Cosplay #28 | Live Actions e Cosplays

Olá galera! Essa semana a matéria é em parceria com nosso outro colunista, o Alexandre, que escreve a Coluna de Live Action. Nós tivemos a ideia de falar sobre as caracterizações dos personagens quando animes e/ou mangás são adaptados para live action. E não só isso como algumas outras caracterizações e comparações com cosplayers que se dedicam a fazer versões mais realistas de suas roupas.


Para começar selecionamos sete live action para compararmos o que e como foram adaptados para realidade os caricatos detalhes tão característicos dos animes e mangás. São live actions que fizeram sucesso, não só positivamente como, algumas vezes, negativamente. Vamos fazer assim, apresentaremos a sinopse do live e logo abaixo as comparações com seus respectivos animes e/ou mangás.

Nana

Duas jovens garotas que acabam se conhecendo por acaso em um trem que vai para Tóquio. Komatsu Nana vai para a cidade atrás de seu namorado e de seus sonhos. Oosaki Nana vai a Tóquio a fim de ser tornar uma grande artista da música. Esse encontro no trem parece uma obra do destino, já que as duas garotas acabam se torando grandes amigas e não possuem apenas o nome em comum. Junto com elas, veem uma linda, dramática e emocionante história, sobre o quão poderosa pode ser uma amizade verdadeira.


Imagem do mangá de Nana
Para quem gosta de drama, romance, música e uma pitada de comédia, Nana é o anime/mangá ideal. Criado por Ai Yazawa, a mesma autora de Paradise Kiss, Nana tem uma narrativa sutil e envolvente. Não tem como não se identificar com algum personagem e este acaba sendo um ponto chave de Nana. O espectador pode encontrar um pouco de si mesmo em cada um dos personagens, ou observar que alguns deles se parecem com algum amigo ou conhecido.

Cena do primeiro Live Action de Nana, Hachi e Nana
Como não poderia faltar em um mangá de Ai Yazawa, a moda também está presente em Nana, porém não recebendo tanta atenção quanto em Paradise Kiss. A personagem Oosaki Nana, que adora o visual gótico-punk, usa várias roupas e acessórios da Vivienne Westwood. Além dela, outro personagem o Shinichi Okazaki (Shin), tem um colar também da Vivienne Westwood, colar esse que não é mais fabricado e é super difícil de entronar um original.
Cosplayer de Oosaki Nana muito bem caracterizada
No quesito Live Action, Nana foi uma das poucas adaptações para a qual tiro o chapéu. Como foi dividido em dois, o diretor conseguiu pegar as peças chaves de do anime e colocar na adaptação. Os atores que foram escolhidos para os papeis também foram espetaculares e os figurinos não deixaram a desejar. Eles conseguiram recriar perfeitamente cada personagem do anime, colocando a essência de cada um.

Apesar de parecer simples, cosplays de Nana, requerem um cuidado totalmente especial, já que todos na trama usam peças únicas e que chamam atenção. Oosaki Nana, por exemplo, ela possui o famoso anel da Vivienne Westewood. Muitos cosplayers buscam adquirir esses produtos originais, a fim de deixarem seus cosplays ainda mais fieis, ou algumas vezes até melhores, que os atores.

Clique aqui para ver o Trailer.

Paradise Kiss

Conta a história de uma jovem estudante, Hayasaka Yukari, que sempre faz de tudo nos estudos para tentar agradar a mãe e que após ser abordada na rua por um rapaz, que quer usa-la como modelo, tem sua vida totalmente transformada. Ela conhece um novo mundo e a partir dai, resolve tomar suas próprias decisões. Romance, comédia e uma pitada de drama estão presentes nesta linda história sobre moda.


Personagens principais da trama de Paradise Kiss
Paradise Kiss é um dos mangás e animes mais bonitos presentes no mercado, o traço da autora, Ai Yazawa, e suas fortes inclinação para as tendências da moda, conseguem fazer com que suas obras sejam dinamicamente dramáticas. Como vocês leram acima a história de ParaKiss gira em torno do mundo da moda e, por causa disso, inúmeros figurino aparecem durante a história. Como a história é sobre a vida cotidiana, mas agitada, de uma colegial que se envolve com moda, dá muita liberdade para que os produtores do live action façam adaptações tanto na aparência física, quanto nos figurinos e cenários.

Personagens do Live Action de ParaKiss
Este Live tem pontos tanto positivos quanto negativos, claro que comparando com o mangá ou anime, pois o live action foi muito bem produzido se o olharmos como um conjunto. Por ser sobre moda, estilos e tendências, prova disso foi ter a sua publicação na revista Zipper, o Live perde um pouco ao descaracterizar o visual colorido e chamativo de alguns personagens. Cabelos rosa, violeta e azul claro, visual punk ao extremo e muito estilo, isso é Paradise Kiss, e sem essas características os alunos da escola de moda perderam um pouco da sua personalidade original.

Yukari com seu vestido azul do desfile versão do mangá, live action e uma linda e muito fiel
cosplayer
Em compensação os atores foram muito bem escolhidos e suas atuações importantes para o desenrolar da história. Os figurinistas trabalharam duro para produzir visuais tão marcantes quanto os no mangá, e não desmereço o filme por causa dessas adaptações. O grande quê da história é o vestido final da Yukari, pois toda a história gira em torno na produção deste vestido. Ele ficou bem diferente do vestido original, mas sinceramente, foi uma adaptação válida. Pegaram a essência da criação e deixaram a ideia mais modernizada para atrair o público e dar chance de criação aos figurinistas. Até porque o vestido do mangá é um exagero, não que isso seja ruim, até porque essa era a ideia de George, mas que quando trazida para fora das páginas do quadrinho, fogem um pouco do contesto do resto do Live Action.

O magnífico vestido feito por George
Mas é possível fazer um bom vestido e boa adaptação da Yukari do mangá, pois encontramos diversos cosplays maravilhosos pela internet! É só se atentar aos detalhes e procurar os materiais certos que o cosplay tem tudo para dar certo.

Se quiser ficar por dentro de todo o Live Action de Parade Kiss, basta acessar esse link
Clique aqui para assistir o Trailer.

Kimi ni Todoke

Uma linda história sobre amor e amizade. A história gira em torno de Sawako Kuronuma, uma colegial que não possui amigos e é constantemente confundida com Sadako (para nós ocidentais a Samara de O Chamado). Depois de um teste de coragem que os alunos resolvem fazer, e da qual Sawako se voluntária para ser o fantasma, ela começa a fazer amizade com alguns alunos de sua sala. Porém algumas pessoas acabam ficando com inveja dela e fazem de tudo para destruir essa relação. Uma fantástica história sobre o primeiro amor e sobre o quão importante é uma amizade.


Reprodução de umas das cenas do mangá no Live Action. Perfeição!
Tiro o meu chapéu para os produtores deste live! Ainda não conheci ninguém que tenha visto e não gostado dessa adaptação. O elenco, as locações, diálogos e direção de Kimi ni Todoke são um ótimo exemplo de uma adaptação bem feita. Claro que por ser uma história sobre romance no colegial, os figurinistas não tiveram que pensar em tantas mudanças de modelos e tecidos, como, por exemplo, em ParaKiss, mas não é só porque o figurino e história são simples, que faz de Kimi ni Todoke uma produção fácil de se trabalhar.


Só porque algo é simples não significa que seja fácil. Acredito que por ser simples a adaptação tem que ficar ainda mais bem feita e fiel, pois qualquer erro pode descaracterizar a história. Antes de falar nas roupas em si, gostaria de tirar um espaço para elogiar a escolha do elenco, que foi incrível! Todos os atores se encaixaram perfeitamente nos papeis dos personagens e quaisquer pequenas diferenças são completamente aceitáveis devido a grande semelhança e ótima atuação.

Cosplayers de Kimi ni Todoke conseguindo captar os trejeitos dos persoangens assim
como no Live Action
As roupas, principalmente os uniformes, foram modificadas para que ficassem com mais cara de “tradicional”, não creio que a mudança do tom de azul do anime, para os tons mais terrosos do live action, tenha influenciado no visual. Os personagens foram muito bem estudados, o figurino apesar de algumas modificações, manteve a essência e modelos, fazendo de Kimi ni Todoke uma incrível adaptação!

Se quiser ficar por dentro de todo o Live Action de Kimi ni Todoke, basta acessar esse link.
Clique aqui para ver o Trailer.

Avatar – A Lenda de Aang

O desenho conta a história do jovem Nômade de Ar e Avatar, Aang. Após ficar adormecido durante 100 anos em um iceberg, Aang é despertado por dois irmãos da Tribo da Água do Sul. Quando ele acorda, ele percebe que a guerra acabou e que o mundo entrou em caos. Seus antigos amigos, os Nômades do Ar, foram todos exterminados pela Nação do Fogo. Cabe agora a Aang trazer o equilíbrio ao mundo e vencer a guerra contra a Nação do Fogo. Junto a ele estarão: Katara, uma forte dominadora de água; Soka um guerreiro da tribo da água e irmão de Katara; Toph uma grande dominadora de terra; Appa, o bisão voador de Aang e Momo, seu lêmure voador de estimação.


O desenho Avatar: A lenda de Aang
Apesar de não ser uma animação japonesa, mas sim americana, A Lenda de Aang acabou ganhando certo espaço e respeito entre alguns amantes de animes. Já que o desenho usa de traços que se assemelham muito as animações japonesas. A história é totalmente envolvente e a própria crença do Avatar tem muito de um aspecto religioso e místico. Em minha opinião, Avatar foi um desenho que veio para revolucionar, já que ele acaba abordando questão que são importantes, de uma forma que qualquer criança que assista o desenho possa ver.

Noah Ringer como Aang na adaptação para Live Action
Devido ao grande sucesso que foi a animação, a obra acabou ganhando um longa metragem com atores de reais. Avatar – O Último Dominador de Ar. Os fãs do jovem Aang ficaram super animados e ansiosos para assistir ao filme. Porém foi ai que veio a total decepção. No quesito enredo, o filme é muito fraco e acabou sendo superficial. O que acabou deixando os fãs muito desapontados. A escolha dos atores para os principais papeis não foram das melhores. Além do que, acabaram mudando a personalidade de vários personagens, o que “quebrou” o charme que a história tem. Porém quando se trata de figurino, a equipe técnica de figurino merece elogios, pois conseguiram captar muito bem o estilo de roupa de cada um dos 4 povos. Os Nômades do Ar, por exemplo, suas roupas são praticamente inspiradas nos monges tibetanos; a Tribo da Água tem suas roupas inspiradas nos esquimós; em relação ao Reino da Terra e a Nação do Fogo, ao que parece, eles usaram tanto referências chinesas quanto indianas na criação das roupas.

Cosplayer de Aang na versão do desenho
Acabou de tornando recorrente avistar cosplays de Avatar em eventos de animes brasileiros. Apesar de ser um cosplay tecnicamente fácil, ele requer um pouco de cuidado e muita disposição para fazer, pois existe um cuidado não só com o tecido, mais sim com a fidelidade que vai ficar a roupa. A maioria dos cosplays de Avatar se baseia na animação e não no filme, o que acaba torando um pouco mais simples de ser produzir a roupa. Já que ao longo da trama, os personagens principais vão trocando constantemente de roupa e algumas dessas roupas são bem simples de serem feitas.

Clique aqui para ver o Trailer.

Dragon Ball

O anime conta à história do jovem menino Son Goku. Um garoto que veio do espaço e foi criado por Son Gohan, como seu neto. As aventuras de Goku são as mais loucas possíveis. Ele acaba conhecendo uma garota chamada Buma, que pede ajuda ao jovem, para que os dois possam encontrar as 7 esferas do dragão e poder realizar um pedido. No meio do caminho mais personagens vão se reunindo ao grupo. Uma história cheia de aventura, ação e muita, mais muita comédia.


Cena do Anime
Um dos mais marcantes animes e mangás da história. Dragon Ball está registrado na memória de várias pessoas que cresceram assistindo e lendo essa grande obra do famoso mangaka Akira Toriyama. Uma história de aventura, ação e comédia, Dragon Ball até hoje encanta jovens e velhos ao redor do globo. Não é para menos que o mangá é o segundo mangá mais popular da história, perdendo apenas para Doraemon. No Brasil, o pequeno (e grande) Goku, tem uma enorme massa de fãs.

Poster da desastrosa adaptação americana para Live Action de Dragon Ball
Em 2009 estreou nos cinemas a adaptação Live Action de Dragon Ball, que recebeu o título de Dragonball Evolution. Todos os fãs do anime/mangá ficaram indignados com o filme. Pois os produtores fizeram uma história totalmente diferente da original, deixando só o nome dos personagens o mesmo e o objetivo, que era reunir as esferas do dragão. O único ponto positivo que os fãs brasileiros viram nessa adaptação foi que usaram os mesmo dubladores que usaram para dublar o anime, tirando isso, o filme deve uma péssima crítica. Uma curiosidade é que o filme já teve uma adaptação japonesa há anos atrás e que consegui ser melhor em trama do que a versão americana.

Grupo cosplay de Dragon Ball que se inspirou no anime e suas coloridas vestimentas
Cosplays de Dragon Ball são um dos mais vistos em eventos. Alguns não são tão simples de serem produzidos, porém outros são realmente fáceis. Tem alguns cosplays que acabam ficando exatamente iguais aos personagens. Isso acaba fazendo com que eles se tornem ícones, e que fiquem conhecidos devido a esses cosplays. Em relação à Dragon Ball, os cosplays são realmente melhores do que a caracterização dos atores do filme.

Clique aqui para ver o Trailer.

Sailor Moon

Sailor Moon conta a história da jovem garota Usagi (Serena) Tsukino, que após receber a visita da gata Luna, recebe um medalhão e se transforma na guerreira Sailor Moon. Ao decorrer da história mais guerreias Sailor vão se juntando a Usagi, a fim de derrotarem todo o mal que ataca a Terra.

Ilustração do mangá de Sailor Moon
Uma anime que marcou a infância de várias pessoas. Apesar de ser um shoujo, muitos garotos (como eu, por exemplo) acompanharam a trajetória de Usagi (Serena para os Brasileiros) Tsukino, em sua luta contra as forças do mal. Ação, romance, comédia e uma pitada de drama são o que constitui o estilo de Sailor Moon. Um anime muito bom de ser apreciado e que até hoje tem seus fãs mais fieis.

Live Action de Sailor Moon com direito a perucas coloridas na hora das transformações
Ao contrário do anime, o Live Action de Sailor Moon deixou muito a desejar. A história em si é envolvente, porém a produção peca totalmente nos efeitos e em alguns figurinos. Parando para analisar, começo a pensar na relação que os japoneses têm com a peruca. Pois no caso de Sailor Moon (e também de Paradise Kiss), alguns personagens tem seu charme, por terem seus cabelos de cores diferentes. Em Sailor Moon, por exemplo: Usagi é originalmente loira, porém no Live Action a colocaram como morena, ficando loira apenas após a sua transformação; Ami (Sailor Mercúrio) tem o cabelo azul no anime/mangá, porém na adaptação seu cabelo é castanho, ficando azul também só após sua transformação; e por último, Mina (Sailor Vênus) que também é loira no mangá/anime e que na adaptação é morena, ficando loira após se transformar. Esses pequenos detalhes acabam desagradando muito aos fãs mais fieis da obra.

Grupo de cosplay lindo das Sailors
Os cosplays de Sailor Moon há alguns anos atrás, haviam desaparecido dos eventos, porém resurgiram com uma grande força. Tecnicamente fáceis de serem feitos, e magníficos de serem apreciados, as garotas que se dedicam a isso, na grande maioria das vezes acabam se sobrepondo ainda mais do que as atrizes do Live Action. Quando se trata de ser o mais fiel possível ao seu personagem, esses cosplayers não medem esforço, chegando ao ponto de cortar ou até mesmo tingir seu cabelo, para deixar igual a sua personagem, fazendo com que sua customização se torne algo maravilhoso.

Se quiser ficar por dentro de todo o Live Action de Sailor Moon, basta acessar esse link

Rurouni Kenshin

A série conta a história do ex-retalhador Kenshin Himura, espadachim que decide vagar como um andarilho e usar suas habilidades para proteger as pessoas ao seu redor e lutar pelo o que é certo. Recusando-se a matar, Kenshin acaba se envolvendo em grandes acontecimentos que mudarão a história do Japão.


Personagens de Rurouni Kenshin, ou nosso querido Samurai X
Esse é o Live Action do momento! Posso dizer sem sombra de dúvidas que Rurouni Kenshin é um dos Lives mais bem produzido que existe. A atenção aos detalhes é de tirar o fôlego. O cenário e locações são perfeitos, os atores são ao mesmo tempo fiéis aos originais e parecem pessoas que viveram naquela época, os figurinos nem se fala, roupas típicas fielmente retratadas, onde os figurinistas se utilizaram de tecidos de fibra e corantes de tecidos que existiam no período tornando tudo mais real e incrível.

Live action mais do que bem adaptado! Grande produção de Lives do momento
Sim, eu sei, houve modificações na história, algumas coisas foram tiradas e outras agrupadas e misturadas, mas para o tempo de filme disponível, achei que fizeram um bom trabalho de adaptação de roteiro, eliminando acontecimentos que não interferirão no rumo principal da história e deixando o que realmente interessa ir para as telas. Para quem não sabe Rurouni Kenshin será dividido em três partes, por isso muito mais personagens aparecerão nos próximos dois filmes!

Cosplayer de Himura Kenshin
Cosplays de Rurouni Kenshin estão voltando a aparecer e muita gente esta investindo pesado nas caracterizações. Tenho visto muitas meninas fazendo cosplays de Kenshin e os resultados são bastante bons, espero mais cosplayers brasileiros se inspirem para fazer cosplays de Rurouni Kenshin!

Clique aqui para ver o Trailer.

xxxHolic

Watanuki é um estudante que pode ver seres do outro mundo, acidentalmente acaba entrando na loja da feiticeira Yuuko, que pode realizar desejos e pede para que suas habilidades de enxergar espíritos sejam removidas, como pagamento Yuuko o contrata para trabalhar e ajudar na loja, resultando em diversos encontros sobrenaturais.

Capa do primeiro mangá de xxxHolic
Aproveitando que essa nova série estreando neste domingo no Japão, e foi liberado um teaser dos cinco primeiros minutos, resolvi falar sobre o pouco que vi e que me surpreendeu bastante. xxxHolic tem uma história com uma trama bem complexa e é preciso bastante atenção para não se perder. Pelo pequeno vídeo parece que mantiveram a trama bem semelhante a história original, assim como o clima de mistério, que é acentuado pelos tons frios e efeitos especiais adequados.

Imagem promocional do Live Action que estreará neste Domingo (24/02), seguindo as montagens
das capas dos mangás
Os figurinos são extremamente bem feitos e fieis, o que me deixou contente, pois as extravagâncias da Yuuko poderiam ter sido cortadas se o diretor quisesse, coisa que felizmente ele não fez. As locações são incríveis, os atores foram muito bem selecionados e até mesmo o visual místico que a série carrega fazem com que a série pareça bastante promissora. No vídeo podemos ver os uniformes do colégio do Watanuki, o visual da Maru e Moro, que apesar de terem sido privadas de seus cabelos coloridos, coisa normal nas adaptações para live action, continuaram muito bem caracterizas; e percebe-se o cuidado com os detalhes em todos os personagens. A Yuuko conseguiu ter um ar de mistério intimidador e a voz da atriz faz com que o conjunto fique perfeito. Vamos esperar a estreia para termos mais informações sobre essa misteriosa história que é xxxHolic muito em breve na Coluna Live Action!

Ichihara Yuuko, feiticeira das dimensões muito bem representada pela artista Anne
Para quem gosta de cosplays com ar mais realista fica aí a ideia para ao invés de fazer cosplays de personagens de animes e mangás, escolher fazer as versões dos Live Actions que tem um visual bem mais próximo da nossa realidade.

É reconhecível sim, pois muitas pessoas assistem o gênero, que tem ficado cada vez mais popular mundialmente. A grande observação é procurar por tecidos menos chamativos e coloridos e procurar tecidos mais “sérios” e dependendo da época que se passa a história, procurar por tecidos mais grossos e encorpados.

Cosplayer conseguindo passar todo o mistério da personagem Yuuko de xxxHolic
Isso tudo porque é perceptível quando a história é transformada em anime, os animadores procuram usar muitas cores para chamar bastante à atenção dos espectadores, por isso se você quer uma roupa mais real vale muito a pena se inspirar nos Live Actions.


Às vezes é até mais fácil fazer essas versões de cosplays. Tons mais sérios e cortes menos complicados podem facilitar e muito a vida do cosplayer. E tem vezes que os próprios cosplayers fazem adaptações de seus personagens favoritos ou até mesmo a versão do live action e ficam mais parecidos que os próprios atores! Façam uma pesquisa e vejam se o seu desenho ou mangá favorito já tem Live Action e boa jornada cosplay!!!

Se alguém tiver alguma dúvida sobre tecidos ou tiver cosplays que foram inspirados em personagens de Live Actions, mande para gente!

Não se esqueçam de curtir a página do Toku Bahia no facebook e o nosso twitter @TokuBahia!

Para maiores informações sobre a coluna cosplay, sugestões, novidades ou se quiserem bater um papo sobre cosplay é só me mandar um tweet @marshmalloworld!

My Instagram