quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Asian IN Fashion #26 | Curtindo o carnaval na moda do Harajuku

O carnaval aqui na Bahia já começou! E o do Rio de Janeiro e São Paulo começa dia 10. E como sabemos o que mais importa nessa época é a diversão! Separei os melhores looks do Harajuku para cair na folia, mas antes vamos conferir uma pequena introdução do carnaval do Brasil e sobre as influencias do nosso carnaval no Japão.


Carnaval do Brasil no Japão

O Japão possui o maior carnaval (do rio de janeiro) fora do Brasil, que é realizado tradicionalmente no último sábado de agosto, o festival nasceu em 1981 quando o prefeito de um dos 23 distritos que compõem a capital japonesa convidou uma escola de samba do Rio a fazer uma demonstração em Tóquio.
Esta grande celebração, transformada já em uma data habitual do calendário cultural japonês, serve de ponto de encontro para a numerosa comunidade brasileira no Japão, e de homenagem a um país que acolhe sua maior colônia no exterior com mais de 1,8 milhões de japoneses e descendentes até de segunda geração.

O carnaval deles possui carros alegóricos, passistas, fantasias, percussões e tomam conta do bairro de Asakusa, em Tóquio.Cerca de 500 mil japoneses compareceram na 31ª edição do 'Festival de Samba de Asakusa', no ano passado e abarrotaram as ruas do bairro.



Espetáculos musicais e fantasias evocavam temas tão díspares como a indústria do cinema, o meio ambiente, o céu e o inferno, embora também não tenha faltado a fusão das culturas japonesa e brasileira. As coreografias, estudadas à perfeição, tentaram imitar dignamente os desfiles no Rio de Janeiro, enquanto a bordo dos carros alegóricos alguns japoneses, amantes do karaokê, se encorajavam a cantar as tradicionais marchinhas de carnaval.

Com a ideia de ’’no carnaval tudo é possível’’ e seguindo a onda de troca cultural entre Japão e Brasil no carnaval, preparamos uma lista de looks do Harajuku com algumas ideais de outfits para quem quer curtir o carnaval ao melhor estilo japonês, com muita criatividade cores e alegria!

Decora Kei

Começaremos com o Decora Key, o look mais autentico do harajuku, que na minha opinião lembra o carnaval por conta da diversidade de cores, texturas e estampas. O principal ingrediente para esse estilo é a mistura.


O visual ideal Decora para o carnaval é um outfit bem fresco por conta do calor e pode ser constituído por saias de tule ou com muitos babados ou bloomers coloridos (peça que originalmente tem a função de ser usada por baixo da saia ou para dormir). A sobreposição de blusas, casacos, cachecóis não é muito indicada para essa estação, mas é bem vinda a sobreposição de meias e de muitas e diversificadas presilhas no cabelo, além de apliques coloridos no cabelo, diversas pulseiras e colares coloridos. Os sapatos podem ser tênis, boots ou creepers.


As mascaras cirúrgicas também são bem interessantes podendo conter frases das mais variadas para poder comunicar-se não verbalmente no carnaval (quem sabe vira moda por aqui?).


Fairy Kei

é o estilo ideal para quem quiser ficar igual ao personagem de contos de fada no carnaval. O outfit fairy kei diferente do decora é constituído por peças em tons pastel, rosa fluorescente, bolinhas “polka dots” , ícones infantis e lúdicos. O Fairy Kei é um estilo inspirado nas gracinhas pop dos anos 80! Muitas vezes os cabelos também são coloridos com cores pastel de rosa, azul, roxo.


Para montar um look Fairy key para o carnaval pode se utilizar saias de tule coloridas em tons pastel, apliques ou tintas de cabelo em cores fantasia e em tons pastel, tênis ou creepers com meia calça arrastão coloridas combinadas com meias listradas ou de bolinhas em tons mais claros, blusas de malha com estampas divertidas, colares e pulseiras que lembram coisas lúdicas e infantis: unicórnios, ursinhos, cogumelos etc.

Alguns enfeites de cabelo podem ser usados como: Laços, tiaras com orelhinhas de coelho, urso ou as nekomimis (orelhas de gato), tiaras de coroa. Para compor o visual a dica é ser bem criativa não deixando de ser fofa como uma fada, que dá nome ao visual.


A maquiagem é bem leve e sem exageros, mas podem – se usar strass em baixo dos olhos e cílios postiços, o blush é bem aparente.

Lolita

No carnaval para quem quer estar bem fofa e alegre, a melhor opção é o visual Deco Lolita, uma mistura dos visuais Lolita, que parece uma boneca e Decora que é bem colorido e alegre.


Para compor o visual Deco Lolita para o carnaval é aconselhável usar vestidos em forma de sino só que mais curtos do que os dos outros sub estilos Lolita por conta do calor (Visual denominado Ero Lolita). As cores do outfit podem ser fortes e contrastantes, os cabelos podem ser mais despojados, ideais para o carnaval, mas não deixando de ter muitos enfeites como no estilo decora como tiaras de orelhas de bixinhos (como gato, coelho, urso), laços grandes podendo ser coloridos e estampados diversas presilhas, o importante eh decorar a cabeça e fazer algo divertido.


O visual pode contar também com uma diversidade de anéis, pulseiras e colares de diferentes tipos sendo fofinhos e coloridos como docinhos, arco-iris, bixinhos e etc. As meias calças do estilo Lolita podem ser substituídas por algo mais fresco como meias sete oitavos ou meias três quartos com padronagens listradas, quadriculadas, ou com estampas dependendo do vestido. A maquiagem é leve para não derreter na hora da folia, mas não deixando de lado os cílios postiços bem menos volumosos do que os das outras lolitas, e alguns brilhos e strass nos cílios ou de baixo dos olhos. E enfim os sapatos! Pode- se usar um sapato mais boneca (geralmente recebe o nome de mary jane) para se parecer mais Lolita ou um tênis (seja um boot ou um allstars) caso queira parecer mais decora.


Há outros estilos Lolita que podem ser usados também como o Casual Lolita, que pode ser constituído por saia em forma de sino e blusas estilo boneca mais simples com manga curta e usar sapatos mary jane.
O sub estilo do Lolita denominado Sailor Lolita também é ideal para brincar o carnaval por que além das roupas remeterem aos uniformes de marinheiro tem tudo haver com fantasias de carnaval e o verão. Possui acessórios náuticos incluindo chapéus de marinheiro e as padronagens em listras ou polka dots seguem geralmente as combinações de azul/branco/vermelho, mas outras cores também aparecem. As saias deste tema às vezes são pregueadas. Outro sub estilo do Lolita que lembra uma das fantasias do carnaval é o Pirate Lolita que envolve elementos como corset, casacos de pirata, botas, temas de caveiras, espadas e baús do tesouro - coisas que um corsário usaria. Mini-chapéus ou chapéus de pirata são típicos, assim como designs assimétricos e por vezes tem elementos em comum com o tema sailor.


Sailor Lolita
Pirate Lolita
Gyaru

No estilo Gyaru o subestilo mais divertido para se curtir o carnaval talvez seja o KIGURUMI, que é composto por macacões de fantasia (parecendo uma pijama) de bixinhos, ou personagens de desenho animado e até animes.

Kigurumi
Outras variações bem diferentes do estilo Gyaru para curtir o carnaval são o Mamba e o Kogal .
O Mamba é o estilo onde suas seguidoras ultilizam o tom de pele mais escuro e a maquiagem conhecida como ‘panda makeup’ - que constitui de uma área ao redor dos olhos, nas bochechas e nariz geralmente brancas, como se fosse uma maquiagem tribal (existe com outras cores além do branco), além de usarem cílios postiços coloridos e joias em torno dos olhos. As roupas são bastante coloridas e praianas, os cabelos tendem a ser loiros ou de cores bastante fluorescentes. O sub estilo do Gyaru Kogal lembra uma fantasia de colegial, podendo ser usada como uma fantasia de carnaval.

Mamba
Kogal
Se depois de todas essas dicas de como curtir o carnaval na moda do Harajuku você estiver em duvida do que usar, confira as outras matérias do AsianInFashion sobre os estilos do Harajuku e encontre oque mais combina com você!

Bom carnaval a todos, com muita diversão e alegria!

Você também pode gostar