Cosplay #30 | Toku Cosplay

Olá pessoal! Chegamos a Coluna Cosplay número 30! Nem mesmo eu acredito que já se passaram tantas postagens! Queria tirar um pedacinho da matéria para agradecer a todos os leitores que acompanham a minha coluna, quem vem falar comigo e comentar os temas que foram abordados, quem deixa seus comentários, curtidas e compartilhamentos, tudo isso é muito importante para mim e para a coluna.


Então vamos que vamos que tem muita coisa sobre cosplay que precisa ser apresentada para vocês! Para fazer uma comemoração pessoal direcionada não só para os leitores da coluna cosplay, mas também para todos os leitores do Toku Bahia, decidi dar início a uma série de postagens sobre cosplays de tokusatsu.

José Augusto de Oliveira Branco com seu cosplay de Kiva - Visite o Facebook dele
http://www.facebook.com/joseaugustoo1
Para quem só acompanha a minha coluna e não sabe muito bem o que são tokusatsus, farei uma breve explanação para que tudo fique claro. O termo Tokusatsu vem da abreviação das expressões tokushu satsuei, que pode ser traduzida como “filme de efeitos especiais”, hoje o termo já não engloba todo e qualquer filme com efeitos especiais, mas sim filmes ou séries sobre super-heróis produzidos no Japão. Ou seja, franquias como Kamen Riders, Super Senais, Metal Heroes, Ultraman séries consagradas como Jaspion, Changeman, Flashman, Kamen Rider Black são exemplos de tokusatsus.

É o tema principal do site e que eu não havia abordado ainda por diversos motivos tais como ter algumas coisas técnicas sobre cosplay que eu gostaria de falar antes, novidades do universo cosplay e até mesmo familiarizar os meus leitores com a coluna para que neste momento soubessem apreciar esse “fazer cosplay” de tokusatsus.

Wender Vieira - Kotarou Minami - Black RX - Versão 'Decade'
Não se preocupem, pois não irei deixar de publicar matérias sobre outros temas nem as novidades que encontro sobre cosplay. As matérias sobre cosplays de tokusatsu serão espaçadas e encaixadas entre outros temas de matérias. Essas postagens serão denominadas de “Toku Cosplay” sendo seguidas pela franquia ou até mesmo séries específicas. Neste primeiro momento irei apresentar alguns cosplays de forma geral e falar dos prós e contras de se fazer cosplays de tokusatsus.

Pedimos no Toku Bahia para que cosplayers brasileiros enviassem suas fotos para ilustrarmos esta matéria exclusivamente com cosplayers daqui. Conseguimos 9 cosplayers, muito obrigada pela participação! E quem não viu a chamada e quiser enviar seus cosplays fiquem à vontade, porque mais matérias sobre cosplays de tokusatsus virão!

Johnny Azevedo de Amazonas - Power Rangers Resgate - Vermelho
Vamos começar com o porquê de tão poucas pessoas se dedicar aos cosplays de tokusatsu. Acredito que o principal desmotivador, do ponto de vista técnico, sejam os capacetes dos heróis. Existem inúmeras maneiras de se fazer essas modelagens, papietagem, resina e outros métodos mais criativos, mas são processos demorados e nada simples para quem não tem prática.

Margton Esposito de Kamen Rider Black
As roupas em si não precisam mais do que uma boa escolha de tecidos e um cuidado todo especial para os detalhes que cada roupa contém e, é claro um bom corte da costureira. Falando em tecidos para a roupa desses heróis seria uma boa ideia fazer uma matéria voltada para a escolha de tecidos, boas malhas e suas derivações.

Cada roupa é uma roupa e por isso merecem um trato diferente e especial, não é a minha intenção generalizar os cosplays dos personagens, somente apontar as características em comum que os personagens do gênero possuem. Em matérias futuras irei dedicar mais tempo falando sobre as roupas mais especificamente e possíveis dúvidas poderão ser sanadas neste momento.

Milton Cesar Maximiliano com seu cosplay de de "Jiraiya" - Veja o link
http://www.facebook.com/jiraya.maximilano
Voltando aos capacetes, para quem quer um cosplay bastante fiel aos uniformes originais e não sabe modelar e/ou usar resina, a melhor opção é procurar um cosmaker que seja especializado neste tipo de produção. E sim, eles existem, aqui no Brasil mesmo tenho conhecimento de alguns cosmakers que trabalham fazendo peças para cosplays de tokusatsu, além deles, é claro, existem cosmaker internacionais que também fazem um ótimo trabalho, mas que tem ainda todo o processo de envio e tudo mais. Depende muito da qualidade do trabalho e da disposição do cosplayer de querer pagar pelo material.

Como vimos na matéria passada na entrevista do Alemão ele fala um pouco sobre essa dificuldade e dos custos para se construir uma boa fantasia de tokusatsu aqui no Brasil. Pois parte de armaduras, sapatos específicos, os próprios capacetes dependem do trabalho de terceiros, o que acaba aumentando o tempo de produção do cosplay. Por isso recomendo que se você quer fazer algum cosplay que exija encomenda com algum cosmaker, que você pegue indicações com outros cosplayers que vocês tenham gostado do visual para que o produto saia como desejado.

Hatake Kakashi cosplayer de Gokai Red (Gokaiger) - Visite o perfil dele
http://www.facebook.com/profile.php?id=100004087321424
Se você foi guerreiro e se jogou e fez tudo sozinho do jeito que sabia, não pense que só porque estou falando de cosmakers especializados que eu não valorizo quem faz na mão, não! Já vi vários cosplayers de Power Rangers, por exemplo, que foram feitos pelos próprios cosplayers, incluindo o capacete, e que ficaram com um ótimo resultado.


O grande lance é tentar, fazer, errar, corrigir e aprender! Dá sim para ser feito ainda mais com a internet à nossa disposição, tutoriais de como fazer tudo estão espalhados por ai. Mas se ainda sim você quiser aquele capacete reluzente feito de fibra de vidro a melhor opção é mesmo procurar alguém que trabalhe com isso.

Carlos Ferreira da Silva Neto Ferreira Neto de Shotaro (Kamen Rider W)
Depois de todo o trabalho para se conseguir uma fantasia completa vem à recompensa nos eventos. Nunca vi cosplayers de tokusatsu passarem despercebidos nos eventos, geralmente é o contrário! Os cosplayers de tokusatsu que vão a eventos são completamente “tietados”, quase não conseguem se mexer de tantas fotos que os fãs pedem. Isso que é uma senhora recompensa!

Falando de cosplays de tokusatsu em eventos é sempre bom que os eventos se preocupem com o espaço de circulação para que esse gênero de cosplay consiga ser acomodado sem nenhum dano à sua fantasia, pois eventos muito cheios são extremamente desconfortais e péssimos para cosplayers que estão vestidos da cabeça aos pés de armaduras, que chamam muita a atenção dos fãs e, por isso, querem tirem tirar fotos e acabam congestionando o local e causando mini confusões.

Weslley Melchior também de "Jiraiya"
Outro ponto é sobre a participação nos concursos cosplays, seria interessante que houvesse uma categoria própria para tokusatsu onde estes cosplayers competiriam com cosplays do mesmo gênero com características em comum e que exigiriam uma atenção especial dos juízes. Até porque tanto para cosplays de tokusatsu, quanto para os outros cosplays isso seria vantagem, para os primeiros porque competiriam juntamente com personagens de níveis parecidos, quesito armadura ou roupa civil, e teriam um destaque maior numa competição voltada para esse mesmo gênero; já os segundos porque não teriam de competir com fantasias tão elaboradas e que chamam muito a atenção do público, ou por serem cosplays de novos personagens ou por serem cosplays de séries antigas amadas pelos fãs, que acabam sendo vistas com mais carinho.

E essa separação por competição não é só para tokusatsu, seria feita para vários outros gêneros, não só para estimular os cosplayers a competirem em categorias diferentes, como também dar chance a cosplays mais simples como, por exemplo, cosplayers de colegiais, serem avaliados dentro de uma categoria própria ganhando o destaque merecido, pois o cosplay pode estar bom como for, mas se um Jaspion subir no palco, quem é uma colegial, mesmo que perfeitamente caracterizada, perto dele? E isso acaba desestimulado certos tipos de cosplays, o que é uma pena, pois quem perde é o evento.

Wagner Alves Maciel com seu cosplay de Kamen Rider Black
Espero que com essa série de matéria mais interessados se motivem e comecem a fazer e investir nos cosplays de seus personagens favoritos de tokusatsus! Tentarei sanar qualquer dúvida, posso mandar tutoriais ou tentar falar com cosmakers para dar uma luz para vocês que não sabe por onde começar. Quero ver todo mundo animado e com vontade de se jogar nos cosplays!

Bem pessoas! Essa matéria de hoje foi mais para fazer um apanhado geral do que vai ser falado nas matérias seguintes, tentei dar uma pincelada em tecidos, detalhes das roupas, acessórios mais elaborados, profissionais que trabalham no ramo, competições e tudo mais. Queria dizer que se vocês tiverem alguma preferência de franquia ou série para eu começar a falar na próxima Toku Cosplay é só deixar um comentário aqui no site ou lá no facebook do Toku Bahia.

Wilson Bispo Santos com seu cosplay de "Jaspion"
Mais uma vez obrigada pela força e por serem leitores tão queridos! Até a próxima semana!
Pessoal que mandou as fotos para a matéria compartilhe no facebook para atingirmos mais cosplayers de tokusatsu, para que mais e mais cosplayers participem aqui da coluna!


Não se esqueçam de curtir a página do Toku Bahia no facebook e seguir o nosso twitter @TokuBahia!

Para maiores informações sobre a coluna cosplay, sugestões, novidades ou se quiserem bater um papo sobre cosplay é só me mandar um tweet @marshmalloworld ou curtir a minha página Ana Luiza Cosplay no facebook e tirar qualquer dúvida por lá!

Let’s Go Toku Cosplay!

My Instagram