Gobusters Vs. Gokaiger | Tudo o que você precisa saber sobre o filme

Os Gobustes e os Gokaigers recentemente estrelaram um filme juntos. No especial "Review" desse mês, você irá ficar sabendo tudo o que rolou nesse crossover de Super Sentais.


Autor: Alicia Ashby
Fonte: Toei Co., ltd.
Site oficial: gobus-gokai.jp (Japão)
Material da Toei traduzido por: Jim Ballard e Leonardo Cruz (Toku Bahia)

Gokai Red duela Red Buster no filme 'Gobustes Vs Gokaiger'. Essa imagem é
cortesia da Toei Co., Ltd.
Spoiler: Esse artigo contêm detalhes do enredo e imagens do filme.

Note do editor: esse artigo usa os títulos oficiais em Inglês criados e usados pela Toei Co., Ltd. Para vendas internacionais e para a promoção de filmes de super Sentai, show e vídeos.

Título oficial em Inglês: Go-Busters vs Gokaiger.
Título Original Japonês: 特命戦隊ゴーバスターズVS海賊戦隊ゴーカイジャーTHE MOVIE (Tokumei Sentai Goobasutaazu Tai Kaizoku Sentai Gookaijaa Za Muubii)

Introdução

Desde Goranger (秘密戦隊ゴレンジャー, Himitsu Sentai Gorenjaa), em 1975, a série Super Sentai continuou ininterrupta  Gokaiger (海賊戦隊ゴーカイジャー, Gaizoku Sentai Gookaijaa) foi produzido e 2011 para comemorar os 35 anos da série, visando ratificar definitivamente a série e recebeu suporte de gerações de crianças e adultos. Continuando em Go-Busters (特命戦隊ゴーバスターズ, Tokumei Sentai Goobasutaazu), a 36ª série que tentou expandir um potêncial pouco explorado pela série.

Poster promocional do filme. Essa imagem é
cortesia da Toei Co., Ltd.
Nesse novo confronto da série "super Sentai versus", os Go-Busters e os Gokaigers se enfrentam! Como será que a equipe de espiões irá se opor aos piratas espaciais, que se juntaram com uma organização malígna!? Essa será a maior batalhar de Super Sentai, com a presença de muitos personagens clássicos!!

Agora, "VS" evolui para o próximo estágio...- Material de publicidade da Toei para Go-Busters vs Gokaiger.

Super Sentai Versus

Quando o sucessor de Goranger, J.A.K.Q. DENGEKITAI (ジャッカー電撃隊, Jakkaa Dengekitai, 1977), estava com problemas de audiência, a Toei produziu um filme chamado J.A.K.Q. DENGEKITAI VS GORENGER (ジャッカー電撃隊VSゴレンジャー, Jakkaa Dengekitai tai Gorenjaa, 1978) que mostrou os dois times de heróis se juntando para enfrentar um adversário comum. O filme não foi o suficiente para salvar JAKQ de uma série curta, e a Toei arquivou a ideia de crossovers entre Sentais por vários anos.

Em 1994, quando super Sentai era a mais quente propriedade da toei, a companhia tirou a poeira do conceito de crossover entre os heróis e produziu um curta em 3D chamado SUPER SENTAI WORLD (スーパー戦隊ワールド, Suupaa Sentai Waarudo), que reuniu heróis dos show mais recentes da época: FIVEMAN (地球戦隊ファイブマン, Chikyuu Sentai Faibuman, 1990), JETMAN (鳥人戦隊ジェットマン, Choojin Sentai Jettoman, 1991), ZYURANGER (恐竜戦隊ジュウレンジャー, Kyoryuu Sentai Juurenjaa, 1992), DAIRANGER (五星戦隊ダイレンジャー, Gosei Sentai Dairenjaa, 1993), e KAKURANGER (忍者戦隊カクレンジャー, Ninja Sentai Kakurenjaa, 1994). Nesse filme, que era composto quase inteiramente de cenas de ação, os heróis se juntaram para derrotar um novo inimigos chamado Imperador Daidas. O esforço se provou popular.

Imagem promocional do filme 'Gobusters Vs Gokaiger'.
O que nós conhecemos como Super sentai Versus nasceu, de fato, em 1996 com o especial em vídeo OHRANGER VS KAKURANGER (超力戦隊オーレンジャー オーレVSカクレンジャー, Chooriki Sentai Oorenjaa Oore vs Kakurenjaa). O filme reunia os heróis de OHRANGER (超力戦隊オーレンジャー, Chooriki Sentai Oorenjaa, 1995) com os membros do Super Sentai anterior em uma hora de pura aventura. O especial fez bem, sendo sucedido imediatamente por CARRANGER VS OHRANGER (激走戦隊カーレンジャーVSオーレンジャー, Gekisoo Sentai Kaarenjaa vs Oorenjaa, 1997), MEGARANGER VS CARRANGER (電磁戦隊メガレンジャーVSカーレンジャー, Denji Sentai Megarenjaa vs Kaarenjaa, 1998) e muitos outros. em 2009, a série Super sentai Versus passou para as telonas com GO-ONGERS VS GEKI RANGERS THE MOVIE (劇場版 炎神戦隊ゴーオンジャー VS ゲキレンジャー, Gekijooban Enjin Sentai Goonjaa tai Gekirenjaa). Todas os lançamentos a partir desse foram feitos em cinemas.

Go-Busters vs Gokaiger é o 18º filme da série Super sentai Versus, colocando os heróis que estão no ar, GO-BUSTERS (特命戦隊ゴーバスターズ, Tokumei Sentai Goobasutaazu, 2012), contra os protagonistas do show anterior, GOKAIGER (海賊戦隊ゴーカイジャー, Kaizoku Sentai Gookaijaa, 2011). Como de usual nos filmes Versus, a aventura permite que os fãs vejam os personagens interagirem sem suas fantasias, assim como lutarem juntos em sequências elaboradas. O filme desse ano inclui personagens favoritos dos dois shows e algumas aparições especiais de outras séries super Sentai, além de introduzir os heróis do próximo programa da série, KYORYUGER (獣電戦隊キョウリュウジャー, Juuden Sentai Kyooryuujaa, 2013).

Assim como os Super Sentai Versus anteriores, Go-Busters vs Gokaiger não é nada mais nada menos do que uma carta de amor aos fãs do show. Esse filme foi escrito por Kento Shimoyama, que foi responsável pelos episódios de Gokaiger e Go-Busters, além de já ter escrito na série Super Sentai Versus. O diretor é Takayuki Shibasaki, um forte membro da Toei que já dirigiu episódios de várias séries através dos anos. As cenas de ação do filme foram dirigidas por Hirofumi Fukuzawa, um ex-dublê que trabalha em Go-Busters, cujas cenas de ação são consistentemente alvo de elogios. O diretor Hiroshi Butsuda é outro veterano da Toei, responsável pelos efeitos especiais e cujo trabalho data desde Zyuranger.

Go-Busters vs Gokaiger será lançado em DVD (3800 ienes) e Blu-ray (4800 ienes) em 21 de Março no Japão. O filme também estará disponível em uma Edição de Colecionador em Blu-Ray (6300 ienes) que conterá um segundo disco com material extra, incluindo o making-of, filmagens de eventos promocionais, arquivos e mais. As primeiras cópias da Edição de colecionador virá com um conjunto de cartões postais exclusivos de Go-Busters vs gokaiger.

Bakkas Gil, Ahim de Famille (Gokai Pink), Don 'Doc' Dogoier (Gokai Green), Capitão Marvelous
(Gokai Red), Joe Gibken (Gokai Blue), Luka Millfy (Gokai Yellow) e Waredonaier são o novo
Império Zangyack.

História

Em quadrinhos, a história tradicional sobre dois heróis que se encontram é "Lutem, então se unam". Muitos filmes na série Super sentai Versus seguem esse padrão, também, e Go-Busters vs Gokaiger não é uma exceção.

Imagem promocional do filme.  Essa imagem é
cortesia da Toei Co., Ltd.
Os eventos do filme começam quando uma versão maligná sinistra do uma vez heroico Gokai Galleon aparece sobre Tokyo. A bordo do navio está Bakkas Gil, o novo comandante do Império Espacial Zangyack, e ele parece estar sendo ajudado pelo esquadrão pirata Gokaiger. Essa é uma chocante reviravolta, já que os Gokaigers destruíram o império no final de sua própria série. No final da série, os Gokaigers deixaram a Terra em direção ao planeta natal do Império, para destruí-lo de uma vez por todas.

Agora, os aparentemente malvados Gokaigers retornam a Terra em busca do maior tesouro do universo, que são as Phantom Ranger keys. Para piorar as coisas, eles estão unidos com a Vagras, o inimigo jurado dos Go-Busters. Os Go-busters não tem nenhuma escolha senão se oporem aos Gokaigers, e a batalha fervilhante entre os dois grupos começa. Mas nada é o que parece.

Os Gokaigers de fato destruíram o Império Zangyack, forçando Bakkas Gil a se aliar a Vagras. Juntos, esses vilões derrotaram os Gokaigers e os forçaram a cooperar na caça as Phantom Ranger Keys. Para escapar, os Gokaigers usam as habilidades dos Go-Busters para revelar o local secreto da cinco Keys, para derrotar Bakkas Gil e a Vagras com o poder desses artefatos.

O plano é frustrado por Enter, um dos comandantes da Vagras, que prevê com precisão a traição dos Gokaigers. Ele toma vantagem do momento para roubar as Phantom Ranger Keys, as quais ele pretende usar para concretizar o ideal da Vagras de fundir a Terra com a dimensão paralela do Hiperespaço. Mas as Keys se provam poderosas demais para serem controladas por Enter, e ambos heróis e vilões são espalhados pelo tempo e espaço em uma explosão.

Pôster promocional do filme. Essa imagem é
cortesia da Toei Co., Ltd.
Isso leva a uma série de curtas que usam uma variedade de locais de gravação da Toei. No período Edo, Yellow Buster e Beet J. Stag encontram Gokai Silver escondido em uma vila próxima. Eles recuperam uma Phantom Ranger Key perdida com a ajuda de Jealoushitto, um vilão redimido que apareceu diversas vezes em Gokaiger e teve uma aparição em KAZOKU SENTAI GOKAIGER VS SPACE SHERIFF GAVAN: THE MOVIE (海賊戦隊ゴーカイジャーVS宇宙刑事ギャバンTHE MOVIE, Kaizoku Sentai Gookaijaa Tai Uchuu Keiji Gyaban Za Muubii, 2012).

Os heróis reunidos recuperam o resto de seus companheiros perdidos. Blue Buster encontra Gokai Yellow e Gokai Blue assim como uma Ranger Key de um local no Mediterrâneo. Beet Buster tenta resgatar Gokai Pink e Gokai Green do século 17 na França, mas perdem uma das Ranger Keys para Bakkas Gil. Red Buster se encontra com Gokai Red em 2005, onde ele aproveitam um prato de curry no restaurante Dino House da série ABARANGER (爆竜戦隊アバレンジャー, Bakuryuu Sentai Abarenjaa, 2003). Finalmente, o grupo resgata Yellow Buster e Beet J. stag no período Edo.

Eles encontram Enter esperando por eles em seu robô gigante, o Megazord Epsilon. Os heróis enfrentam Epsilon, mas enter sabota os robôs dos Go-Busters atacando seus Buddyrois, que servem como o sistema operacional das máquinas. O ataque elimina o programa vacina que protege os Buddyroids dos vírus da Vagras. Os Buster tentam reiniciar seus Buddyroids, mas a perda do programa vacina também eliminou suas personalidades. Os Go-Busters devem enfrentar sua batalha final sem seus parceiros robôs.

Imagem do filme 'Gobusters Vs Gokaiger'.  Essa imagem é
cortesia da Toei Co., Ltd.
É claro que esse é um Sentai, e a coragem e perseveram deles é suficiente para fazer um milagre acontecer. No meio da batalha, os Go-Busters descobrem que eles podem copiar seu próprio programa vacina que carregam em seu corpo para seus Buddyroids, restaurando eles. As Phantom Ranger Keys são recuperadas e os heróis descobrem que podem usá-las para fazer seus megazords executarem um "Gokai Change", assumindo os poderes de robôs de Super sentais passados. Os cinco robôs, Go-Buster Ace, Tategami Lioh, Buster Hercules, Gokai-Oh e GoZyuJin se transformam respectivamente em GekiTohja de GEKIRANGER (獣拳戦隊ゲキレンジャー, Juuken Sentai Gekirenjaa, 2007), Gao King de GAO RANGER (百獣戦隊ガオレンジャー, Hyakujuu Sentai Gaorenjaa, 2001), Magi King de MAGI RANGER (魔法戦隊マジレンジャー, Mahoo Sentai Majirenjaa, 2005)*, Daibouken de BOKENGER (轟轟戦隊ボウケンジャー, Googoo Sentai Bookenjaa, 2006), e DaiZyuJin de ZYURANGER. Com a adição nostálgica desses robôs, os Gokaigers e os Go-busters derrotam Zangyack e Vagras.

* O ator Hiroya Matsumoto interpreta Beet Buster, piloto do Buster Hercules. Previamente, Matsumoto foi Magi Yellow, em Magiranger. Ao controlar o Magi King, ele faz um comentário memorável de como a transformação parece "simplesmente perfeita".

Créditos.
Duração: 76 minutos.
Lançamento Japonês: 19 de Janeiro de 2013.

Imagem promocional do filme.  Essa imagem é
cortesia da Toei Co., Ltd.
Elenco.
Hiromu Sakurada/ Red Buster: Katsuhiro Suzuki
Ryuji Iwasaki/ Blue Buster: Ryouma Baba
Yoko Usami/ Yellow Buster: Arisa Komiya
Masato Jin/ Beet Buster: Hiroya Matsumoto
Beet J. Stag/ Stag Buster: Yuichi Nakamura
Captain Marvelous/ Gokai Red: Ryota Ozawa
Joe Gibken/ Gokai Blue: Yuki Yamada
Luka Millfy/ Gokai Yellow: Mao Ichimichi
Don “Doc” Dogoier/ Gokai Green: Kazuki Shimizu
Ahim de Famille/ Gokai Pink: Yui Koike
Gai Ikari/ Gokai Silver: Junya Ikeda
Takeshi Kuroki: Hideo Sakaki
Toru Morishita: Naoto Takahashi
Miho Nakamura: Fuuka Nishihira
Kaoru Shiba: Runa Natsui
Enter: Syo Jinnai
Escape: Ayame Misaki
Basco ta Jolokia: Kei Hosogai
Waredonaier (voice): Yuichi Nakamura
Nick Cheetah (voice): Keiji Fujiwara
Gorisaki Banana (voice): Tessho Genda
Usada Lettuce (voice): Tatsuhisa Suzuki
Navi (voice): Yukari Tamura
Jealoushitto (voice): Takahiro Sakurai
Yatsudenwani (voice): Kyousei Tsukui
Bakkas Gil (voice): Takaya Hashi
Kyoryu Red (voice): Ryo Ryusei
Kyoryu Black (voice): Syuusuke Saito
Kyoryu Blue (voice): Yamato Kinjo
Kyoryu Green (voice): Akihisa Shiono
Kyoryu Pink (voice): Ayuri Konno
Mobilate, Gokai Sabre, Gokai Gun, Gokai Cellular, Gokai Galleon Buster, Gokai Spear (voice): Tomokazu Seki
Lio Blaster, GB Custom Visor, Tategami Lioh (Voice): Ichirou Mizuki
Narrados: Shoo Munekata

Equipe.
Diretor: Takayuki Shibasaki
Conceito original: “Saburo Yatsude”, Shotaro Ishinomori
roteirista: Kento Shimoyama
Produtores: Takashi Nara (TV Asahi), Toramatsu Mamiya (Toei Video), Takeyuki Suzuki (Toei), Eiji Matsuda (Toei Advertising), Naoya Kinoshita (KINOSHITA)
Planejamento: Kiyoshi Kuwata (TV Asahi), Naomi Takebe (Toei Video), Shinichiro Shirakura (Toei), Masanori Ogawa (Toei Advertising), Yoshiaki Nemoto (KINOSHITA)
Produção executiva: Noboru Sugiyama (TV Asahi), Kazuo Kato (Toei Video), Kazuki Hikita (Toei Advertising)
Diretor de Arte: Kazumasa Otani
Design de personagens: Yuji Izubuchi, Tamotsu Shinohara, Yoshiro Harada, Yasushi Moriki , K-suke
Diretor de Ação: Hirofumi Fukuzawa
FX Diretor: Hiroshi Butsuda
Editor: Ren Sato
Cinematografo: Fumio Matsumura
Iluminação: Naoyuki Hori
Efeitos sonoros: Hiromi Ogawa
Música: Megumi Ohashi, Kosuke Yamashita

Tema sonoro: “Kizuna ~ Go-Busters! Gokai ni Arrange ver.” (キズナ~ゴーバスターズ! 豪快にアレンジver., “Kizuna ~ Go Busters! Exciting to Arrange ver.”)
Artista: Nazo no Shin Unit STA☆MEN (The Mysterious New Unit Starmen)
Produção: Go-Busters vs Gokaiger Production Committee (Ishimori Pro, TV Asahi, Toei AG, Toei)
Distribuidor: Toei
Vendas Internacionais: Toei




My Instagram