento, negócios e área comercial em torno da estação Shinjuku.

Estação de Shinjuku é a estação ferroviária mais movimentado do mundo, com mais de dois milhões de passageiros todos os dias. É servido por cerca de uma dúzia de comboios e linhas de metrô, incluindo a JR Yamanote Line. Shinjuku é também uma das principais paradas de Tóquio para ônibus rodoviários de longa distância e ônibus da cidade.

Por ser um centro comercial e com bastante movimento os jovens desfilam cada um com seu próprio estilo pelas suas ruas.

Confiram a galeria com algumas Street Snaps deste ano de SHINJUKU:

Você também pode gostar