Cosplay | Dia do cosplay em Salvador


Confira abaixo um depoimento do leitor e colaborador Jorge Hakaider sobre o dia dos Cosplayer que rolou em Salvador. Para quem não conhece, o projeto idealizado pelo Melhores Cosplays do Mundo, tem como objetivo difundir a cultura Cosplayer no Brasil.

Jedis duelam na Praça Loteamento Aquarius. Foto por Jonathan Callis
Foi uma tarde incrível. Estiveram reunidos na Praça Loteamento Aquarius uma galera muito bacana, vestidos à caráter com os mais variados personagens, dos animes, passando pelos games e até tokusatsus! O evento organizado pela Máfia dos Otakus, com o apoio de outros grupos, nos quais destaco o Feira Anime, Toku Bahia, Mega Hero, Anipólitan, Grupo Cosplayers - BA, entre outros, além de comemorar a data em questão, serviu como uma prévia para o que veremos nos próximos eventos a serem realizados aqui em Salvador.

Mariana Valesca (Yuno / Mirai Niki ) cosplayer no dia dos Cosplays. Foto por Antony Evans
A praça era ampla e melhor, por ser uma área aberta, bastante ventilada, o que deixou os cosplayers mais à vontade. Outra coisa muito legal foi ver a interação de famílias que estavam no local a passeio com os cosplayers, tirando fotos ao lado dos filhos ou sobrinhos. Tudo muito tranquilo e festivo. Havia um local para karaokê e cheguei a escutar os temas de Jaspion e Changeman serem cantados! Aliás, outra coisa que me deixou bastante feliz foi ver muitos jovens usando camisas com o tema de tokusatsus, como Gokaiger e Power Rangers. Inclusive, havia até um cosplay muito legal do Capitão Marvelous da série Super Sentai dos Piratas do Espaço.

Victor Karl (Amaimon / Ao no Exorcist), ganhador do primeiro lugar no desfile cosplay. Foto por Antony Evans
Aconteceu um desfile de cosplayers, organizado pelo grupo Feira Anime Festival, com direito a várias premiações, que sem dúvida foi o momento mais importante da tarde. Apesar de ter sido uma competição simples, sem regras oficiais, a galera mostrou todo o seu melhor com seus personagens, deixando a plateia bastante agitada, chegando ao delírio em alguns momentos. Até os organizadores do evento ficaram extasiados diante de cosplayers tão bons. Fato que eram para ser apenas três escolhidos, porém acabou se decidindo adicionar mais dois aos vitoriosos. Confira abaixo a classificação final com os cinco vencedores:

1º Lugar: Victor Karl - Amaimon de Ao no Exorcist
2º Lugar: Gisele Ribeiro - Pirotess de Record of Lodoss War
3º Lugar: Felipe Ornelas - Mayuri de Bleach
4º Lugar: Adriana Aragão - Personagem de Star Wars
5º Lugar: Nayana Salvador - Draculaura de Monster High

Após o desfile, a premiação continuou com o grupo Máfia dos Otakus sorteando vários brindes. Sem dúvida, foi um dia bastante agradável e uma grande celebração para todos que praticam essa maravilhosa arte que é o cosplay! Parabéns!

Abaixo segue alguns depoimentos de público e cosplayers que estavam presente no encontro.

Felipe Ornelas (Mayuri / Bleach), terceiro colocado no concurso. Foto por Jonathan Callis
Mega Hero - O que você achou do dia dos Cosplays em Salvador e como foi a sensação de ter conquistado o terceiro lugar no concurso?

Felipe Ornelas (Mayuri / Bleach) - Bom! Eu achei o evento muito bom. Foi muito legal, resenhas e muitos cosplayers. A praça lotou, sério mesmo. O terceiro colocado foi algo surpreendente, pelo fato de ter sido o meu primeiro cosplay.

Alex Schadek, um dos organizadores da Máfia dos Otakus. Foto por Jonathan Callis
Mega Hero - Como foi o dia dos cosplayers pra você e como é fazer parte da organização do encontro?

Alex Schadek (Máfia dos Otakus) - Olha, o Dia dos Cosplayers na minha concepção e de muitos, foi EXCELENTE! E participar dessa organização e ainda ser um dos representantes desse povo Otaku daqui da Bahia é muito gratificante para mim, não tenho palavras para descrever.

Victor Karl (Amaimon / Ao no Exorcist) o primeiro colocado do concurso. Foto por Jonathan Callis
Mega Hero - O que você acha da ideia do dia dos Cosplays? Como é fazer parte desse projeto?

Victor Karl (Amaimon / Ao no Exorcist) - Eu acho que foi uma ideia muito boa, porque além de valorizar o cosplay no cenário nacional, ajuda na interação entre as pessoas e dá mais chances de aproveitar o cosplay durante o ano, já que os eventos por aqui em Salvador, por exemplo, são bem poucos. Eu gosto bastante de fazer parte disso, inclusive incluindo o grupo Cosplayers - BA que eu criei, além de ajudar muitas pessoas que gostam dessa arte a manter contato

Fotos por Antony Evans - Clique aqui
Fotos por Jonathan Callis - Clique aqui

My Instagram