sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cosplay #24 | Rococó Punk

Hoje is all about French Style! E depois de passar horas olhando fotos e posts relacionados à Maria Antonieta posso considerar-me inspirada para escrever essa matéria sobre essa recém-descoberta novidade.


Procurando por noticias do universo cosplay me deparei com um uma nova definição para um possível subgênero cosplay. “RococoPunk” é um termo que mescla o super decorado estilo francês com o movimento punk. E se você já relacionou com o outro subgênero cosplay, o Steampunk, vamos esclarecer durante a matéria o porquê desses dois subgêneros não terem relação direta.


Para começo de conversa, todos sabem o que é rococó? Adjetivo que caracteriza coisas enfeitadas e cheias de frescurites? Não posso dizer que esteja errado, pois isso até que resume bem o que é o rococó, mas vamos explorar um pouco mais o termo para que possamos entender de onde esse estilo tira suas inspirações.

Interior do Palácio de Versailles na França, maior exemplo arquitetônico do período
O termo rococó vem da palavra francesa rocaille, que significa concha, adornos comuns em decorações de jardins na época. Mas o termo se expandiu dando origens a diversas manifestações em diferentes campos da arte. Apesar de ter se espalhado por diversos países da Europa, tem a França como precursora do estilo, surgindo no século XVIII. É um dos estilos artísticos mais famosos e com referências que são muito usadas na atualidade, situa-se entre os estilos barroco, de formas voluptuosas, cores fortes e escuras e muita expressão; e o estilo Neoclássico que é à volta à simplicidade clássica e às linhas mais retas. O estilo rococó caracteriza-se por excessos de curvas, profusão de elementos decorativos como conchas, frutas, flores, folhas, laços e babados, que buscavam uma requintada elegância.

Até mesmo a cantora Ayumi Hamasaki se inspirou no Rococó
O rococó se utiliza de tons pastel para amenizar a quantidade de detalhes que o estilo trás fazendo com que suas construções pareçam grandes doces arquitetônicos. O estilo reflete a breve despreocupação da época, sem mais delongas sobre o lado histórico, podemos dizer que o rococó foi uma libertação da intensa religiosidade do barroco, trazendo a leveza, a despreocupação e, até, a falta de pudor. O estilo ainda pode ser visto principalmente no interior de igrejas, palácios e teatros, mas também é possível reconhecê-lo em obras na pintura e escultura.

Pintura do período Rococó. Frangonard, The Swing, 1766. Óleo Sobre Tela
Não é muito difícil de reconhecê-lo, tons pastel, excesso de detalhes, França, delicadeza e o grande uso da cor dourada. Já vimos isso em algum lugar? Certamente que sim! O maior e mais perfeito exemplo que podemos achar atualmente, sem sair do conforto de nossos lares, é o filme Maria Antonieta, ou Marie Antoinette, no original. O filme conta a história da jovem rainha da França que ditou a moda de sua época e fez o completo uso de tudo que o período do rococó ofereceu. Se quiser visualizar tudo isso que eu acabei de explicar sobre o estilo só é preciso dar uma olhada no visual do filme que tudo ficará completamente claro!

Cena do filme 'Marie Antoinette'. Podemos perceber o excesso de detalhes e as combinações de
cores pasteis
Além do filme, que é de 2006 e é relativamente novo, ainda podemos ver o rococó inspirando diversas vertentes da arte, ilustrações, o próprio design de ambientes, animações, cantores e artistas, a moda e, porque não, o cosplay?

Isso mesmo! Acreditem se quiser, mas encontrei um grupo de pessoas que criou um novo jeito de fazer cosplay se utilizando de todas essas influências apresentadas acima e mais, com direito, juntamente à influência Punk! Vamos entender isso!

Chanel Cruise Collection 2013. Como podemos ver a nova coleção da Chanel deste ano se
utiliza de elementos e inspirações do Rococó para construir sua coleção
Alguém já deve ter relacionado dois termos que levam o “punk” em sua terminação, então vamos começar por aqui. O Steampunk (assunto já abordado pela coluna cosplay #16) e o Rococopunk a primeira vista só possuem o estilo punk como influência, porque cada um remete a um estilo completamente diferente do outro.

Mas o que vem a ser o “estilo punk”? Como é denominada, a subcultura punk trás o princípio de se virar sozinho, aparência marcante, interpretada como agressiva muitas vezes; simplicidade, sarcasmo e a subversão da cultura. É influencia nas áreas da música, moda, design, artes plásticas, cinema, poesia, comportamento, símbolos e etc..

Rococopunk Group
Vamos nos focar na parte visual principalmente, pois é ela que mais influencia esses dois estilos que estamos, de certo modo, estudando. O estilo punk pode ser facilmente identificado por certos elementos como alfinetes, piercings, roupas rasgadas, lenços, patches, rebites, jaquetas de couro, correntes, coturnos, estilos de cabelo, spikes, maquiagem característica e certo ar de produção própria. Não que todos os punks usem isso ou só usem isso, não quero criar um estereótipo, longe disso, o que quero é que vocês visualizem esses elementos e relacionem com os elementos que vemos em cosplays do gênero Steampunk, e a seguir os cosplays Rococopunk, para entenderem o porquê do “punk” no final do nome.

O Steampunk é a junção de um maquinário tecnológico bastante avançado com um visual bastante retro que influencia esse maquinário e/ou acessórios a ponto de ser construído com materiais disponíveis “naquela época”, vide Revolução Industrial; tudo isso com um toque e elementos do visual punk. Já o Rococopunk tira suas influências do estilo francês rococó, suas vestimentas, maquiagem, as cores, elementos característicos como fitas, camafeus, broxes, joias, babados, tecidos mais nobres, perucas e muito requinte, misturando o visual ousado do estilo punk, trazendo estampas chamativas, misturas inesperadas de cores e muita audácia no visual.


O grande lance que “une” os estilos de algum jeito, além da influência punk, é o anacronismo, que quer dizer erro na cronologia, que expressa à falta de correspondência com certa época, quando elementos pertencentes a um período são retratados em épocas diferentes. E que é exatamente o que ocorre nos dois estilos, tanto o Steampunk, quanto o Rococopunk que demonstram uma falta de alinhamento cronológico com seus estilos de origem.

Voltando para o Rococopunk, como foi dito acima este novo estilo cosplay tira suas influencias da corte francesa do século XVIII, trazendo toda a moda da época, juntamente com elementos punk, construindo um visual novo e bastante interessante para os olhos. Fica fácil de relacionar quando pensamos que o estilo pode ser entendido como se o movimento punk tivesse acontecido na França há três séculos e tivesse influenciado o requintado estilo francês.


Cores mais ousadas, estampas florais e mix de estampas são bons jeitos de se começar a montar o seu cosplay no estilo. Para quem gosta de moda este estilo permite inúmeras adaptações e criação livre, basta ter em mente os modelos usados na França, e o resto é imaginação. Muitos looks criativos podem ser montados a partir disso tudo.

O Rococopunk se baseia completamente na ideia de Versailles e de tudo que a França rococó trouxe nesse período. Os modelos das roupas são basicamente os mesmos, com direito a modificações punks, mas os cortes inspirações se mantém bastante fieis aos da época. Para que fique bem caracterizado é só escolher estampas florais ou com motivos orgânicos, fazendo uma combinação de cores inesperada, usando excesso de acessórios e detalhes na roupa como miçangas, broxes, babados, lenços, abotoaduras, camafeus, bijuteria combinando, leques e muito mais.

Nesta foto podemos ver claramente a influência punk no visual
O interessante é que neste estilo se pode ousar nas perucas, pois elas eram usadas intensamente na corte francesa, por isso quando mais chamativa e criativa, melhor. A maquiagem também era extremamente carregada, rostos brancos com bochechas vermelhas bem marcadas eram até mais usadas em homens do que em mulheres, o talco era utilizado para esbranquiçar os cabelos, pois a moda era ter cabelos bastante claros. Todos esses elementos podem nos ajudar e muito na hora de montar um visual.

E o mais legal é que assim como o Steampunk permite adaptações dos demais cosplays para o seu estilo, o Rococopunk também permite! É total liberdade, podendo acontecer adaptações de quaisquer personagens para o estilo, pois o visual de época pode ser adaptado para o Rococopunk num piscar de olhos! É uma nova e divertida opção para fazer os cosplays. O mais louco é que podemos ter um cosplay steampunk e rococopunk ao mesmo tempo! Basta adicionar os elementos tecnológicos à sua fantasia rococopunk e voilà! Está pronto o seu cosplay inception, com vários estilos um dentro do outro, um escândalo!


O que temos que ter em mente é que o Rococó foi um estilo completamente teatralizado, por isso quando mais drama em cima do seu design melhor! Não tenha medo de exagerar! Para quem gosta do visual Lolita, mas acha comportado demais o Rococopunk é um ótimo jeito de se expressar e ainda parecer um pedaço de bolo de morango!

E sim! Nada impede que você se inspire nas cores pastel do Rococó original, o que vale é o seu visual ousado e a atitude de não ligar para nada e se divertir até não poder mais! Como podemos perceber nas fotos do grupo que parece que deu origem ao Rococopunk, todos parecem se divertir muito e carregam aquela atitude completamente ousada e despojada, sem perder a pose da realeza, é claro.


Pesquisei por vários lugares na internet e o único artigo que achei sobre Rococopunk foi o desse grupo, mas se alguém souber de mais Rococopunks por aí me mostrem, por favor, o estilo chamou demais a minha atenção! Achei a iniciativa fantástica e a criatividade divina, e como o estilo permite variações e passe livre para a criatividade, espero ver em breve muitos cosplayers se inspirando na corte francesa para criar visuais chocantes e modernos que deixarão qualquer público de evento extasiado com tantas cores e animação em uma só pessoa!

O Rococopunk é um estilo novo, por isso se você está procurando por uma novidade, gosta de inovar e ser o centro das atenções, este estilo é para você! Nunca vi ninguém mencionando isso, aliás, nunca tinha ouvido falar até me deparar com esse escândalo fashion! Por isso apostar no Rococopunk é inovar! Nada como parecer um delicioso doce e ainda ter estilo, atitude e muita criatividade!

Isso é Rococó Punk!


É isso aí galera! Espero que tenham gostado tanto quanto eu de conhecer essa nova tendência do universo cosplay! Eu realmente espero que surjam novos grupos que decidam se inspirar no rococó e produzir fantasias fantásticas para arrasar nos eventos e espero, sinceramente, que essa matéria inspire pessoas aqui no Brasil a ousar e criar seus próprios cosplays à lá Maria Antonieta, por que você nunca pode fazer errado tendo o rococó como inspiração!

Vão atrás das referências, inspirem-se! E não pensem que esse estilo é só para mulheres não! Na corte francesa, um homem se vestir bem e elegantemente era tão importante quanto qualquer mulher bem vestida, além disso, a vestimenta masculina deste período é um desbum! As roupas e modelos são lindíssimos e ainda se pode trabalhar com bordados, estampas, acessórios e tudo mais que vier no pacote! É a chance de colocar a criatividade para fora e reinar!


Ficarei de olho para as novidades que surgirão desse turbião de cores e babados que é o Rococopunk!
Aqui está um vídeo de um dos integrantes do grupo sendo entrevistado sobre o que é o Rococopunk:



E Aqui a página do facebook deles: http://www.facebook.com/Rococopunk

Na próxima semana estarei cobrindo o Anime Dreams para o Toku Bahia, por isso não escreverei a coluna cosplay! Awww! Eu sei, mas aguardem porque na outra semana eu voltarei com a mais completa cobertura de tudo que aconteceu no Anime Dreams em São Paulo e todas as novidades que vi sobre cosplay por lá! Até mais!

Não se esqueçam de curtir a página do Toku Bahia no facebook e sigam-nos no twitter @TokuBahia!

Para maiores informações ou se quiserem bater um papo comigo sobre a coluna cosplay, próximos posts, sugestões e dicas, é só me seguir no twitter @marshmalloworld!
Let’s Cosplay! And Long Live The Rococopunk!

Você também pode gostar