Live Action #7 | Patrulha Estelar Yamato

E ai pessoal! Sei que estou um pouco atrasado, porém irei desejar um feliz natal atrasado e um feliz ano novo também atrasado. Ano passado não fiz muitas postagens relacionadas à live-actions, porém em 2013 será muito diferente. Estou montando um ótimo material com várias adaptações e espero que gostem dessa nova empreitada.


Sem mais delongas, vamos ao primeiro post de 2013! Originalmente essa postagem seria lançada em meados do segundo semestre de 2012, porém ainda não havia assistido a adaptação, assim não faria muito sentido em fazer a resenha. Infelizmente não tive a oportunidade ainda de acompanhar o anime, porém ele já esta em minha lista. Bem... acho que já chega dessa conversa fiada, vamos realmente ao que interessa!

Yamato, o Anime original de 1974
Uchu Senkan Yamato (Space Battleship Yamato), ou como foi chamado aqui no Brasil, Patrulha Estrelar Yamato, teve sua estreia na televisão japonesa em 06 de outubro de 1974 e foi até 04 de abril de 1981, somando um total de 77 episódios. A série de TV foi dividida em três temporadas respectivamente:

• Busca de Iscandar: 06 de outubro de 1974 a 30 de março de 1975;
• Cometa Império: 14 de outubro de 1978 a 07 de abril de 1979;
• A Crise do Sol: 11 de outubro de 1980 a 04 de abril de 1981.

Além da série para a TV, o anime ainda teve um total de 7 longa metragens, e esse mês ainda tem a estreia de mais um longa:

• Space Cruiser Yamato;
• Arriederic Yamato (Sarabá Uchuu Senkan Yamato ou Farewell to Yamato);
• New Voyage (esse longa deve sua exibição original na televisão);
• Be Forever Yamato;
• Final Yamato;
• Space Battleship Yamato (adaptação live action);
• Space Battleship Yamato 2199 (lançamento no cinema japonês em 12 de janeiro de 2013).

A história da série, particularmente dizendo, é muito interessante, até mesmo levando em consideração o período em que ela foi exibida: A trama, conta às aventuras da tripulação do encouraçado espacial Yamato, adaptado para viagens espaciais no ano de 2199, a partir do encouraçado japonês Yamato, afundando na segunda guerra mundial. Até então, seus destroços estavam encalhados no fundo do oceano.

Foi adaptado para ser a última esperança da Terra na resistência contra os ataques do planeta Gamilon. Uma coisa interessante, é que a série foi exibida no Brasil em duas emissoras diferentes. Sua primeira aparição foi na Rede Record, porém sua estádia na emissora foi muito rápida, pois após o grande incêndio que ocorreu em 1981, os direitos foram passados para a TV Manchete, que apresentou o anime entre os anos de 1983 a 1985, no programas Clube da Criança, que era apresentado por Xuxa e no Circo Alegre, apresentado pelo palhaço Carequinha.

Pôster de "Space Battleship Yamato"
Space Battleship Yamato foi lançado nos cinemas do Japão em 01 de dezembro de 2010. O DVD e o Blu-Ray foram lançados no Japão em 24 de julho de 2011. O roteiro do filme foi escrito por Leji Matsumoto, o mesmo criador do anime. O que deixa a adaptação ainda mais fiel ao anime.

O live action foi adaptado usando a primeira temporada do anime: No ano de 2199 em Marte a Earth Defense Force (EDF) lança uma contra-ofensiva contra alienígenas que resulta em um completo fracasso, dizimando sua frota espacial. Agora os sobreviventes buscam a esperança em um planeta distante no qual contém uma forma de remover a radiação na superfície da Terra, para que esta seja habitável novamente em sua superfície.

Como deu para notar, o enredo do filme é muito semelhante à primeira temporada do anime. O que agradou aos fãs mais antigos da série. Outro fator que foi muito elogiado foi o fato do ótimo uso de computação gráfica no filme. As cenas de batalha no espaço são de tirar o fôlego em qualquer fã de ficção cientifica. As cenas lembram em muito a série "Star Trek".

O elenco foi minuciosamente escolhido. Para que parecessem ao máximo com os personagens originais.

Segui a baixo a lista do elenco e seus respectivos personagens:

• Takuya Kimura - Susumu Kodai, irmão Mamoru é mais jovem, e líder da equipe de combate.
• Meisa Kuroki - Yuki Mori, Esquadrão Black Tiger piloto.
• Toshirō Yanagiba - Shiro Sanada, Diretor de ciência / tecnologia.
• Naoto Ogata - Daisuke Shima, diretor navegador.
• Reiko Takashima - Dr. Sado, médico de bordo.
• Toshiyuki Nishida - Hikozaemon Tokugawa, engenheiro-chefe.
• Hiroyuki Ikeuchi - Hajime Saito, comandante policial.
• Maiko Skorick - Aihara, comunicação oficial.
• Toshihiro Yashiba - Yasuo Nanbu, unidade tática.
• Kazuki Namioka - Saburo Kato, Esquadrão Black Tiger.
• Takumi Saito - Akira Yamamoto, Esquadrão Black Tiger.
• Takahiro Miura - Furuya, Esquadrão Black Tiger.
• Tsutomu Yamazaki - Juzo Okita, capitão da Yamato.
• Kensuke Owada - Kenjiro Ota, navegador.

De todos os atores e atrizes presentes no elenco, dois me chamaram a atenção, pois fizeram outras adaptações em live actions e participaram de alguns tokusatsus conhecidos.

Takumi Saito
Saito é um cantor, ator e modelo japonês. Além da participação em Space Battleship Yamato, trabalhou em várias outras adaptações de live action e em musicais:

• 20th Century Boys: Final (2009);
• Boys Love (2006) – Noel Kisaragi;
• The Prince of Tennis (2006);
• Princess Princess D (2006) – Shuuya Arisada;
• Musical Prince of Tennis (2005, 2006, 2008);
• Jump Festa: Bleach (2004) – Kusosaki Ichigo.

Tentei fazer um apanhado geral referente à adaptação, se deixei algo escapar, peço humildemente desculpa, porém não da para falar tudo aqui. Porém antes de terminar, vou trazer uma novidade. Pensei um pouco e resolvi trazer algumas curiosidades referentes da série.

• No episódio "Final Mission", da quarta temporada de Star Trek: The Next Generation, a Enterprise vai para um planeta chamado "Gamilon V";

• O anime Excel Saga tem episódios com várias referências a outros animes, incluindo Yamato, Captain Harlock e Galaxy Express 999;

• Numa piada impagável, no primeiro episódio de "Megas XLR", o Cara (Coop) discute com Jaime (Jamie) e ambos acidentalmente pressionam um botão que abre o peito do Megas, de onde aparece a frente da Yamato e dispara a arma de ondas;

• Em dois episódios de Star Trek: The Next Generation, a Yamato é homenageada através da nomeação da nave co-irmã da USS Enterprise, a USS Yamato NCC-1305-E, com sua primeira citação no episódio "Where Silence Has Lease" e, posteriormente, com participação no episódio "Contagion", com novo número de série, NCC-71807, onde é destruída por conta de defeitos aparentemente congênitos no computador de bordo. De acordo com Rick Sternbach, modelista da série Star Trek: The Next Generation, não há ligação entre os nomes, mas a citação é óbvia já que muitos membros da produção de Star Trek: The Next Generation eram fãs de Patrulha Estelar (Star Blazers nos EUA).

Crítica do autor:

Como já fiz uma análise da obra, acho correto mostrar minha opinião a respeito da adaptação. Logo no começo dessa matéria eu informei que ainda não tive a oportunidade de assistir o anime da Patrulha Espacial, então fica um pouco complicado tecer um paralelo entre as duas obras. Porém antes de começar a escrever o post, eu fiz uma pesquisa para poder ficar por dentro do contexto de "Yamato" e assim a matéria fluir melhor.



Um ponto que eu reparei em relação à animação e ao live action, é que ambos fazem referência à marinha japonesa. O estilo de luta adotado na série foi inspirado em batalhas navais, o que eu achei fascinante, já que mostra um pouco de como é a frota marítima japonesa. Outro ponto que também me chamou atenção foi em relação aos Gamilons, que são uma raça alienígena que luta contra os humanos. Por causa do período da série, a uma referencia de que os Gamilons poderiam ser os norte americanos.

Além dessas referências na série, ainda tem o fato do próprio encouraçado espacial Yamato, ter sido construído usando os destroços do encouraçado japonês Yamato, que foi afundado na Segunda Guerra Mundial. A obra buscou fazer uma forte homenagem à marinha japonesa.

Encouraçado Espacial Yamato
A respeito do live action, o que tenho a dizer é que foi simplesmente incrível. Mesmo não assistindo ao anime, consegui acompanhar perfeitamente a história e achei que não ficou nenhuma ponta solta na trama. As cenas de batalha no espaço são de tirar o fogo. A computação gráfica usada é simplesmente deslumbrante. Somando isso a uma trilha sonora de arrepiar, transforma a obra em algo totalmente maravilhoso. Os fãs de sci-fi realmente irão gostar.

Para finalizar, recomendo a todos assistirem essa ótima adaptação. E se possível, assistam em HD, pois vale muito a pena. Já que de batalha são realmente um espetáculo à parte.

É isso ai pessoal! Espero que tenham gostado desse primeiro post de 2013. Nos próximos, tentarei seguir o mesmo estilo que fiz nesse. Pois achei que ficou melhor. Então espero todos aqui semana que vem! Até mais!

My Instagram