quarta-feira, 15 de maio de 2013

Asian IN Fashion #29 | Steam Punk Lolita

Olá galera amante da moda asiática! Faz um tempinho que não escrevia para a coluna e senti muito a falta disso, pois, eu gosto muito de passar para vocês tudo o que sei sobre a moda asiática em geral. Estou muito contente e empolgada com essa reformulação do site e a mudança de nome de Toku Bahia para Mega Hero , por ser uma entre os primeiros colunistas do site vi este se desenvolvendo e criando um publico cativo, espero que essa reformatação só traga bons frutos e que vocês apreciem nosso trabalho inteiramente dedicado a vocês, fãs desse mundo fantástico que é o universo da cultura pop oriental e cultura oriental em geral.

Por Mandy Nolasco


Para o come back da coluna Asian IN Fashion escolhi falar de um estilo que eu particularmente adoro! Eu sou amante da História da moda e da moda urbana Japonesa joguei as duas coisas no liquidificador e o resultado foi: Steam Punk Lolita!

Introduzindo o estilo Steam Punk




"Antes de firmar-se propriamente, o steampunk era apenas um subgênero de um subgênero: suas raízes remetem ao cyberpunk, uma ramificação da ficção científica que engloba universos paralelos futuristas e uma tecnologia muito mais avançada do que a encontrada na época em que se passam as histórias.
As primeiras obras surgiram em meados de 1980, na forma de pequenos romances. Neles, personagens históricos do século XIX, como Santos Dumont, são mesclados com heróis e aristocratas fictícios, criando textos originais e imaginativos.

O grande diferencial nesse estilo é justamente a tecnologia: nas histórias do steampunk, a tecnologia a vapor (steam, em inglês) não foi rapidamente superada, desenvolvendo-se mais do que todas as outras e sendo o grande invento do homem, enquanto a eletricidade fica em segundo plano. Junte isso com um excesso de aparelhos mecanizados e está criado o cenário para essas aventuras.

Com essas mudanças no curso da humanidade, tudo é afetado. Cientistas e engenheiros criam diversas bugigangas de uso militar ou civil, enquanto a arquitetura das cidades abusa de engrenagens e estruturas metálicas. "

Esse pequeno fragmento do texto acima foi retirado do site Tecmundo e esclarece sobre as origens do Steampunk. Outro site sobre Steampunk, também diz: "Com sua estética por vezes bela, por vezes inusitada e por vezes grotesca, o Steampunk conquistou o público Goth, Cyber, Industrial e Punk sem dificuldade, bem como todos os que apreciam a riqueza de detalhes que é fruto da colisão entre a tecnologia moderna e os recursos e a estética Vitoriana, repleta de Bronze, Couro, Cobre, Pano, Vapor e Eletricidade."

E pelo visto, a estética Steampunk não conquistou somente esses estilos citados acima, mas conquistou também o estilo lolita, exatamente, por ser um estilo que remete à era vitoriana.

Lolita Steam Punk



Algumas imagens do estilo:



Nos outfits das Lolita Steampunk, as cores mais comuns são o marrom, bege, branco e preto. O estilo Lolita Steam Punk possui muitos elementos de outros sub-estilos lolitas, como o Classic Lolita e o Pirate Lolita, as cores nesses estilos são mais sóbrias e os estilos das roupas remetem a era vitoriana. As estampas são mais raras (quando aparecem são padronagens listradas e risca de giz) dando vez aos tecidos utilizados no século XIX, como o brocado, veludo, couro etc. As cores são sempre em tons de marrom, bege, branco e o preto e o vermelho quando aparece é sempre nos tons mais escuros. Há uma ausência razoável de laços e há presença de babados, principalmente nas camisas, mas nada muito exagerado. Os corseletes e coletes são muito utilizados, com amarrações e babados e alguns laços (não deixando o estilo Lolita de lado). Os corseletes são feitos principalmente em couro ou com tecidos grossos como Brin.





Esse estilo é rico em acessórios, que remetem sempre a símbolos da dinâmica industrial inglesa do século XIX, ferragens, relógios, parafusos etc. Mini chapéus são muito utilizado, geralmente contém penas (podendo ter outros adornos também). Quase todos os tipos de assessórios remetem as ferramentas da tecnologia da revolução industrial inglesa, consequentemente o material mais usado é o ouro-velho e também o cobre. Monóculos e óculos de aviador antigos, combinam bastante com esse tipo de outfit, dando um ar mais científico, que estava em tona na época. As bolsas possuem esses mesmos temas, as mais interessantes lembram baús e maletas, geralmente feitas em couro possuindo ou não ornamentos e detalhes.



Os calçados normalmente são botas de cano alto e também ankle boots, sempre fechadas! Seus materiais de confecção são o couro, principalmente, e o nobuck (camurçado). As cores mais vistas nos sapatos são: Preto e marrom. Elas não costumam ter muitos enfeites, como laços e outros apliques dos outros estilos lolita, quando decoradas as botas do estilo Lolita Steam Punk tem poucos adornos que tem haver com ferragens, engrenagens e afins. Sapatos também podem ser usados nesse visual, mas sempre fechados e com o mesmo estilo de decoração e nos mesmos materiais das botas. As meias podem ser lisas, meias calças de fio grosso, em cores sóbrias, dependendo da combinação com o vestido. Podem-se usar também meias soquetes rendadas na barra, quando os vestidos são mais longos cobrindo a maior parte das pernas.


O estilo Steam punk é rico em detalhes, por isso é necessária muita criatividade e analise das roupas de época da Inglaterra do século XIX para um outfit de sucesso! A junção do Estilo Steam Punk, da maravilhosa Inglaterra industrial, com o estilo Lolita, que possui elegância da era vitoriana, essa mistura de estilos é a receita do sucesso para a repercussão e o aumento da quantidade de Steam Punk Lolitas ao redor do mudo.


Você também pode gostar