Toku Clássicos #3 | Goranger, o primeiro Super Sentai

Em 2011 os fãs de Super Sentai tiveram a oportunidade de assistir o bélissimo Tokusatsu, "Kaizoku Sentai Gokaiger".  A série na época tinha a missão de comemorar os 35 anos da franquia que foi iniciada em meados da década de 70. Hoje iremos falar um pouco sobre o primeiro esquadrão da história dos Tokusatsus... Himitsu Sentai Goranger.


O gênero Super Sentai se popularizou no Brasil com a exibição dos clássicos "Changeman", "Flashman", "Maskman" e "Goggle Five", foi o pontapé inicial para difundir a franquia nas terras canarinhas. Mais tarde o iria teriamos a contrapartida americana "Power Rangers" que aproveitou do sucesso da marca, para expandir em outras regiões. Para quem nunca pesquisou ou ouviu falar, Super Sentai é um dos gêneros mais antigos de Tokusatsu em vida, é a terceira franquia mais longa da história na frente dos "Metal Heroes".

O primeiro esquadrão 'Super Sentai' da história dos Tokusatsus
Goranger foi produzida na década de 70 e foi criada pelo pai dos "Kamen Riders", Shotaro Ishinomori. Até hoje é a série mais longa dos Super Sentais, possuindo 84 capítulos e 6 filmes.

Quando a paz mundial é ameaçada pela aparição da Cruz Negra, uma sociedade internacional do mal. As Nações Unidas recrutam a “EAGLE” (Earth Guard League) para combater a ameaça. Chamados de “Blocks”, esse exército especial é distribuído pelo mundo. O Japão tem um dos maiores “Blocks”.

Cinco heróis para defender o mundo da 'Cruz Negra'
O exército da Cruz Negra decide lançar um ataque surpresa contra a EAGLE Block japonesa por temer essa força unida. A Cruz Negra manda cinco dos seus mais perigosos cyborgs para atacarem as bases japonesas da EAGLE. O Golden Mask, para a base de Eagle Kanto, Warrior Mask para a base Tohoku, Brinze Mask para a base Kyushu, Jade Mask para a base de Hakkaido e Poison Gas Mask para a base de Osaka. Por todo o Japão o exército da Cruz Negra atingiram seus alvos, matando aqueles que se opuseram a eles.

Das cinzas das bases destruídas, cinco jovens sobreviventes dos ataques juraram vingança e usando uma chave especial, vários sobreviventes são convocados para a loja “Gon”, uma passagem secreta para a base secreta principal da EAGLE Japan em Tókio, pelo comandante Edogawa Kenpachi. Eles foram reorganizados para formar a Secret Task Force Goranger, armados com os uniformes Goranger que dão habilidades sobre humanas. Armados desses uniformes e outras armas especiais criadas pelos cientistas da EAGLE, eles vingam os seus camaradas, derrotando as operações da Cruz Negra e o que se seguiu.

O uso de robôs gigantes só vei a acontecer mais tarde com 'Battle Fever J'
A trama dos Sentais da primeira geração era rica em conteúdo e o enredo muito mais elaborado. Como não tinham muitos recursos tecnológicos para efeitos especiais, muito do brilho dos seriados eram devido à trama e a atuação dos personagens. Como nas décadas de 60-70 o tema espionagem estava em evidência, Goranger vestiu o tema com maestria e criou uma identidade única e que jamais foi vista em Sentais posteriores, com exceção de Battle Fever J. As armas usadas pelos heróis eram bastante inusitadas, brincos explosivos, bumerangues e chicotes eram algumas delas. Como os monstros não cresciam na época eles utilizavam de uma "bola" explosiva que era passada por cada integrante até destruir o inimigo.

Akaranger desafia mais um monstro da Cruz Negra
Goranger utiliza o formato que conhecemos hoje, cinco guerreiros com um vermelho liderando a equipe. Uma curiosidade é que nem Goranger e JAKQ (seu sucessor) usavam o termo "Super Sentai" já que não possuía em ambas a série um "robô" de combate. Mais tarde as duas foram englobadas e chamadas igualmente às outras.








Confiram abaixo outras informações da série:

Os Gorangers -

Tsuyoshi Kaijuu (Akaranger)
Makoto NaoyaAkira Shinmei (Aoranger)
Hiroshi MiyauchiDaita Ooiwa (Kiranger)
Baku HatakayamaDaigorou Kumano (Kiranger 2)
Jirou DarumaPeggy Matsuyama (Momoranger)
Risa KomakiKenji Asuka (Midoranger)

Os Aliados

Comandante Eidogawa Gonpachi
Katoh Yohko (Agente 007)
Hayashi Tomoko (Agente 008)
Nakamura Haruko (Agente 009)
Katoh Taroh

Goranger, a serviço do bem

My Instagram